Ir para o conteúdo

RS credencia novo laboratório para diagnóstico de brucelose

Estabelecimento está credenciado pelo MAPA e irá dobrar a capacidade de realização de testes contra enfermidades bovinas no estado

Estabelecimento está credenciado pelo MAPA e irá dobrar a capacidade de realização de testes contra enfermidades bovinas no estado

A cadeia produtiva do leite do Rio Grande do Sul passa a contar com mais um endereço para a realização de testes de brucelose animal. O Estado ganha o seu segundo laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Laboratório de Microbiologia Veterinária (Microvet) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve sua metodologia acreditada e credenciada pelo MAPA. Os primeiros testes já começaram a ser feitos com a distribuição dos reagentes.

Equipe Microvet (Foto; Gabrielle Coradini/Divulgação)

O superintendente do MAPA no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini, classificou o credenciamento como de grande importância para a sanidade animal do Estado, especialmente pelo fato de dobrar a capacidade de realização de testes contra enfermidades bovinas em uma região com grande concentração pecuária. “O local escolhido é estratégico, junto a uma das instituições mais reconhecidas do Brasil e próximo de um grande contingente de profissionais que atuam na medicina veterinária”, destaca Todeschini.

O Microvet vem para atender uma demanda reprimida na área de sanidade animal – de indústrias, propriedades e comunidade acadêmica – e se torna o segundo capacitado a realizar teste de brucelose, ao lado do Instituto de Pesquisas Veterinárias Agropecuárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul. Em todo o Brasil, são apenas 13 laboratórios credenciados para a detecção da enfermidade no rebanho. Segundo Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat), o credenciamento de mais um laboratório é importante para a logística do Estado. De acordo com ele, o Rio Grande do Sul é o Estado que mais realiza testes justamente por ter uma política incentivada pelo Sindilat. “Com o apoio do Fundesa, o Sindilat busca o maior número de propriedades com controle da tuberculose e brucelose. E, com essa ação, o Rio Grande do Sul se habilita a ter uma maior participação no mercado brasileiro e mundial de derivados do leite e carne”, afirma Palharini.

De acordo com Geder Paulo Herrmann, responsável técnico do Microvet, o laboratório está apto a realizar ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais em sanidade animal com escopos em teste de triagem e confirmatório para obtenção do diagnóstico. Toda a metodologia pertence ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do Mapa.

A rapidez no diagnóstico do rebanho é uma das prioridades no Microvet. Nos testes simples, o resultado praticamente é fornecido no mesmo dia, e todos são entregues no prazo máximo de 72h. “Trata-se de um grande avanço em sanidade animal no Rio Grande do Sul, pois o projeto visa o atendimento dos animais da maioria dos produtores rurais que fornecem matéria-prima para as indústrias de leite e de carne”, afirma Herrmann.

Fonte: Sindilat

15 Set. 20h04
6º Leilão Virtual Mega Premium EAO – Matrizes e Bezerras

Londrina (PR)

6º Leilão Virtual Mega Premium EAO – Matrizes e Bezerras

Canal Rural | Lance Rural

16 Set. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

16 Set. 19h00
12º Leilão Luz de São João

Porto Alegre (RS)

12º Leilão Luz de São João

Lance Rural

16 Set. 19h00
Leilão Gado de Corte

Guaranta do Norte (MT)

Leilão Gado de Corte

Lance Rural

16 Set. 19h30
Remate Nova Aurora

Uruguaiana (RS)

Remate Nova Aurora

Lance Rural

16 Set. 19h45
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

16 Set. 20h04
6º Leilão Virtual Mega Premium EAO – Aspirações EAO e Convidados
17 Set. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

17 Set. 14h00
Leilão Bastos & Gonzalez e Convidados

Uruguaiana (RS)

Leilão Bastos & Gonzalez e Convidados

Lance Rural

17 Set. 18h15
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

17 Set. 20h00
Leilão Espinilho

Porto Alegre (RS)

Leilão Espinilho

Lance Rural

17 Set. 20h04
Leilão Virtual Só Elas – Edição Babies Tulipa

Londrina (PR)

Leilão Virtual Só Elas – Edição Babies Tulipa

Canal Rural | Lance Rural