Pastagem, ganho de peso e preço do boi gordo: confira a situação atual do mercado bovino 

A analista de mercado, Lygia Pimentel, discute as tendências e expectativas para o setor

Após uma semana considerada mais morna, com preços estáveis em São Paulo, confira as tendências e expectativas para o setor. Conforme a analista de mercado, Lygia Pimentel, após algumas altas que elevaram o preço do boi gordo de R$190,00 para R$ 245,00 em São Paulo, o mercado agora se estabiliza. As escalas, que estavam curtas e permitiram essa recuperação parcial, agora se alongaram, atendendo em média nove dias no Brasil. Essa extensão das escalas, embora não seja excessivamente longa, não sugere uma esperança imediata para preços mais altos.

A analista aponta que a virada do mês, com o pagamento de salários e o consequente aumento do consumo, pode trazer uma melhora nos preços. No entanto, ela ressalta que, por enquanto, o mercado não deve apresentar uma alta significativa nos próximos dias, devido à continuidade das escalas longas.

Lygia destaca que o pior momento do mercado, ocorrido em julho e agosto, reflete na intenção de confinamento. A queda acentuada nesse período deixou muitos produtores hesitantes, impactando a oferta atual. Ela explica que, embora a engorda intensiva seja necessária, a forte queda de agosto foi tão marcante que causou uma paralisia temporária nas decisões dos produtores. Confira, a seguir, a análise completa e o impacto das chuvas na pastagem e ganho de peso dos animais:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=xVJSwLRQUho[/embedyt]

Ainda conforme Lygia, apesar do aumento na quantidade de carne no varejo, o consumo no Brasil está dificultado. Ela observa que as exportações estão um pouco mais lentas do que no ano passado, com uma queda projetada para 2023 de cerca de 4,5% a 5%. Isso indica um mercado se acomodando em níveis altos, mas sem expectativas de crescimentos robustos.

O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.

Próximos Leilões

20 JUL 12h00

São Miguel do Araguaia (GO)

Leilão Mega Touros Genética Avançada Fazenda Mammut

Canal do Criador | Lance Rural

20 JUL 12h30

Aracanguá (SP)

18° Leilão Guadalupe Agropecuária – Etapa Fêmeas

Canal Rural | Lance Rural

20 JUL 14h00
20 JUL 14h00

Vacaria (RS)

I Remate Cabanha Bortolozzo & Convidados

Lance Rural

21 JUL 09h00

Aracanguá (SP)

18° Leilão Guadalupe Agropecuária – Etapa Touros

Canal Rural | Lance Rural

21 JUL 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Base Genética Santa Cruz – Etapa Matrizes

Canal do Criador | Lance Rural

21 JUL 17h00

Porto Alegre (RS)

7° Leilão Cabanha da Divisa

Lance Rural

22 JUL 19h30

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural