Segundo leilão Santa Causa arrecada R$ 319,29 mil

Toda a renda será revertida aos setores de Maternidade e Pediatria da Santa Casa de Uruguaiana (RS)

Recinto do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana lotou o evento 100% beneficiente – Foto: Douglas Salgueiro

O mercado crioulista e a comunidade uruguaianense uniram-se na noite do dia 24 de janeiro, sexta-feira, para abraçar novamente a Santa Causa. A segunda edição do remate solidário, em prol da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (RS), lotou o recinto do Parque Agrícola e Pastoril do município, com capacidade para 500 pessoas, e atraiu lances de todo o Brasil através da transmissão pelo Canal Rural, finalizando com R$ 319,290 mil arrecadados.
Promovido pela Estância Itapitocai e o Instituto Maragata, com a participação das estâncias Nazareth, Santo Ângelo, Parayso e Princípio, todas da família Martins Bastos, além do Nelore do Golias, o evento 100% beneficente comercializou 30 animais – 27 equinos Crioulos e 3 pôneis. O grande destaque foi Índio da Escondida, Grande Campeão da Expointer 2004, finalista do Freio de Ouro 2014 e Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), vendido em cotas de 10%.

Índio da Escondida, vendido em cotas, foi o grande destaque da oferta – Foto: Douglas Salgueiro

Outras cinco peças especiais, doadas por parceiros que se juntaram à corrente do bem. Foram leiloadas: um quadro do pintor argentino Esteban Diaz Mathé, uma escultura de Caé Braga, um buçal do guasqueiro John Pitter Carvalho Martins, uma fivela da delegação brasileira campeã de Jesús María 2020 e uma faca do cuteleiro Alexandre Bianco, doada por Mauro Martins.
Mesmo quem não comprou nenhum lote teve a oportunidade de colaborar. Através de uma ferramenta online criada pela empresa parceira Acerto Fácil, foi possível efetuar doações espontâneas durante todo o fim de semana. No recinto, ainda houve venda de camisetas e queijos artesanais. Diversas empresas e profissionais também trabalharam de forma voluntária para a realização do evento, inclusive pisteiros e leiloeiros que dividiram o martelo com Pedro Bastos, sem comissão.
“Se existe algum sentimento, é puramente gratidão”, ressaltou o titular da Itapitocai, Carlos Alberto Martins Bastos, o Cabeto, que finalizou o discurso citando uma frase atribuída a Madre Tereza de Calcutá: “As mãos que ajudam são muito mais sagradas que os lábios que rezam.”
Os valores serão destinados, em sua integralidade, a melhorias nos setores de Maternidade e Pediatria do hospital que atende a 13 municípios da Fronteira Oeste gaúcha, com abrangência de 530 mil pessoas, e enfrenta dificuldades financeiras. Assim como no primeiro remate Santa Causa, cuja arrecadação resultou na reforma da UTI Neonatal, a administração dos recursos será feita pelo Instituto Maragata.
“A quatro mãos, junto com a Santa Casa, vamos analisar qual o melhor projeto e a necessidade do momento, em seguida receber todos orçamentos, e a partir daí nós mesmos é que faremos os pagamentos dos fornecedores e a aquisição dos equipamentos”, afirmou o representante do Instituto, Luiz Paulo Martins Bastos.

Luiz Paulo, Mireya Cabeto e Angelo Antonio Martins Bastos – Foto: Douglas Salgueiro

Por Estela Facchin | Divulgação

Próximos Leilões

17 FEV 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Nelore 3 Marcas

Canal Rural | Lance Rural

18 FEV 20h30

Porto Alegre (RS)

Remate Virtual Sol Y Mar

Lance Rural

18 FEV 21h00

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Fazenda Morro Redondo

Canal Rural | Lance Rural

19 FEV 20h30

Porto Alegre (RS)

Leilão Virtual Raça e Tradição

Canal Rural | Lance Rural

20 FEV 20h30

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Senepol Origens

Canal Rural | Lance Rural

26 FEV 20h30

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Marka Leilões

Canal Rural | Lance Rural

27 FEV 20h30

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Senepol 3G

Canal Rural | Lance Rural

28 FEV 14h00

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Sexta do Corte Mato Grosso

Canal Rural | Lance Rural