PMGZ registra crescimento de 12% em 2020

Dados se referem à quantidade de novos criadores que aderiram ao programa

PMGZ registra crescimento de 12% no ano de 2020

Rebanho da Fazenda Rio Brilhante em Angélica (MS), que aderiu recentemente ao PMGZ e ao PMGZ Comercial – Foto: Michelly Goes

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou nesta semana o relatório do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e PMGZ Comercial. O documento, que engloba os oito primeiros meses do ano, aponta o registro de 194 novos criadores participantes do PMGZ, com 25.284 novas matrizes. Os números representam crescimento de mais de 12% e 7,5%, respectivamente, durante o período, posicionando o programa como o principal das raças zebuínas no país. Com a chegada dos novos criadores, o programa já controla 335.187 matrizes ativas de 1.580 criadores de todos os estados da Federação.

“Estamos muito felizes. É um número fantástico que comprova a força da genética melhoradora, e da importância do PMGZ e PMGZ Comercial para a seleção. Neste cenário em que temos o desafio de produzir cada vez mais, usando cada vez menos tempo e fatores de produção, o programa é a ferramenta para conseguirmos identificar os melhores animais. Agradeço a confiança dos novos integrantes e acredito que juntos vamos realizar um trabalho ímpar em prol da pecuária nacional com força total no campo”, comemora o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

Rebanho da Fazenda Rio Brilhante em Angélica (MS) – Foto: Michelly Goes

Ricardo Abreu, gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, também comemora as adesões. “Nesse momento todo especial que vivemos, a pecuária de corte mostra-se protagonista na sustentabilidade social e econômica obtendo-se valorização ímpar para quem cria, recria e faz ciclo completo. Nesse cenário, o pecuarista precisa verticalizar investimentos na sua atividade principalmente no seu rebanho. Ferramentas, como o PMGZ e o PMGZ Comercial, estão à disposição para viabilizar cada vez mais o uso do melhoramento genético em prol da melhor produtividade do rebanho. Comprovamos isso com o crescimento de adesões nos dois programas: tanto no rebanho PO quanto no rebanho comercial”, afirma.

Fonte: ABCZ, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

06 DEZ 17h00
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

06 DEZ 20h00

Araçatuba (SP)

Leilão Virtual Cabanha Pagliosa

Canal do Criador | Lance Rural

06 DEZ 20h30

Londrina (PR)

Leilão Sino Agropecuária & Nelore Visual – Vanguarda Nelore

Canal Rural | Lance Rural

06 DEZ 20h30

Porto Alegre (RS)

Remate Potros Para O Futuro – Cabanha do Mako

Lance Rural

07 DEZ 19h00

Pelotas (RS)

IX Leilão Virtual Seleção Gado Geral

Lance Rural

07 DEZ 19h00
07 DEZ 19h30

Uruguaiana (RS)

Remate Gado Geral

Lance Rural

07 DEZ 20h30

Londrina (PR)

Leilão Fêmeas Espinhaço Agropecuária

Canal Rural | Lance Rural