Ir para o conteúdo

Raça Angus estreia na Feira do Agronegócio Mineiro

Participação tem como foco expandir os nichos de negócios da raça em todo o Sudeste

Foto: Vitorya Paulo

Pela primeira vez, a raça Angus será um dos destaques da Feira do Agronegócio Mineiro (FEMEC), em Uberlândia (MG). A participação está sendo organizada pelo Núcleo de Criadores de São Paulo. A entidade pretende expandir os nichos de negócios da raça em todo o Sudeste e tem o apoio da Associação Brasileira de Angus. 

A programação da feira vai de 24 a 27 de março. As inscrições dos exemplares vão até o dia 20, com a entrada dos animais marcada para o dia 23 e o julgamento no dia 26. A escolha dos grandes vencedores fica a cargo do jurado Roberto Vilhena.

Transformar o Sudeste em referência na inseminação artificial não é um projeto recente para o núcleo. Segundo o presidente Renato Ramires Junior, o núcleo estuda desde o ano passado as estratégias de participação que podem evoluir o cenário da Angus no Sudeste. “Existe uma curiosidade dos pecuaristas em relação à raça e, quando estamos presentes nesses grandes eventos, divulgamos a produtividade do Angus e o núcleo de apoio que a associação oferece”, afirma. 

Para Ramires, a região é reconhecida como uma área de zebuínos e essa é uma oportunidade importante para a raça aproveitar. “Hoje, a ideia do touro Angus como porta de entrada para melhorar o faturamento da fazenda é uma conscientização enraizada nos criadores.”

Palavra da Associação

Para o presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, atuar com força no Sudeste é investir no futuro da genética. Segundo ele, projetos como o Circuito Touro Angus Registrado – que percorre as cidades de diversas regiões do Brasil – encontram novos e experientes criadores com interesse em investir na raça. Isso mostra como anda o cenário a nível nacional. “A nossa equipe repara que existe uma grande desinformação sobre a Angus no mercado e quando estamos presentes, seja nas localidades ou em exposições, podemos apresentar todas as potencialidades da raça”, destaca.

A estreia da Angus na feira contará com mais de 40 animais inscritos, incluindo exemplares de argola, rústicos e Ultrablack. Até o momento, participam da exposição os criatórios Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG), Terras de São José, de Potirendaba (SP), e Agropecuária Rio Grande Angus, de Delfinópolis (MG). A exposição faz parte do ranking estadual.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Próximos Leilões

01 MAI 12h00

Uberaba (MG)

Programa Zebu para o Mundo

Lance Rural

01 MAI 13h00

Uberaba (MG)

Leilão Só Elas – Tulipa Agropecuária Expozebu 2025

Canal do Criador | Canal Rural | Lance Rural

01 MAI 14h30

Bom Jardim da Serra (SC)

46ª Feira do Terneiro de Bom Jardim da Serra

Lance Rural

01 MAI 17h30

Delta (MG)

Imersão Corte ABS: Genética Sexada Sexcel

Canal do Criador | Lance Rural

01 MAI 18h00

Uberaba (MG)

Live: Shopping Mata Velha

Lance Rural

01 MAI 19h00

Uberaba (MG)

Shopping Independência Genética

Lance Rural

01 MAI 19h00

Esteio (RS)

Leilão Mundial de Braford

Lance Rural

01 MAI 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural