Ir para o conteúdo

Programa ajuda a economizar mais de 56 milhões de litros de água na produção de leite em 2021

Mais de 1,4 mil propriedades leiteiras participam do programa Boas Práticas Hídricas

O programa Boas Práticas Hídricas, desenvolvido em parceria entre a Nestlé e a Embrapa, motivou a economia de 56.841 milhões de litros de água na produção de leite. Esse foi o volume que as mais de 1,4 mil propriedades leiteiras que participam da iniciativa deixaram de consumir em 2021. A estimativa foi calculada por meio de indicadores de eficiência hídrica medidos em uma amostra das unidades participantes.

As fazendas avaliadas estão localizadas no Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. O monitoramento foi realizado mensalmente por meio de hidrômetros instalados em vários pontos de consumo. Com ajuda dos técnicos, os dados coletados nos hidrômetros foram lançados em planilhas ou diretamente no aplicativo Leiteria, desenvolvido pela Nestlé para auxiliar na gestão das propriedades leiteiras.

O monitoramento também demonstrou que houve redução na quantidade de água utilizada na produção por litro de leite, um indicador de eficiência muito importante. Em 2021, nas fazendas monitoradas na amostra, foram ordenhadas 2.742.384 vacas, sendo produzidos pouco mais de 53 milhões de litros de leite. Em relação a 2020, houve um aumento de 5% no número de animais e, ainda assim, diminuição de dois litros de água por vaca em lactação, e de um litro de água por litro de leite.

“Essas iniciativas de apoio à redução do uso de água na produção leiteira são essenciais para evoluirmos em nossa jornada de sustentabilidade no campo,” declara Barbara Sollero, gerente de Milk Sourcing da Nestlé Brasil. “O Programa traz uma visão integral em temas como gestão de água e resíduos, qualidade, bem-estar animal e cuidado com o meio ambiente, olhando para todos os diferentes aspectos que contribuem para a jornada do desenvolvimento rural”, informa.

“Quando falamos em eficiência hídrica na produção leiteira, almejamos produzir o mesmo litro de leite com menos litros de água. Conseguimos fazer isso de forma significativa no período avaliado, passando de 5,5 litros de água por litro de leite em 2020 para 4,5 litros em 2021, redução de 18%”, explica o pesquisador da Embrapa Julio Palhares.

 

Evolução das Boas Práticas Hídricas

Desde 2018, a Nestlé mantém o programa Boas Práticas Hídricas, com apoio às fazendas leiteiras e instalação de hidrômetros para ajudar a mensurar o uso de água na produção. Em 2019, 20 fazendas eram monitoradas com o equipamento; esse número passou para 60 em 2020 e para mais de 1.400 em 2021. Para o pesquisador, quantificar o uso de água é a primeira etapa para entender onde e como esse recurso é utilizado na propriedade. “Não tem como manejar o que não conhecemos. Para realizar o manejo hídrico da propriedade, saber o quanto consumimos de água é fundamental”, destaca Palhares.

O resultado da avaliação do programa demonstrou que apenas o monitoramento do consumo já foi suficiente para proporcionar ganhos de eficiência hídrica nessas propriedades. No entanto, a ideia do programa é ir além e fazer com que os produtores internalizem as boas práticas hídricas no dia a dia. Por isso, em 2022, 20 fazendas foram selecionadas para a implantação das ações e monitoramento dos impactos nesse primeiro momento.  

Para cada uma dessas fazendas, a Embrapa desenvolveu um plano de manejo ambiental – ações para redução do consumo de água e manejo de resíduos – adaptado de acordo com a realidade de cada uma, por prioridades, e com determinação de tempo para cumprimento das metas.

As fazendas vão servir de vitrine de manejo da água e resíduos com ganhos ambientais, econômicos e sociais. O resultado do impacto dessas ações será avaliado no ano de 2023. 

Fonte: Embrapa

10 Mar. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

10 Mar. 19h00
Leilão Nelore Marcondes – Doadoras Premium

Londrina (PR)

Leilão Nelore Marcondes – Doadoras Premium

Canal do Criador | Lance Rural

10 Mar. 19h30
Remate Gado Geral T&B

Uruguaiana (RS)

Remate Gado Geral T&B

Lance Rural

10 Mar. 19h45
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

10 Mar. 20h04
Leilão Virtual Lucente 2026 – Etapa Elite

Londrina (PR)

Leilão Virtual Lucente 2026 – Etapa Elite

Canal Rural | Lance Rural

11 Mar. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

11 Mar. 18h15
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

11 Mar. 19h00
Live V3

Londrina (PR)

Live V3

Canal do Criador | Lance Rural

11 Mar. 20h04
Leilão Virtual HRO Futurity

Avaré (SP)

Leilão Virtual HRO Futurity

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

12 Mar. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

12 Mar. 19h00
Leilão Virtual Nelore JAL – A Genética Evolutiva

Londrina (PR)

Leilão Virtual Nelore JAL – A Genética Evolutiva

Canal do Criador | Lance Rural

12 Mar. 19h45
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural