Ir para o conteúdo

Planejamento e suplementação animal no período das águas

Maurício Scoton aborda a importância da suplementação mineral adequada para animais durante o período marcado pelo início das águas

À medida que o período das águas se inicia, trazendo consigo chuvas mais intensas e uma transformação nas pastagens, os pecuaristas enfrentam o desafio de ajustar suas estratégias de manejo para garantir a saúde e o crescimento de seus rebanhos. Neste contexto, a suplementação mineral adequada e o planejamento nutricional e forrageiro se tornam aspectos cruciais para o sucesso na pecuária. 

Maurício Scoton, professor da Universidade do Agro, aborda a importância da suplementação mineral adequada para animais durante o período das águas. Segundo Scoton,  um equívoco comum entre os pecuaristas é a suposição de que o pasto, por si só, fornece todos os nutrientes necessários para os animais. Ele enfatiza que, mesmo com pastagens de boa qualidade, a suplementação, especialmente a mineral, é fundamental para o desempenho ideal dos animais. As pastagens tropicais, em particular, não fornecem a quantidade adequada de macro e microminerais necessários para um bom ganho de peso e uma taxa de prenhez eficaz.

Scoton usa uma analogia para ilustrar a suplementação: durante o período das águas, suplementar os animais é como empurrar um carro ladeira abaixo, onde qualquer suplementação adequada resultará em ganho de peso. Em contraste, na época da seca, é necessário um esforço maior, semelhante a empurrar um carro ladeira acima.

É necessário diferenciar a suplementação por categorias de animais, pois cada uma tem demandas e exigências nutricionais distintas. Por exemplo, vacas em reprodução necessitam de uma suplementação focada em fósforo e microminerais como zinco, selênio e manganês para um bom desempenho reprodutivo. Já nas categorias de recria, tanto machos quanto fêmeas podem necessitar de suplementação adicional de energia ou proteína, dependendo do desempenho desejado.

Além disso, o planejamento forrageiro é um componente essencial. Isso inclui avaliar a taxa de lotação da fazenda, a necessidade de realizar adubação de pastagens, e como melhorar o pastejo para que os animais consumam forragem de melhor qualidade.

A seguir, confira as dicas completas do especialista, e a importância de um planejamento integrado que inclua a suplementação, o manejo das pastagens e o desempenho dos animais. 

O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.

Próximos Leilões

04 MAI 09h00

Uberaba (MG)

5° Leilão Mega EAO Expozebu 2025 – Etapa Touros

Canal Rural | Lance Rural

04 MAI 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Espinhaço & Modesto Agropecuária

Canal do Criador | Lance Rural

04 MAI 10h00

Goiânia (GO)

Leilão Virtual Leiloraça

Lance Rural

04 MAI 14h30

Bom Jardim da Serra (SC)

41ª Feira da Terneira de Bom Jardim da Serra

Lance Rural

04 MAI 19h00

Esteio (RS)

Leilão Nacional Hereford

Lance Rural

05 MAI 08h00

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal Rural | Lance Rural

05 MAI 11h30

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal do Criador | Lance Rural

05 MAI 12h00

Uberaba (MG)

Programa Zebu para o Mundo

Lance Rural