Segundo leilão Santa Causa arrecada R$ 319,29 mil

Toda a renda será revertida aos setores de Maternidade e Pediatria da Santa Casa de Uruguaiana (RS)

Recinto do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana lotou o evento 100% beneficiente – Foto: Douglas Salgueiro

O mercado crioulista e a comunidade uruguaianense uniram-se na noite do dia 24 de janeiro, sexta-feira, para abraçar novamente a Santa Causa. A segunda edição do remate solidário, em prol da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (RS), lotou o recinto do Parque Agrícola e Pastoril do município, com capacidade para 500 pessoas, e atraiu lances de todo o Brasil através da transmissão pelo Canal Rural, finalizando com R$ 319,290 mil arrecadados.
Promovido pela Estância Itapitocai e o Instituto Maragata, com a participação das estâncias Nazareth, Santo Ângelo, Parayso e Princípio, todas da família Martins Bastos, além do Nelore do Golias, o evento 100% beneficente comercializou 30 animais – 27 equinos Crioulos e 3 pôneis. O grande destaque foi Índio da Escondida, Grande Campeão da Expointer 2004, finalista do Freio de Ouro 2014 e Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), vendido em cotas de 10%.

Índio da Escondida, vendido em cotas, foi o grande destaque da oferta – Foto: Douglas Salgueiro

Outras cinco peças especiais, doadas por parceiros que se juntaram à corrente do bem. Foram leiloadas: um quadro do pintor argentino Esteban Diaz Mathé, uma escultura de Caé Braga, um buçal do guasqueiro John Pitter Carvalho Martins, uma fivela da delegação brasileira campeã de Jesús María 2020 e uma faca do cuteleiro Alexandre Bianco, doada por Mauro Martins.
Mesmo quem não comprou nenhum lote teve a oportunidade de colaborar. Através de uma ferramenta online criada pela empresa parceira Acerto Fácil, foi possível efetuar doações espontâneas durante todo o fim de semana. No recinto, ainda houve venda de camisetas e queijos artesanais. Diversas empresas e profissionais também trabalharam de forma voluntária para a realização do evento, inclusive pisteiros e leiloeiros que dividiram o martelo com Pedro Bastos, sem comissão.
“Se existe algum sentimento, é puramente gratidão”, ressaltou o titular da Itapitocai, Carlos Alberto Martins Bastos, o Cabeto, que finalizou o discurso citando uma frase atribuída a Madre Tereza de Calcutá: “As mãos que ajudam são muito mais sagradas que os lábios que rezam.”
Os valores serão destinados, em sua integralidade, a melhorias nos setores de Maternidade e Pediatria do hospital que atende a 13 municípios da Fronteira Oeste gaúcha, com abrangência de 530 mil pessoas, e enfrenta dificuldades financeiras. Assim como no primeiro remate Santa Causa, cuja arrecadação resultou na reforma da UTI Neonatal, a administração dos recursos será feita pelo Instituto Maragata.
“A quatro mãos, junto com a Santa Casa, vamos analisar qual o melhor projeto e a necessidade do momento, em seguida receber todos orçamentos, e a partir daí nós mesmos é que faremos os pagamentos dos fornecedores e a aquisição dos equipamentos”, afirmou o representante do Instituto, Luiz Paulo Martins Bastos.

Luiz Paulo, Mireya Cabeto e Angelo Antonio Martins Bastos – Foto: Douglas Salgueiro

Por Estela Facchin | Divulgação

Próximos Leilões

26 ABR 19h30

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

26 ABR 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias Bolívia

Canal Rural Bolívia | Lance Rural

26 ABR 20h04

Uberaba (MG)

Pecuária em Alta

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

26 ABR 20h30

Porto Alegre (RS)

Leilão Sangue e Raça – Edição IX

Lance Rural

27 ABR 08h00

Palmas (TO)

Programa Live Agro

Lance Rural

27 ABR 09h00

Uruguaiana (RS)

Programa Agro Fronteira

Lance Rural

27 ABR 09h00

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Cuiabá Leilões

Canal do Criador | Lance Rural