PMGZ registra crescimento de 12% em 2020

Dados se referem à quantidade de novos criadores que aderiram ao programa

PMGZ registra crescimento de 12% no ano de 2020

Rebanho da Fazenda Rio Brilhante em Angélica (MS), que aderiu recentemente ao PMGZ e ao PMGZ Comercial – Foto: Michelly Goes

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou nesta semana o relatório do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e PMGZ Comercial. O documento, que engloba os oito primeiros meses do ano, aponta o registro de 194 novos criadores participantes do PMGZ, com 25.284 novas matrizes. Os números representam crescimento de mais de 12% e 7,5%, respectivamente, durante o período, posicionando o programa como o principal das raças zebuínas no país. Com a chegada dos novos criadores, o programa já controla 335.187 matrizes ativas de 1.580 criadores de todos os estados da Federação.

“Estamos muito felizes. É um número fantástico que comprova a força da genética melhoradora, e da importância do PMGZ e PMGZ Comercial para a seleção. Neste cenário em que temos o desafio de produzir cada vez mais, usando cada vez menos tempo e fatores de produção, o programa é a ferramenta para conseguirmos identificar os melhores animais. Agradeço a confiança dos novos integrantes e acredito que juntos vamos realizar um trabalho ímpar em prol da pecuária nacional com força total no campo”, comemora o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

Rebanho da Fazenda Rio Brilhante em Angélica (MS) – Foto: Michelly Goes

Ricardo Abreu, gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, também comemora as adesões. “Nesse momento todo especial que vivemos, a pecuária de corte mostra-se protagonista na sustentabilidade social e econômica obtendo-se valorização ímpar para quem cria, recria e faz ciclo completo. Nesse cenário, o pecuarista precisa verticalizar investimentos na sua atividade principalmente no seu rebanho. Ferramentas, como o PMGZ e o PMGZ Comercial, estão à disposição para viabilizar cada vez mais o uso do melhoramento genético em prol da melhor produtividade do rebanho. Comprovamos isso com o crescimento de adesões nos dois programas: tanto no rebanho PO quanto no rebanho comercial”, afirma.

Fonte: ABCZ, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

19 OUT 18h30
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Nhandeara Leilões | Lance Rural

19 OUT 20h00

Araçatuba (SP)

Live Remate Conexão Pampa

Central Leilões | Lance Rural

19 OUT 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Genética Sem Fronteiras – 1ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

20 OUT 19h00

Pelotas (RS)

1º Leilão Virtual + Ovelhas

Lance Rural

20 OUT 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Genética Sem Fronteiras – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

21 OUT 13h30

Barra do Quaraí (RS)

64º Remate Cabanha Santo Ângelo

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador

21 OUT 15h30

Lavras do Sul (RS)

I Remate Agropecuária Severo e Convidados

Lance Rural

21 OUT 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Genética Sem Fronteiras – 3ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural | Canal do Criador