Ajuda do céu: o uso de drones no monitoramento do gado

Tecnologia pode ajudar a diminuir o stress dos animais com o deslocamento para contagem

Foto: Itarc Org

A atividade de monitorar gado nas grandes propriedade que adotam a pecuária extensiva é essencial para o controle dos animais. Porém, para realizar a contagem deles, por exemplo, o pecuarista precisa reunir os animais no pasto ou levá-los até o curral. Esse processo é complexo, exige esforço e pode causar stress no rebanho. Além disso, as dificuldades aumentam de acordo com o tamanho da fazenda e do rebanho.

O deslocamento do gado pode afetar a produtividade. No percurso, há chances de acidentes. Além disso, o bovino passa mais tempo caminhando e deixa de se alimentar, ruminar e descansar, causando prejuízos econômicos. O estresse reduz o ganho de peso e afeta a imunidade, deixando-o mais vulnerável a doenças.

Uma solução para realizar esse controle sem a necessidade de deslocar o gado é o uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), conhecido como drone. Essa nova tecnologia permite fazer a gestão adequada da fazenda, contribuindo para o controle interno e a quantificação dos resultados. Além disso, ajuda a controlar algumas variantes, como por exemplo, nascimentos, mortes, vendas e até roubos. E isso tudo se reflete na hora do planejamento e na rentabilidade da fazenda.

Como funciona

Antes de qualquer coisa, para captar as imagens, é preciso entender o comportamento dos bovinos. Dessa forma, o plano de voo e as estratégias usadas para a captação precisam levar em consideração a rotina animal, o tipo de área da fazenda e o modelo de sistema de produção.

O desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas na aplicação de sistemas inteligentes e automatizadas às pastagens pode contribuir para moldar a pecuária do futuro. Já que o processo de decisão nos sistemas de produção depende cada vez mais da análise e interpretação de dados e informações.

Decisões sobre compra e venda de animais, uso de fertilizantes e de alimentação suplementar, além de outras práticas de manejo, podem ser orientadas a partir dessas informações, reduzindo o risco associado à atividade e aumentando a sustentabilidade dos sistemas de produção animal em pastagens. Com o avanço no campo da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), caracterizada pela conexão entre diversos dispositivos que coletam e transmitem dados de forma automática, abre-se a perspectiva para uma pecuária cada vez mais baseada em tecnologia digital.

Pecuária de Precisão

Até a um metro do solo o pecuarista pode obter informações e imagens detalhadas. Com a ajuda de microcomputadores de bordo e micro câmeras, médios e grandes criadores recebem uma ajuda do céu na administração de seus negócios. É a chamada “Pecuária de Precisão”.

A Pecuária de Precisão tem por objetivo a redução dos custos de produção, da contaminação do solo e da água e o aumento da produtividade. Imagens aéreas de alta resolução, modelos digitais de elevação do terreno e imageamento no espectro do Infravermelho Próximo (NIR) são cada vez mais usados no segmento.

Por Bianca Sandrine | Lance Rural

Próximos Leilões

17 MAI 19h30

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

17 MAI 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias Bolívia

Lance Rural

17 MAI 20h00

Birigui (SP)

Leilão Nelore Pintado Zeus Rubro Negro e Onix – 1ª Etapa

Canal do Criador | Lance Rural

18 MAI 08h00

Palmas (TO)

Programa Live Agro

Lance Rural

18 MAI 09h00

Uruguaiana (RS)

Programa Agro Fronteira

Lance Rural

18 MAI 09h00

Cuiabá (MT)

6º Balcão de Negócios – Cuiabá Leilões

Canal do Criador | Lance Rural

18 MAI 12h00

Birigui (SP)

Leilão Nelore Pintado Zeus Rubro e Onix – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

18 MAI 14h00

Mineiros (GO)

22° Leilão Cabeceira do Araguaia

Lance Rural