Os benefícios da acupuntura para cavalos

Dentre as principais patologias tratadas nos cavalos com a técnica estão as associadas com problemas locomotores, osteomusculares e de performance

Por muitas vezes durante os campeonatos em que cobri quando repórter da TV Quarto de Milha ficava pensando no descanso dos animais, uma vez que a busca pelo bem-estar estava cada dia mais presente no mundo dos cavalos. Todas aquelas provas, semanas viajando para chegar ao destino desejado, seguidas de treinos e mais treinos, quando os equinos deveriam ter uma paradinha? Foi aí que encontrei um dos métodos que andava ajudando no relaxamento e também na recuperação de lesões, a acupuntura.

A acupuntura para cavalos é a mesma técnica chinesa milenar utilizada nos humanos, com aplicações de agulhas em pontos específicos do corpo. Essas agulhas provocam estímulos que levam o organismo a uma resposta, causando a cura ou controle de doenças, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional.

Dentre as principais patologias tratadas nos cavalos estão as associadas com problemas locomotores, osteomusculares e de performance atlética. A técnica é utilizada ainda para ajudar nos sistemas neurológico, imuno-endócrino, cardiovascular e digestivo.

O Brasil já conta com vários médicos veterinários especializados no tratamento, e o resultado dos atletas e proprietários de cavalos que selecionam o método para seus animais tem sido visto dentro das pistas de competição.

Um desses profissionais é Daniel Mendes Neto. O médico falou à TV Quarto de Milha sobre os benefícios da acupuntura no cavalo, ressaltando que cada sessão deve ter duração de 15 minutos. Confira:

Por Bárbara Siviero | Canal Rural

Próximos Leilões

07 AGO 13h30

Redenção (PA)

Leilão Matrizes Redenção Nelore Mafra

Canal Rural | Lance Rural

08 AGO 20h00

Londrina (PR)

Leilão Brangus BR Texas

Canal do Criador | Lance Rural

09 AGO 19h00
09 AGO 19h00

Londrina (PR)

Leilão Liquidação Nelore Nova Trindade

Canal do Criador | Lance Rural

09 AGO 19h00
09 AGO 20h30

Londrina (PR)

Leilão Celebration Grama Senepol 22 anos

Canal Rural | Lance Rural