Você sabe a idade do seu cavalo?

Aprenda identificá-la através da arcada dentária do animal

Aprenda identificá-la através da arcada dentária do animal

A arcada dentária do cavalo sofre modificações de acordo com a idade. O atrito entre a parte superior com a parte inferior provoca desgaste nos dentes e com o tempo pode expor as estruturas internas, o que modifica a forma e o desenho delas. Essas mudanças estão relacionadas ao manejo nutricional, pois quanto menor a partícula de alimento ingerida pelo equino, menos o animal mastiga, gerando um menor desgaste dos dentes.

Segundo o médico veterinário Ciro Franco, existem alguns pontos a serem levados em consideração na hora de identificar a idade do animal. “Quando o cavalo é pequeno, até quatro anos e meio, é necessário analisar a troca dos dentes incisivos. Conforme o crescimento do animal é preciso perceber as mudanças na anatomia dos dentes, o crescimento do canino, a cor do esmalte e a cauda de andorinha que surge aos sete anos”, afirma Ciro.

Confira a seguir as dicas do veterinário:

Observar a cor dos dentes do cavalo

Ao nascer o equino possui dentes de leite brancos, mas conforme a idade aumenta, os dentes permanentes passam a ter coloração amarelada-creme. Após os 20 anos, os cavalos já começam a apresentar dentes marrons.

Examinar o formato da superfície de mastigação

Outra maneira de determinar a idade do cavalo é analisar a forma da superfície dos incisivos. Os dentes de leite são ovais, os adultos são circulares e os idosos são triangulares. Mas, cuidado: os incisivos são os dentes localizados na frente da boca que o equino utiliza para cortar a grama.

Preste atenção

Os cavalos jovens possuem a dentição em uma linha vertical. Após os cinco anos de idade, os dentes começam a se inclinar e se encontram em um ângulo. Já nos animais mais velhos, com 20 anos ou mais, esse ângulo de inclinação é mais agudo.

Saiba quantos dentes os cavalos devem ter

Conhecer o número exato de dentes de um equino facilita na hora de calcular a idade do animal que possui seis incisivos na mandíbula e seis no maxilar. Os dois do meio são chamados de “pinças”. Seguindo para fora, há os “médios” e os “cantos”, que são os incisivos na frente da barra. Além disso, o cavalo tem seis dentes inferiores e seis superiores de cada lado, na altura da bochecha, que são usados para mastigar.

Identificar o sulco de Galvane

Entre os 10 e os 25 a 30 anos de idade, o cavalo apresenta uma marca marrom na linha da gengiva, no centro do incisivo. Ela se forma como resultado de uma leve dobra ou entalhe no esmalte do dente e é chamada de sulco de Galvane. Além disso, a marca chega à metade do dente aos 15 anos, antes de deixar a linha da gengiva aos 20 anos. Depois disso, ela some completamente durante os próximos cinco a dez anos.

Caderno para anotar o que perceber

Fazer uma lista daquilo que você precisa inspecionar na boca do cavalo ajuda a lembrar dos fatores que precisam ser analisados na hora da inspeção. Dessa maneira, você poderá se sentar depois e juntar todas as peças do quebra-cabeça. Você também pode montar algumas perguntas básicas para se questionar na hora em que estiver analisando os dentes: Qual a cor dos incisivos? Qual o formato deles e em qual ângulo eles se encontram? Todos os dentes estão presentes ou alguns caíram?

Ainda, de acordo com Ciro Franco, é preciso ficar atento na hora da inspeção. “Para ter acesso à boca, é necessário sempre contatar o médico veterinário, pois o animal precisa estar sedado durante o processo. Além disso, o cavalo deve estar com a boca limpa e em um local bem iluminado. Até cinco anos de idade, o criador deve levar o equino ao médico veterinário duas vezes por ano. Depois dessa idade, o animal deve comparecer uma vez por ano nas consultas” finaliza Franco.

Foto: Site SQM

Por: Bianca Sandrine | Canal Rural 

Próximos Leilões

14 ABR 09h00

Londrina (PR)

Leilão Genética Provada Terra Brava – Edição Abril

Canal do Criador | Lance Rural

14 ABR 09h00

Londrina (PR)

17° Leilão Virtual Prime 2024

Canal Rural | Lance Rural

14 ABR 09h00

Piraju (SP)

64° Leilão Irmãos Tonetto

Lance Rural

14 ABR 09h30

Londrina (PR)

Leilão Premium Expogenética Paraná

Lance Rural

15 ABR 19h30

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

15 ABR 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias

Canal Rural Bolívia | Lance Rural

15 ABR 20h00

Uberlândia (MG)

2° Leilão Virtual Agropecuária Marymilk 2V

Lance Rural