Passaporte em Santa Vitória do Palmar comemora 30 anos de fundação do Núcleo Pedro Arício de Souza
Em meio às comemorações do aniversário de 30 anos do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) Pedro Arício de Souza, a cidade de Santa Vitória do Palmar (RS), no extremo sul do estado, sedia a próxima edição da Exposição Passaporte de Outono do ciclo 2026 do Cavalo Crioulo entre os dias 11 e 13 de junho. A etapa classifica oito exemplares, sendo quatro machos e quatro fêmeas, para a Grande Final da Morfologia na Expointer 2026, em Esteio (RS).
“Exemplares de diversas regiões devem comparecer à Passaporte, considerando a proximidade do final do ciclo de seletivas morfológicas do Cavalo Crioulo”, destaca o presidente do núcleo santa-vitoriense, João de Oliveira Gazal. Conforme o dirigente, a programação da Passaporte, que será realizada no Parque de Exposições Dr. Flor Amaral, contará com recepção dos participantes na quinta-feira (11/06), confraternização na sexta-feira (12/06) e o tradicional assado do núcleo no sábado (13/06), além de um concurso de Paleteadas no domingo (14/06). Essa é a terceira vez que o município realiza a prova.
A seletiva terá Mateus Silveira como jurado principal, que contará com o auxílio de Luíz Antero Peixoto. A Passaporte em Santa Vitória do Palmar é uma promoção do NCCC do município e tem apoio da ABCCC, com transmissão pelo canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube e com apresentação de Fábia Abreu.
Conforme o calendário de seletivas da ABCCC, mais quatro Exposições Passaportes serão realizadas até julho de 2026, passando pelas cidades de Ourinhos (SP), Santa Rosa (RS), Gaspar (SC) e Pelotas (RS). O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere, Florestal e Bompack.
Programação:
Quinta-feira (11/06)
Entrada dos animais
Sexta-feira (12/06)
8h – Concentração de machos
9h – Admissão dos animais
14h – Início dos julgamentos das categorias Incentivo e Marcado
Sequência – Admissão dos animais a campo
Sábado (13/06)
7h30min – Continuação da admissão dos animais a campo
9h – Início do julgamento (fêmeas)
13h30min – Continuação do julgamento
Sequência – Campeonatos e Grandes Campeonatos
Domingo (14/06)
7h30min – Campeonato Nacional de Paleteadas – Prova 1
13h30min – Campeonato Nacional de Paleteadas – Prova 2