Ir para o conteúdo

Paolinelli entre os indicados ao Nobel da Paz 2022

A nomeação ocorreu no dia 30 de janeiro e foi realizada pela ESALQ-USP

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, foi novamente indicado ao Nobel da Paz. A nomeação ocorreu no dia 30 de janeiro e foi realizada pela ESALQ-USP. Foram reunidas 183 cartas de apoio de organizações representando 78 países. Mais de 50% desse apoio veio de instituições ligadas à ciência, pesquisa e desenvolvimento, educação e cooperação internacional. A indicação foi assentada em um dossiê reunindo documento técnico e cartas de apoio, no total de 463 páginas.

Para Dourado Neto, Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), quem protocolou o pedido, o ex-ministro da Agricultura sempre foi um visionário e um obstinado na valorização da ciência, da pesquisa, da inovação e da difusão de tecnologia. “Paolinelli é responsável pelo impulso que inaugurou uma nova era na agricultura brasileira, cujos impactos socioeconômicos, de sustentabilidade e desenvolvimento humano estão presentes até hoje”.

Segundo Paolinelli essa indicação é uma distinção para ele e que esse sinal lhe traz a responsabilidade de continuar trabalhando pela produção sustentável de alimentos. “Enquanto eu puder, vou levar a todos os cantos do Brasil e do mundo o que representa essa agricultura tropical tão sustentável que criamos aqui e que o agricultor brasileiro não para de aprimorar”.

Alysson Paolinelli está com 85 anos, é engenheiro agrônomo e natural de Bambuí (MG). Ele é considerado o pai da agricultura tropical e responsável por alavancar pesquisas e tecnologias que permitiram o avanço do agronegócio brasileiro e a produção de grãos no Cerrado, com a modernização da Embrapa na década de 1970. 

No ano passado, Paolinelli já havia concorrido ao prêmio, no qual os vencedores foram dois jornalistas, Maria Ressa e Dmitry Muratov. Neste ano o vencedor será anunciado em 8 de outubro e a solenidade de premiação ocorrerá em dezembro.

 

Próximos Leilões

12 MAI 08h00

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal Rural | Lance Rural

12 MAI 11h30

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal do Criador | Lance Rural

12 MAI 12h00

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

12 MAI 16h35

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal Rural | Lance Rural

12 MAI 18h15

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

12 MAI 18h30

Tubarão (SC)

Feira do Gado Geral – Lages

Lance Rural

12 MAI 19h00

Londrina (PR)

4º Leilão Virtual Nelore Caraíbas – Etapa Touros

Canal do Criador | Lance Rural

12 MAI 19h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Revolution

Lance Rural