Raça Angus estreia na Feira do Agronegócio Mineiro

Participação tem como foco expandir os nichos de negócios da raça em todo o Sudeste

Foto: Vitorya Paulo

Pela primeira vez, a raça Angus será um dos destaques da Feira do Agronegócio Mineiro (FEMEC), em Uberlândia (MG). A participação está sendo organizada pelo Núcleo de Criadores de São Paulo. A entidade pretende expandir os nichos de negócios da raça em todo o Sudeste e tem o apoio da Associação Brasileira de Angus. 

A programação da feira vai de 24 a 27 de março. As inscrições dos exemplares vão até o dia 20, com a entrada dos animais marcada para o dia 23 e o julgamento no dia 26. A escolha dos grandes vencedores fica a cargo do jurado Roberto Vilhena.

Transformar o Sudeste em referência na inseminação artificial não é um projeto recente para o núcleo. Segundo o presidente Renato Ramires Junior, o núcleo estuda desde o ano passado as estratégias de participação que podem evoluir o cenário da Angus no Sudeste. “Existe uma curiosidade dos pecuaristas em relação à raça e, quando estamos presentes nesses grandes eventos, divulgamos a produtividade do Angus e o núcleo de apoio que a associação oferece”, afirma. 

Para Ramires, a região é reconhecida como uma área de zebuínos e essa é uma oportunidade importante para a raça aproveitar. “Hoje, a ideia do touro Angus como porta de entrada para melhorar o faturamento da fazenda é uma conscientização enraizada nos criadores.”

Palavra da Associação

Para o presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, atuar com força no Sudeste é investir no futuro da genética. Segundo ele, projetos como o Circuito Touro Angus Registrado – que percorre as cidades de diversas regiões do Brasil – encontram novos e experientes criadores com interesse em investir na raça. Isso mostra como anda o cenário a nível nacional. “A nossa equipe repara que existe uma grande desinformação sobre a Angus no mercado e quando estamos presentes, seja nas localidades ou em exposições, podemos apresentar todas as potencialidades da raça”, destaca.

A estreia da Angus na feira contará com mais de 40 animais inscritos, incluindo exemplares de argola, rústicos e Ultrablack. Até o momento, participam da exposição os criatórios Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG), Terras de São José, de Potirendaba (SP), e Agropecuária Rio Grande Angus, de Delfinópolis (MG). A exposição faz parte do ranking estadual.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Próximos Leilões

03 ABR 20h00

São João da Boa Vista (SP)

2º Leilão Virtual Dú Leilões

Lance Rural

03 ABR 20h30

Campo Grande (MS)

Leilão Nelore Zoller

Canal Rural | Lance Rural

04 ABR 13h00

Londrina (PR)

16º Leilão de Produção João Andrade & Convidados

Canal Rural | Lance Rural

04 ABR 16h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Solidário

Lance Rural

04 ABR 19h00

Porto Alegre (RS)

VI Leilão Cinco Salsos – Sangue & Raça

Lance Rural

05 ABR 09h00
05 ABR 21h00
Leilão Virtual Fazenda Santa Fé

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Gado Jovem

Canal Rural | Lance Rural

06 ABR 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Nelore IPB

Canal Rural | Lance Rural