Universo Pecuária, Lavras do Sul na vanguarda da pecuária sustentável

O evento contará com rodadas de negócios, remates, a nova economia verde, palestras técnicas, vitrines tecnológicas e muito mais.

Já é grande a expectativa sobre a primeira edição do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade, que será realizada de 1° a 6 de novembro, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS). O evento, uma parceria do Sindicato Rural e da Prefeitura de Lavras do Sul, será uma grande feira de negócios e eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais.

A coordenadora executiva do Universo Pecuária, a engenheira agrônoma Marcela Santana, salienta que o evento é baseado em quatro eixos: “Negócios, finanças verdes e sustentabilidade”, “Educação, cultura e turismo”, “Ciência, tecnologia e inovação” e “Políticas, projetos e investimentos”.

A programação está em construção, mas os organizadores pretendem realizar, no mínimo, cinco remates durante os seis dias do evento. Entre eles a Feira de Primavera de Terneiros de Corte; o tradicional leilão de Ventres, além de outros remates inéditos que estão sendo alinhados com os parceiros do evento.

O Universo Pecuária terá palestras e debates técnicos e empresariais com foco na pecuária sustentável. Contará com oficinas, seminários, vitrines tecnológicas e dias de campo, para ser uma mostra de produtos e insumos ligados à pecuária, como máquinas e implementos agrícolas, genética, adubos e fertilizantes, entre outros. E, a exemplo da Expodireto, de Não-Me-Toque (RS), que serve de inspiração para o evento, também terá um salão de inovação e tecnologia. O espaço terá capacidade para abrigar diversas startups que oferecem serviços e tecnologias voltadas à pecuária sustentável. “O Universo Pecuária será uma semana com eventos envolvendo rodadas de negócios, remates, a nova economia verde (créditos de carbono e pagamentos por serviços ambientais), palestras técnicas, vitrines tecnológicas, dias de campo, gastronomia, mundo digital, turismo, educação e cultura”, salienta Marcela.

O evento, que tem como co-realizadores Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-RS) e da Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul), já tem confirmadas ações e apoio de diversas entidades ligadas ao setor, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Instituto Desenvolve Pecuária, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e as secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente do RS.

Febrac – O presidente da Febrac, João Francisco Bade Wolf, adianta que, durante o evento, a entidade promoverá a Febratec Agro, uma feira de tecnologia. Outra ação da Febra, em parceria com Sindicato Rural de Lavras do Sul, será a entrega do Troféu Universo Pecuária. A distinção homenageará cerca de 20 nomes ligados ao agronegócio. “Queremos com essa distinção homenagear as personalidades do agronegócio brasileiro”, afirma o dirigente. Wolf destaca que o município de Lavras do Sul é referência em pecuária sustentável e fará um evento de destaque. “Com as parcerias do Sindicato Rural e de tantas entidades eu tenho certeza de que o Universo Pecuária será
espetacular, avalia.

OAB-RS – A exemplo do que já faz em outras exposições agropecuárias no Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) pretende levar para o UP as Comissões Permanentes de Direito Ambiental e da Jovem Advocacia, além da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio. “A ideia é que cada uma dessas comissões promova um painel para discutir questões relacionadas à pecuária”, observa o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia. Ex-presidente da Febrac, Lamachia destaca a realização do Universo Pecuária. “Eu estou com uma grande expectativa e quero parabenizar os organizadores pela promoção de um evento que discutirá a pecuária e entrará para o calendário de nosso Estado”, declara o dirigente.

Instituto Desenvolve Pecuária – O Instituto Desenvolve Pecuária deverá realizar um seminário para discutir os desafios da cadeia da carne frente a um consumidor mais exigente quanto à sustentabilidade. O presidente da entidade, Luís Felipe Barros, diz que o Universo Pecuária será o primeiro evento a tratar desse tema. “O Sindicato Rural está de parabéns por montar uma programação e ter a coragem de se meter em um assunto que divide opiniões, já que tem gente que se preocupa com produção sustentável e outros que negam a existência do buraco de ozônio”, afirma. “O evento permitirá que as pessoas tirem suas próprias conclusões”, completa Barros.

Senar-RS – Já o Senar-RS deverá levar para Lavras do Sul uma das dez etapas do “Seminário Duas Safras – Mais Produção o Ano Inteiro” para discutir o tema da sustentabilidade na pecuária de corte. O Duas Safras é resultado da articulação entre o Senar-RS e a Farsul e ABPA, Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav, Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja. Seu objetivo é orientar a intensificação sustentável da produção agrícola gaúcha, por meio de safras de inverno que produzam forrageiras e grãos para alimentação humana e animal. “E preciso discutir a questão da sustentabilidade sob a ótica ambiental, porém sem se deslocar jamais da sustentabilidade económica, que é a relação desta com a sustentabilidade social”, destaca o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

 

 

Fonte: Universo Pecuária com edição de Lance Rural. 

Próximos Leilões

14 AGO 09h00

Londrina (PR)

Leilão Touros Fazenda São Lourenço – Edição Capital

Canal Rural | Lance Rural

14 AGO 09h00

Londrina (PR)

Leilão Touros Ribeirópolis – Edição PO

Canal do Criador | Lance Rural

14 AGO 18h00

Londrina (PR)

Leilão Matrizes Nova Conquista

Lance Rural

14 AGO 19h00

Campo Grande (MS)

Leilão Leiloboi Virtual de Corte

Lance Rural

15 AGO 06h00
15 AGO 20h00

Londrina (PR)

3° Leilão Nelore Giglio – Fêmeas Nelore PO

Canal do Criador | Lance Rural

15 AGO 20h00