Você conhece a ‘Febre do Cavalo de Potomac’?

No Rio Grande do Sul a doença é chamada também como “churrio” ou “curso”

Foto: Arquivo ABCCC

Quem cria cavalos em regiões alagadiças pode já ter alguma vez presenciado a “Febre do Cavalo de Potomac”, conhecida no Rio Grande do Sul como “churrio” ou “curso”. E, ainda, no meio científico por Ehrlichiose Monocítica Equina (EME). Considerada uma das principais causas de colites nos equinos, apresenta rápida evolução, com típicos sinais clínicos relacionados. Como por exemplo, diarreia, febre intensa, depressão, letargia e diminuição do apetite. Às vezes podendo evoluir a quadros mais graves, como anorexia, desidratação, cólica, laminite e até mesmo culminar com a morte do animal.

O inimigo invisível

Bastante comum em períodos quentes e chuvosos, especialmente em áreas alagadas, é frequentemente associada a outras enfermidades ou até mesmo a situações de estresse. “É muito confundida com verminoses, com troca de alimentação, que podem causar os mesmos sintomas”, explicou Juliana Teixeira, médica veterinária. 

O cavalo é considerado hospedeiro acidental, cuja contaminação ocorre durante o pastoreio ao ingerir caramujos, insetos aquáticos, água e vegetação contaminadas pelo parasita albergando a bactéria. A doença pode ser letal e, segundo pesquisas recentes, é apontada como responsável por cerca de 25% das mortes de equinos. “Então, por isso, a recomendação é sempre que os veterinários responsáveis e o pessoal do manejo estejam muito atentos a esses tipos de sintomas”, alertou Juliana.

Depois de detectada a doença pelo médico veterinário responsável, o tratamento é feito com antibioticoterapia e fluidoterapia de suporte. De acordo com Juliana Teixeira, o que falta hoje é o diagnóstico precoce.

Fonte ABCCC, com edição de Bianca Sandrine | Lance Rural

Próximos Leilões

04 ABR 13h00

Londrina (PR)

16º Leilão de Produção João Andrade & Convidados

Canal Rural | Lance Rural

04 ABR 16h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Solidário

Lance Rural

04 ABR 19h00

Porto Alegre (RS)

VI Leilão Cinco Salsos – Sangue & Raça

Lance Rural

05 ABR 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol

Canal Rural | Lance Rural

05 ABR 21h00

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Gado Jovem

Canal Rural | Lance Rural

06 ABR 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Nelore IPB

Canal Rural | Lance Rural

07 ABR 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Fazenda Bonança e Fazenda Eliza

Canal Rural | Lance Rural

07 ABR 20h30

São Paulo (SP)

Leilão Virtual WA Mixed Sale

Lance Rural