Cavalo x cenoura: melhora ou não melhora a visão?

Esse legume é, sem dúvida, uma das “guloseimas” preferidas dos nossos amigos equinos

Cavalo x cenoura: melhora ou não melhora a visão?

Foto: Divulgação/Pixabay

Assim como o coelho, o cavalo também adora cenoura. Felizmente, as cenouras são muito nutritivas. Contudo, a única coisa pela qual as cenouras são famosas é melhorar a visão. Mas você sabe o por quê dessa fama?

Essa teoria começou durante a Segunda Guerra Mundial. Os pilotos da Força Aérea Real Britânica supostamente comeram grandes quantidades de cenouras. Dizia-se que essa dieta permitia que vissem os bombardeiros alemães.

Mas, a verdade é que os britânicos tinham um novo sistema de radar. Mesmo assim, o boato sobre as cenouras foi espalhado para proteger o sigilo do novo sistema de detecção. E , assim, explicar porque os pilotos britânicos de repente tiveram tanto sucesso em detectar os bombardeiros alemães.

Faz bem para visão ou não?

Apesar deste boato inicial sobre as cenouras melhorarem a visão dos pilotos britânicos, é possível afirmar que elas contêm grandes quantidades de betacaroteno. Ou seja, a história foi um tanto baseada em fatos. Afinal, o betacaroteno é um precursor da vitamina A, o que significa que o corpo a converte em vitamina A durante a digestão.

Sem dúvida, a vitamina A é necessária para olhos. Bem como para membranas mucosas, crescimento normal dos ossos, pele e cabelo saudáveis. Contudo, os cavalos obtêm a maior parte da vitamina A necessária a partir de pastagens frescas e feno de alfafa de alta qualidade.

Já o feno da grama não contém vitamina A suficiente para manter os níveis normais durante o inverno. Os grãos comerciais são enriquecidos com vitamina A (os fabricantes adicionam à ração).

Sendo assim, as cenouras não vão melhorar a visão de um cavalo que não seja deficiente em vitamina A.

Consumo de cenoura, quanto oferecer?

De acordo com recomendações do National Research Council, um cavalo, em nível de atividade de manutenção, requer 30 UI (unidades internacionais) de vitamina A por cada quilograma de peso corporal por dia.

Isso significa que um cavalo de 450 quilos requer cerca de 13.635 UI de vitamina A por dia. Meio quilo de cenouras contém 30.000 UI de vitamina A. Portanto, o NRC determinou que o limite superior de segurança de vitamina A para um cavalo de cerca de 500 quilos é de 80.000 UI por dia.

No entanto, atenção! A vitamina A pode ser tóxica se for suplementada em excesso. A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura e não é eliminada do sistema. O betacaroteno natural encontrado no feno de alfafa, pastagens e cenouras não foi considerado tóxico.

O uso de suplementos comerciais que contenham vitamina A deve ser monitorado para garantir que não ocorra um excesso de suplementação.

Atenção ao excesso

Antes de mais nada vale frisar que as cenouras são ricas em açúcar. Portanto, é recomendado que cavalos com síndrome de Cushing, resistência à insulina ou miopatia por armazenamento de polissacarídeo equino (EPSM) evitem ser alimentados com grandes quantidades de cenouras, ou qualquer outro tratamento contendo altos níveis de carboidratos solúveis (açúcar).

Como sempre, ao introduzir um novo alimento para um cavalo, faça a adição gradualmente e ao longo de um período de tempo. Os micróbios dentro do sistema digestivo devem se ajustar à nova alimentação. Metade de uma cenoura cortada em fatias finas duas vezes ao dia é um bom começo. Em seguida, aumente gradualmente até várias cenouras durante um período de duas semanas.

Fonte: Equipe Cavalus, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

20 JUN 09h00

Londrina (PR)

Leilão Nelore JMP Virtual

Canal Rural | Lance Rural

20 JUN 13h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Agropecuária Mabra

Canal do Criador | Lance Rural

20 JUN 20h30

São Paulo (SP)

I Leilão Tropa de Sela – Brasil

Canal Rural | Lance Rural

21 JUN 16h00
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

21 JUN 18h30
21 JUN 19h30

Rio Verde (GO)

Leilão Virtual Especial Gado de Corte

Lance Rural

21 JUN 20h30

Londrina (PR)

3° Leilão Machos e Fêmeas Fazenda Jacamim – Etapa Touros

Canal Rural | Lance Rural

21 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Gado de Corte Nelore DF – Dado Francisco

Canal do Criador | Lance Rural