Recinto da ExpoZebu inaugura 1º Leilão Nelore Pintado  

Demanda crescente da raça une cinco promotores neste evento que disponibilizará as melhores doadoras de Nelore Pintado, além de animais

Impulsionados pelo otimismo da demanda crescente da raça Nelore Pintado, cinco promotores se unem para democratizar características e avanços genéticos neste evento que promete ser um divisor de águas para esta raça diferenciada não apenas pela sua pelagem única, mas também por conta da sua eficiência produtiva, reprodutiva, rusticidade e beleza racial.

Além de disseminar seleções com o que há de melhor nos plantéis, com qualidades individuais, pedigrees e progênies consagradas, o 1º Leilão Nelore Pintado, que acontece no dia 4 de maio, sábado, às 20h, com transmissão do Canal do Criador, assume o compromisso de mostrar toda a força, entusiasmo e funcionalidade da raça, na maior vitrine zebuína do mundo. 

Promovido pelos criatórios Nelore V3, Nelore Pintado Chito, Nelore Zeus, Nelore Grupo Everest e Nelore Pintado OT, as seleções serão democratizadas entre os produtores que buscam inovação sem comprometer a tradição.  

“São animais precoces, rústicos, de bom acabamento de carcaça e beleza racial, capazes de imprimir em suas progênies essas mesmas características”, destaca o médico-veterinário e pecuarista da Nelore V3 Genetics, João Antônio Soares Bessa Costa.

Desde 2019, os criadores buscam realizar o evento e, em 2024, no palco da 89ª ExpoZebu, os projetos desenvolvidos em prol da fertilidade e funcionalidade da raça serão democratizados e celebrados em meio a batidas de martelo e homenagens aos criadores que estão há mais tempo na raça. 

Leilões históricos e que elevam cada vez mais a régua da pecuária nacional como o Nelore Pintado destacam não só a robustez e adaptabilidade de cada seleção, mas o compromisso e a paixão de pecuaristas que atraem a atenção de produtores e compradores por todo o país.

Origens e Características

O Nelore, de origem indiana, foi uma das primeiras raças de corte introduzidas no Brasil, adaptando-se bem ao clima tropical e se tornando predominante nos rebanhos nacionais. A variante pintada desta raça começou a ganhar popularidade através de produtores que, encantados pela beleza dos animais, investiram na criação deste tipo específico.

Mercado e Genética

O interesse no Nelore Pintado não é meramente estético. Muitos produtores observam que o mercado para essa variação é promissor, com a genética dos animais sendo constantemente aprimorada para melhorar não apenas a qualidade da carne, mas também a saúde e o vigor do gado. O preço desses animais vem refletindo sua valorização no mercado.

Cuidados Específicos

Apesar da exótica pelagem, os cuidados com o Nelore Pintado não diferem muito dos necessários para o Nelore tradicional. Os animais são criados a pasto, com suplementação de minerais e vacinação regular, assegurando sua saúde e bem-estar. Além disso, técnicas de seleção genética são empregadas para garantir que apenas os melhores exemplares sejam reproduzidos.

Saiba mais

Evento: Leilão Pintado ExpoZebu

Local: Tatersal Rubico Carvalho no Parque Fernando Costa, Uberaba (MG)

Data: 04/05 (sábado)

Horário: 20h (horário de Brasília)

Transmissão: Canal do Criador 

Contato: Programa Leilões 

Próximos Leilões

29 MAI 20h00

Londrina (PR)

16º Mega Leilão Fortaleza – Etapa Touros e Novilhas

Canal do Criador | Lance Rural

29 MAI 20h04

Londrina (PR)

Leilão Virtual Genética Nelore Confiança – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

30 MAI 13h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros, Matrizes e Dorper – Agropecuária 3G

Canal do Criador | Lance Rural

30 MAI 13h00

Londrina (PR)

3° Leilão Virtual Estação Ambar Amaral

Canal Rural | Lance Rural

30 MAI 18h00

Paranaiguara (GO)

Leilão Fazendeiro Especial

Lance Rural

30 MAI 19h00

Rio Grande (RS)

Leilão Virtual + Pecuária

Lance Rural

30 MAI 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

30 MAI 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias

Lance Rural | Canal Rural Bolivia