Ir para o conteúdo

Pampa em Evolução mostrará o potencial da cadeia agropecuária do bioma Pampa

Feira de negócios ocorrerá de 13 a 17 de junho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dom Pedrito

Dom Pedrito, a capital da tecnologia aplicada no campo, sediará, de 13 a 17 de junho, a primeira edição do “Pampa em Evolução – Conhecimento, Negócios e Sustentabilidade”. O evento, que é promovido pela Associação e Sindicato Rural, Associação dos Agricultores e prefeitura municipal de Dom Pedrito, será uma grande feira de negócios que mostrará o potencial da cadeia agropecuária gaúcha. O Pampa em Evolução tem ainda como apoiadores o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul),

O município, situado na Região Sul do Estado, se destaca na produção agrícola e conta com a maior lavoura de soja do Estado e a quarta maior de arroz. Além disso, se sobressai na pecuária. Quando se fala em qualidade genética, o nome de Dom Pedrito é referência nacional. Com um rebanho de aproximadamente 420 mil cabeças de bovinos e 150 mil de ovinos, é um importante polo produtor de genética, com destaque para as raças Angus, Hereford e Braford, além de cavalos Crioulos e ovinos. O sistema de produção de carnes é baseado no pastoreio em campos nativos e pastagens implementadas por meio da integração com a agricultura, o chamado “boi verde”.

Novas atividades estão despontando no município, onde se destaca, principalmente, a vitivinicultura para produção de vinhos finos – devido à excelente condição de clima, solo e luminosidade da região, bem como a produção de azeite de oliva e noz pecan e o cultivo de pêssego e morango. Como se não bastasse, Dom Pedrito é o maior produtor de mel do Estado.

O Pampa em Evolução terá um espaço para inovação e tecnologia, com a participação de diversas startups. Serão realizados painéis, palestras e workshops que abordarão temas como pecuária, sustentabilidade, sistemas de integração, irrigação, crédito de carbono, gestão, inovação, clima, turismo e educação para o campo. Os visitantes que forem ao do Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura terão oportunidade de ver e debater novas tecnologias, rentabilidade e segurança jurídica, ver novidades em máquinas e implementos agrícolas e serviços de incremento à produtividade no campo.

Programação – No dia 14 de junho, a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), promoverá o workshop “Cavalo Crioulo, o Cavalo do Brasil”. “Falaremos sobre o cavalo Crioulo e sua importância nos seis biomas, biotecnologias reprodutivas na raça crioula e também abordaremos o mercado da raça”, adianta o presidente da ABCCC, César Augusto Rabassa Hax.

No dia 15, a Conexão Delta G promoverá o workshop “Pecuária e Genômica: o Binômio do Lucro”. A presidente da Conexão Delta G, Patrícia Wolf, diz que o evento comemora os 30 anos da entidade e discutirá o melhoramento genético. “A nossa ideia é fazer um apanhado da evolução do melhoramento genético, da contribuição dele para a pecuária, até chegar na genômica”, afirma.

A programação do dia 16 reserva espaço para a comemoração dos 30 anos do Seminário Pastos & Pastagens e os 20 anos do Seminário Lavoura em Evolução. “O seminário discutirá, entre outros temas, irrigação, mas abordará a integração lavoura-pecuária, com a participação de alguns produtores que contarão suas experiências”, explica um dos organizadores, Rodrigo Coradini.

Outras informações:

(51) 99982.0070 – Henrique Borges

(51) 99540.6413 – Gustavo Paes

Fonte: Pampa em Evolução

 

01 Jul. 19h00
Leilão Fazenda Guarda Mor

Lages (RS)

Leilão Fazenda Guarda Mor

Lance Rural

01 Jul. 19h00
Leilão Virtual Eliza Empreendimentos – Etapa Sweet

Londrina (PR)

Leilão Virtual Eliza Empreendimentos – Etapa Sweet

Canal do Criador | Lance Rural

01 Jul. 19h30
Leilão Parceria Nelore

São Paulo (SP)

Leilão Parceria Nelore

Lance Rural

01 Jul. 19h30
Remate Gado Geral TB

Uruguaiana (RS)

Remate Gado Geral TB

Lance Rural

02 Jul. 08h00
Programa Canal Máquinas

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal Rural | Lance Rural

02 Jul. 11h30
Programa Canal Máquinas

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal do Criador | Lance Rural

02 Jul. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

02 Jul. 16h35
Programa Canal Máquinas

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal Rural | Lance Rural

02 Jul. 18h15
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

02 Jul. 19h00
Leilão Virtual Eliza Empreendimentos – Etapa Futurity

Londrina (PR)

Leilão Virtual Eliza Empreendimentos – Etapa Futurity

Canal do Criador | Lance Rural

02 Jul. 19h00
Leilão Angus na Orgiem – Fêmeas

Porto Alegre (RS)

Leilão Angus na Orgiem – Fêmeas

Lance Rural

02 Jul. 20h04
Leilão Virtual Nelore Zen

Londrina (PR)

Leilão Virtual Nelore Zen

Canal Rural | Lance Rural