Segundo leilão Santa Causa arrecada R$ 319,29 mil

Toda a renda será revertida aos setores de Maternidade e Pediatria da Santa Casa de Uruguaiana (RS)

Recinto do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana lotou o evento 100% beneficiente – Foto: Douglas Salgueiro

O mercado crioulista e a comunidade uruguaianense uniram-se na noite do dia 24 de janeiro, sexta-feira, para abraçar novamente a Santa Causa. A segunda edição do remate solidário, em prol da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (RS), lotou o recinto do Parque Agrícola e Pastoril do município, com capacidade para 500 pessoas, e atraiu lances de todo o Brasil através da transmissão pelo Canal Rural, finalizando com R$ 319,290 mil arrecadados.
Promovido pela Estância Itapitocai e o Instituto Maragata, com a participação das estâncias Nazareth, Santo Ângelo, Parayso e Princípio, todas da família Martins Bastos, além do Nelore do Golias, o evento 100% beneficente comercializou 30 animais – 27 equinos Crioulos e 3 pôneis. O grande destaque foi Índio da Escondida, Grande Campeão da Expointer 2004, finalista do Freio de Ouro 2014 e Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), vendido em cotas de 10%.

Índio da Escondida, vendido em cotas, foi o grande destaque da oferta – Foto: Douglas Salgueiro

Outras cinco peças especiais, doadas por parceiros que se juntaram à corrente do bem. Foram leiloadas: um quadro do pintor argentino Esteban Diaz Mathé, uma escultura de Caé Braga, um buçal do guasqueiro John Pitter Carvalho Martins, uma fivela da delegação brasileira campeã de Jesús María 2020 e uma faca do cuteleiro Alexandre Bianco, doada por Mauro Martins.
Mesmo quem não comprou nenhum lote teve a oportunidade de colaborar. Através de uma ferramenta online criada pela empresa parceira Acerto Fácil, foi possível efetuar doações espontâneas durante todo o fim de semana. No recinto, ainda houve venda de camisetas e queijos artesanais. Diversas empresas e profissionais também trabalharam de forma voluntária para a realização do evento, inclusive pisteiros e leiloeiros que dividiram o martelo com Pedro Bastos, sem comissão.
“Se existe algum sentimento, é puramente gratidão”, ressaltou o titular da Itapitocai, Carlos Alberto Martins Bastos, o Cabeto, que finalizou o discurso citando uma frase atribuída a Madre Tereza de Calcutá: “As mãos que ajudam são muito mais sagradas que os lábios que rezam.”
Os valores serão destinados, em sua integralidade, a melhorias nos setores de Maternidade e Pediatria do hospital que atende a 13 municípios da Fronteira Oeste gaúcha, com abrangência de 530 mil pessoas, e enfrenta dificuldades financeiras. Assim como no primeiro remate Santa Causa, cuja arrecadação resultou na reforma da UTI Neonatal, a administração dos recursos será feita pelo Instituto Maragata.
“A quatro mãos, junto com a Santa Casa, vamos analisar qual o melhor projeto e a necessidade do momento, em seguida receber todos orçamentos, e a partir daí nós mesmos é que faremos os pagamentos dos fornecedores e a aquisição dos equipamentos”, afirmou o representante do Instituto, Luiz Paulo Martins Bastos.

Luiz Paulo, Mireya Cabeto e Angelo Antonio Martins Bastos – Foto: Douglas Salgueiro

Por Estela Facchin | Divulgação

Próximos Leilões

08 AGO 11h00

Londrina (PR)

Mega Leilão Virtual Genética RS

Canal Rural e Lance Rural

08 AGO 15h30

Lavras do Sul (RS)

5º Rematão Conjunto de Gado Geral

Lance Rural

09 AGO 09h00
Rima Agropecuária oferta 80 touros em leilão virtual

Londrina (PR)

Leilão Rima Reprodutores

Canal Rural | Lance Rural

09 AGO 10h00

Goiânia (GO)

Leilão Virtual Leiloraça

IperTV Web e Lance Rural

09 AGO 13h45

Londrina (PR)

Mega Liquidação Aliança – 2ª Edição

Canal Rural e Lance Rural

09 AGO 21h00

Londrina (PR)

Mega Liquidação Aliança – 2ª Edição

Canal Rural e Lance Rural

10 AGO 18h00

Quaraí (RS)

Remate Gado Geral

Lance Rural

10 AGO 18h30
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Nhandeara Leilões e Lance Rural