Ir para o conteúdo

Maurício Acatauassu Teixeira: uma grande perda para a pecuária zebuína

A ABCZ lamenta o falecimento de Maurício Acatauassu Teixeira, referência na pecuária zebuína. Seu legado e contribuições para o setor

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente o falecimento do médico veterinário Maurício Acatauassu Teixeira, aos 71 anos, na manhã de terça-feira (04). Associado à ABCZ desde 1994, Maurício construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao aprimoramento das raças zebuínas, com destaque para Guzerá, Nelore e Punganur.

“A família Acatauassu tem uma forte tradição na criação de gado na Ilha de Marajó, onde desempenhou um papel essencial na introdução e no melhoramento do rebanho zebuíno, contribuindo significativamente para o fortalecimento da pecuária local. Além de seu trabalho no Brasil, Maurício teve uma atuação expressiva na Bolívia, orientando inúmeros criadores e promovendo avanços importantes no desenvolvimento da raça Nelore no país. Sua dedicação e conhecimento deixaram um legado inestimável para a pecuária zebuína, sendo lembrado como um profissional brilhante e um ser humano admirável”, destaca o Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Ao longo de sua trajetória, Maurício atuou como membro do Conselho Consultivo da ABCZ, representando o estado do Pará, e também integrou o Colégio de Jurados das Raças Zebuínas. Além disso, foi conselheiro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da entidade.

Referência na pecuária, ele acompanhou de perto o trabalho da Fazenda Terra Boa Agropecuária, onde construiu grandes amizades. “Maurício foi uma pessoa extraordinária: um amigo leal, pai dedicado, avô carinhoso e um profissional apaixonado pela raça Nelore. Com ética, confiabilidade e uma imensa disposição para ajudar, ele deixou sua marca na pecuária, contribuindo para grandes conquistas. Conhecido por sua sabedoria e atenção aos outros, era admirado por todos que o conheciam, sendo uma pessoa doce e atenciosa. Sua ausência deixa uma saudade profunda, mas seu legado como amigo e profissional continuará vivo”, comenta o pecuarista José Luiz Niemeyer dos Santos.

“Maurício dedicou sua vida à pecuária zebuína, deixando contribuições para o setor. Seu conhecimento técnico e sua paixão pela seleção genética marcaram sua trajetória, sendo reconhecido e respeitado por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele”, aponta o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

A Asocebu Bolívia também manifestou seu pesar através de nota oficial. “O presidente, membros da diretoria, gerente geral, pessoal administrativo e técnico da Associação Boliviana de Criadores de Zebuínos – Asocebu expressam suas mais profundas condolências pelo lamentável falecimento do engenheiro Maurício Teixeira, destacado criador e técnico das raças zebuínas, premiado pela nossa associação em 2013 com o “Cebu de Oro” – categoria Internacional.

À família e amigos, a ABCZ presta solidariedade e os mais profundos sentimentos.

Próximos Leilões

01 MAI 14h30

Bom Jardim da Serra (SC)

46ª Feira do Terneiro de Bom Jardim da Serra

Lance Rural

01 MAI 17h30

Delta (MG)

Imersão Corte ABS: Genética Sexada Sexcel

Canal do Criador | Lance Rural

01 MAI 18h30

Uberaba (MG)

Live: Shopping Mata Velha

Lance Rural

01 MAI 19h00

Uberaba (MG)

Shopping Independência Genética

Lance Rural

01 MAI 19h00

Esteio (RS)

Leilão Mundial de Braford

Lance Rural

01 MAI 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

01 MAI 20h04

Uberaba (MG)

4° Leilão Expozebu Camparino & Amigos

Canal do Criador | Canal Rural | Lance Rural

02 MAI 08h00

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal Rural | Lance Rural