Vem aí: Circuito Nelore de Qualidade 2021

A 23ª edição do circuito já possui 36 etapas confirmadas em 11 estados

Foto: Reprodução/Giro do Boi

A primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021 será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho em Araguaína (TO), na unidade local do Friboi. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), promotora do Circuito, já tem confirmada a realização de 36 etapas. Trata-se do maior campeonato de avaliação de carcaças do mundo, que evidencia os resultados do contínuo investimento no melhoramento genético da raça, bem como no manejo nutricional, controle sanitário e boa gestão da atividade.

Esta é a 23ª edição do Circuito. Serão avaliados animais nelore machos e fêmeas em pelo menos 11 estados (TO, PA, MT, RO, GO, AC, ES, MS, MG, SP e BA), com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e Friboi.

“Estamos confirmando a realização de 36 etapas, mas nossa meta é realizar 40 etapas em 2021, com a avaliação de mais de 20 mil animais. Estamos muito animados. O Circuito contribui para o aperfeiçoamento da produção nas propriedades, e para a melhoria da qualidade da carne bovina. Esperamos grande participação de criadores de Nelore dos 11 estados com etapas. É também uma oportunidade para valorizar os criadores que já fazem um ótimo trabalho”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB

Novidades para 2021

Os primeiros abates técnicos promovidos pela ACNB foram realizados em 1999, e a partir de 2003 passaram a ser configurados como um campeonato, ganhando o nome de Circuito. Desde o início das avaliações, mais de 160 mil animais já foram avaliados em 12 estados do país, promovendo a raça Nelore e valorizando os neloristas que produzem animais de qualidade. As etapas confirmadas em 2021 ocorrem em unidades dos frigoríficos Friboi e Frisa.

O Circuito Nelore de Qualidade 2021 incorpora melhorias, como o campeonato “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, que objetiva valorizar o uso de genética selecionada, reunindo dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho.

Outra novidade: as fêmeas com até 4 Dentes Incisivos Permanentes (d.i.p) e os machos castrados com até 2 d.i.p, com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas, receberão a medalha Ouro Branco.

Devido à evolução zootécnica do Nelore e o consequente aumento do peso médio de abate, a ACNB adequou as pontuações na faixa de peso das carcaças quentes dos machos. Receberão nota máxima as carcaças que pesarem de 18 a 25 arrobas independentemente da idade dos animais.

Novos itens foram adicionados entre os critérios de desempate em caso de mesma pontuação final: Uniformidade de Peso de Carcaça no Lote e Volume de Peso de Carcaças com Pontuação Máxima.

“A pecuária evolui ano após ano. Acompanhamos a evolução da raça e fazemos ajustes no regulamento para manter as avaliações sempre atualizadas.”, completa André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito Nelore aqui.

Fonte: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

28 JUN 19h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual JAT Bonsmaras – 20 Anos

Canal do Criador | Lance Rural

28 JUN 20h00

Porto Alegre (RS)

5º Mega Shopping Solução Premium

Lance Rural

28 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Fêmeas

Canal Rural | Lance Rural

29 JUN 15h30

Lavras do Sul (RS)

Remate Gado Geral Clínica Remates

Lance Rural

29 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Matrizes Provadas Fazenda Angico

Canal do Criador | Lance Rural

29 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Machos

Canal Rural | Lance Rural

30 JUN 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

30 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Jóias V3 – Matrizes

Canal do Criador | Lance Rural