Publicado em: 10 de abril de 2019

Qualidade vai marcar julgamento da raça Holandesa na Expoleite Fenasul

Para jurado, animais do Rio Grande do Sul serão destaque pela genética em evento organizado pela Gadolando

O julgamento da raça Holandesa é um dos pontos altos da Expoleite Fenasul, organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), que acontece entre os dias 15 e 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). No evento, serão conhecidos os grandes campeões da raça, que integram o seleto grupo de vencedores que, como resultado, entram para a história da tradicional feira dos criadores.

Sendo assim, o julgamento deste ano ficará a cargo do presidente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Hilton Ribeiro. Médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ele também é consultor técnico da Semex Brasil.

Foto: JM Alvarenga/Gadolando (Divulgação)

Certamente, Ribeiro contou que o recebeu o convite com muito orgulho e que considera a Expoleite Fenasul uma das exposições de grande destaque no cenário nacional. “Todo jurado de gado Holandês espera ser convidado para essa grande tarefa e estou ansioso para o evento”, ressalta.

Ribeiro também observa a perspectiva de grande qualidade na apresentação dos exemplares, o que é de praxe quando o assunto é gado leiteiro da raça Holandesa em território gaúcho.

“Todo mundo comenta que é uma das melhores exposições não só do Rio Grande do Sul, mas do Brasil. Tenho certeza que veremos animais de excelente qualidade e genética, assim como ocorre em outras feiras no estado”, observa.

Por fim, o julgamento começa no dia 17 de maio, a partir das 14h, com os machos e fêmeas jovens. Já no sábado, 18 de maio, ocorre a avaliação das fêmeas paridas, conjuntos e grande campeonato.

A exposição na Expoleite Fenasul também faz parte do Circuito Exceleite 2018/2019. As inscrições vão até o dia 30 de abril e as informações estão no site www.gadolando.com.br.

Fonte: Nestor Tipa Júnior| AgroEffective