Ir para o conteúdo

A vez dos cavalos

Eventos equestres serão destaque no Canal Rural em 2018

Eventos equestres serão destaque no Canal Rural em 2018

O agronegócio do cavalo movimenta mais de R$16 bilhões por ano no Brasil, de acordo com o último levantamento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além da criação em si, a atividade impulsiona indústrias de medicamentos veterinários, rações, suplementos, equipamentos hípicos, entre outros, gerando cerca de três milhões de empregos diretos e indiretos. E ainda maior que os números é a paixão pelo cavalo que arrasta multidões às provas e encontros país afora.

Em 2017, o Canal Rural foi pioneiro na criação de um núcleo dedicado exclusivamente aos eventos equestres. Patrícia Opik, representante no Brasil da Equitana, maior feira de cavalos do mundo, é a responsável pela área ligada ao setor de leilões da empresa. Há mais de 20 anos no agronegócio e especializada em diferentes raças de cavalo, ela destaca a importância de abrir mais espaço ao mercado dos equinos. “O canal criou esse núcleo com o objetivo de chegar a todas as raças, com atendimento personalizado e espaço para cobertura das mais importantes provas do meio”, afirma.

Entre as raças com maior número de animais no Brasil estão Mangalarga Marchador, Quarto de Milha, Crioulo e Mangalarga. Segundo a coordenadora do núcleo, todas elas estão no radar dos novos projetos. Neste ano, já foram realizadas coberturas especiais do Potro do Futuro e da Vaquejada da raça Quarto de Milha, da Exposição Nacional do cavalo Mangalarga e, além disso, um documentário sobre a maior cavalgada do mundo de uma mesma raça, a do Mangalarga Marchador. Patrícia não revela as novidades que virão por aí, mas diz que várias parecerias estão saindo do forno. “O núcleo é uma inovação no Canal Rural e eu vejo grande futuro e grandes projetos pra 2018”, completa.

Já o Freio de Ouro, a mais importante prova da raça crioula, está mais do que confirmada na programação do Canal Rural. A competição começa no dia 5 de abril com o tradicional Bocal de Ouro, em Esteio-RS. A novidade deste ano é a realização de uma classificatória em Sapucaia-RJ, que substitui a etapa de Itu-SP. Competidores da Argentina e Uruguai também terão uma chance a mais de disputar a final da competição. Além das seletivas nos próprios países e nos estados da região 8, aqueles fora do Rio Grande do Sul, os conjuntos vão poder participar das classificatórias gaúchas.

Para o gerente geral da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Vagner Motta Studzinski, a cada ano o Freio de Ouro se renova com cavalos melhores, disputas mais acirradas e mais emoção, o que impulsiona a raça. Até o final de novembro, foram feitos 3,5 mil novos cadastros de animais na ABCCC, sendo 40% de criadores de fora do Rio Grande do Sul. Wagner diz que a parceria com o Canal Rural contribuiu para visibilidade e expansão da raça. “O mercado nacional está entendendo que o Cavalo Crioulo serve para todas as modalidades, é multifuncional, e é isso que o Freio de Ouro Mostra”, completa.

Por Júlio Prestes | Canal Rural

10 Mai. 09h00
Leilão Virtual Genética Espinhaço

Londrina (PR)

Leilão Virtual Genética Espinhaço

Canal do Criador | Lance Rural

10 Mai. 13h00
Leilão Nelore Gibertoni Gerações – Evoluzione

Taquaritinga (SP)

Leilão Nelore Gibertoni Gerações – Evoluzione

Canal Rural | Lance Rural

11 Mai. 18h15
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

11 Mai. 18h30
Feira de Gado Geral de Lages

Lages (SC)

Feira de Gado Geral de Lages

Lance Rural

11 Mai. 19h00
6° Leilão Virtual Nelore Caraíbas

Londrina (PR)

6° Leilão Virtual Nelore Caraíbas

Canal do Criador | Lance Rural

11 Mai. 20h00
Remate Só Delas

Porto Alegre (RS)

Remate Só Delas

Lance Rural

12 Mai. 19h00
Leilão Produção Nelore Águia 2026

Londrina (PR)

Leilão Produção Nelore Águia 2026

Canal do Criador | Lance Rural

12 Mai. 19h30
Remate Gado Geral TB

Uruguaiana (RS)

Remate Gado Geral TB

Lance Rural

12 Mai. 19h45
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

12 Mai. 20h00
1º Remate Virtual Pecuária Tiaraju & Convidados
12 Mai. 20h00
Leilão Liquidação Nelore Triunfo – Etapa Reprodutores
13 Mai. 18h15
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural