Tarlim Weekend: A inovação e qualidade da raça Mangalarga

Um dos mais tradicionais leilões do cavalo de sela brasileiro acontece em rodada tripla em fevereiro

Haras Tarlim – Foto: Trote e Galope

Um dia é pouco, dois dias é bom, mas três dias é Tarlim! A partir desta sexta-feira (26) até o domingo (28), acontece o Tarlim Weekend, direto de Jaguariúna (SP). Um dos eventos mais tradicionais da raça Mangalarga reúne a paixão pelo cavalo com o trabalho de melhoramento genético do Nelore Tarlim. Com mais de 26 anos de criação, o haras coleciona inúmeras conquistas e resultados que colocam essa tropa como referência em qualidade no país. Uma genética vencedora que une a marcha, a beleza, a suavidade e a agilidade de linhagens invejadas por todo criador.

Com o slogan “fábrica de sonhos“, o promotor Fernando Tardioli promete ofertar ao mercado a qualidade de um treinamento diário e dedicado, feito com a união entre amor e trabalho, em prol da raça Mangalarga. Ou seja, uma paixão que gera resultados. Além disso, Tardioli explica que os três dias de leilões estão recheados de lotes inovadores. “Temos o objetivo de fazer da raça Mangalarga a moeda forte da pecuária seletiva nacional e mostrar ao mundo do que ela é capaz”, pontua.

Tarlim Weekend – Embriões Mangalarga

O cavalo de sela brasileiro começa a brilhar na tela do Canal do Criador na sexta-feira (26), a partir das 20 horas. Com a oferta de 20 lotes, o primeiro dia de leilão traz embriões da marca, em ventres das melhores doadoras do plantel acasaladas com os melhores reprodutores da raça. Todos os lotes foram avaliados pelo Valor de Endogamia Genômica, o qual analisa diretamente o DNA do indivíduo e não apenas as informações de pedigree. Através de algoritmos sofisticados e do uso da informação do DNA de um garanhão ou de uma égua, é possível predizer a variação de endogamia obtida em um acasalamento realizado. Dessa forma, essa ferramenta permite otimizar acasalamentos visando a diminuição e controle de endogamia no plantel.

Um dos grandes destaques da primeira etapa é a venda do embrião da doadora Gabriela ACF. A fêmea encanta os criadores pela sua beleza, correção zootécnica e qualidade de marcha. Conquistando prêmios como Grande Campeã Nacional Égua de Marcha e Grande Campeã Nacional Égua Geral, a égua já demonstra na sua primeira geração a força da sua genética e a sua notável capacidade de transmitir as suas qualidades para a progênie, produzindo, por exemplo, duas potras de destaque no Haras Espinhaço e no Haras JEB.

Gabriela ACF

Tarlim Weekend – 6º Leilão Tarlim Mangalarga

Renovando o compromisso com a qualidade, no sábado (27), no mesmo horário e com transmissão ainda pelo Canal do Criador, o Haras Tarlim realiza a sexta edição do seu tradicional leilão de genética vencedora. O exemplo disso é a venda de 25% da Esmeralda do Gadu. A fêmea da geração 2018 estreou nas pistas em 2020, já garantindo diversos prêmios. São eles: 1ª Reservada Grande Campeã Nacional Potra de Marcha, Campeã Nacional de Marcha, 1ª Reservada Campeã Nacional, Campeã Potra Geral e Campeã Potra de Marcha em Amparo (SP). Além disso, Esmeralda é filha de dois Grandes Campeões Nacionais. Assim, podendo ser classificada como “a menina dos olhos de todo criador”.

Esmeralda do Gadu

Rodada final

Por fim, no domingo a rodada de vendas será tripla! Pela manhã, a partir das 9 horas, o remate começa com o Nelore Tarlim, com transmissão pelo Canal Rural e Canal do Criador. Já a partir das 13h45, é a vez dos potros e às 16 horas o gado de produção da marca Tarlim preenche a pista. Após adquirir o primeiro lote de matrizes da EAO Agropecuária e um time de doadoras do Rancho da Matinha, o criatório opera com um grande nível de exigência no melhoramento da raça nelore, incorporando, por exemplo, genética de grandes fazendas como Naviraí, Genética Aditiva e Fazenda Camparino. Além disso, no ano passado, adquiriu o jovem reprodutor Digital da Matinha, touro contratado pela central de inseminação Alta Genetics, o qual bateu recordes de comercialização de sêmen já no seu lançamento, com mais de 13 mil doses reservadas.

“No Tarlim a gente vende o que quer comprar”. Essa é a sentença que segue no último dia de remate durante as vendas dos potros. A mais recente geração desses animais foi submetida à análise genômica e também a uma avaliação intra rebanho. Dessa maneira, os compradores terão a possibilidade de escolher, apostar e sonhar com futuros reprodutores, cavalos em formação e ganhadores de pista.

“Fabricar sonhos, produzir realidade e entregar resultados”. O Tarlim Weekend 2021 chega mais um ano com a missão de mostrar que um trabalho em equipe gera resultados. E, além disso, com o propósito de oferecer oportunidades aos criadores de todo país, ao democratizar a genética da marca.

Para mais notícias como essa, clique aqui.

Por Bianca Sandrine | Lance Rural

Próximos Leilões

04 AGO 18h30

Londrina (PR)

Live 3º Leilão Touros Nelore RG

Lance Rural

04 AGO 20h30

São Paulo (SP)

1º Leilão de Elite Sino

Canal do Criador | Lance Rural

04 AGO 20h30

Londrina (PR)

Leilão Touro Pronto Katispera – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

05 AGO 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

05 AGO 18h50

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Fazenda Galera e Convidados

Canal do Criador | Lance Rural

05 AGO 19h00

São Paulo (SP)

Live 50 Anos de História Carpa

Lance Rural

05 AGO 20h30

Londrina (PR)

3º Leilão Touros Nelore RG

Canal Rural | Lance Rural

06 AGO 19h30

Passos (MG)

LIVE AGRO RESERVA

Lance Rural