Oito dicas que você precisa saber para participar dos leilões de animais

Confira essas dicas para não ficar de fora desse grande negócio que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano

O mercado de leilões rurais movimenta anualmente cerca de 1,1 bilhão de reais com a venda de animais. O Canal Rural, Canal do Criador e Lance Rural transmitiram em 2021 mais de 1.900 eventos desse segmento com oportunidades de compra nas mais diversas raças bovinas e equinas: Nelore, Angus, Senepol, Brahman, Hereford, Braford, Gir & Girolando, Cavalo Crioulo, Quarto de Milha, Mangalarga Marchador, Mangalarga e Muares foram algumas das categorias ofertadas.

Sendo assim, preparamos um guia prático pra você saber como participar dos leilões de animais e não ficar de fora dessas grandes oportunidades de negócio. Confira!

1. Qualquer um pode comprar?

Sim, o leilão é público e qualquer pessoa física ou jurídica pode participar. No entanto, no caso dos leilões de animais, também é necessário comprovar o vínculo do comprador a uma propriedade rural.

2. Como fazer para dar um lance?

Basta entrar em contato com a leiloeira responsável pelo evento por meio dos telefones que aparecem na tela da TV ou da internet, localizados logo abaixo do valor dos lances, durante o remate.

3. O que é um lote?

Um lote corresponde a cada uma das ofertas do leilão e pode ser composto por um ou mais animais.

4. É preciso se cadastrar para participar de um leilão?

Sim. Assim como acontece em todos os ramos do comércio, as leiloeiras rurais fazem uma análise de crédito completa do comprador. Para realizar o cadastro são solicitados os seguintes dados pessoais: RG, CPF e comprovantes de residência e renda, além de
referências comerciais e bancárias.

5. Como é a forma de pagamento? A forma de pagamento varia de acordo com cada remate. Geralmente, a compra pode ser amplamente parcelada e a quantidade de parcelas é anunciada durante todo o pregão. O pagamento normalmente pode ser efetuado através de cartão de crédito, cheque, boleto ou financiamento bancário.

6. É possível cancelar o lance?

Não é possível realizar o cancelamento da compra em leilão. Caso o comprador desista sem uma justifica plausível, uma multa pode ser cobrada.

7. Qual o prazo para recebimento da compra?

Assim que o pagamento da entrada for efetuado e o contrato for assinado e devolvido para a leiloeira, o prazo médio para entrega dos animais é de até 45 dias corridos. Algumas negociações diferentes do padrão podem ser combinadas de acordo com o evento.

E pra encerrar, a oitava dica é pra você que não quer apenas comprar, mas também vender seus animais em um leilão!

8. O que fazer para realizar um leilão?
Para promover um pregão, o criador precisa em primeiro lugar definir uma leiloeira para organizar o evento quanto a seleção dos animais (que também pode contar com a assistência de um assessor pecuário), documentação, divulgação do evento, custos envolvidos, condições de pagamento, regras do leilão e transmissão da rodada de negócios, que pode ser realizada pela TV ou pela internet, através do Lance Rural.

Participe você também!

 

Por Yahell Bonfim | Canal Rural (Edição Lance Rural)

Próximos Leilões

28 JUN 19h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual JAT Bonsmaras – 20 Anos

Canal do Criador | Lance Rural

28 JUN 20h00

Porto Alegre (RS)

5º Mega Shopping Solução Premium

Lance Rural

28 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Fêmeas

Canal Rural | Lance Rural

29 JUN 15h30

Lavras do Sul (RS)

Remate Gado Geral Clínica Remates

Lance Rural

29 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Matrizes Provadas Fazenda Angico

Canal do Criador | Lance Rural

29 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Machos

Canal Rural | Lance Rural

30 JUN 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

30 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Jóias V3 – Matrizes

Canal do Criador | Lance Rural