Logo Lance Rural
  • Agenda
  • Notícias
  • APP
  • LanceCast
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
Imagem representando parte de um smartfone

Baixe agora o Lance Rural App e viva a emoção dos leilões ao vivo na palma da mão!

Imgaem do botão com link para o app no Google Play Imgaem do Botão com link para a app store

Notícias

Pagina Inicial > Notícias > Primeira edição do Beef Dinner celebra a pecuária brasileira em São Paulo

Mulheres na pecuária leiteira e o uso de redes sociais na produção

Lorena Borges é estudante de zootecnia e ama os animais – Foto: Divulgação Canal Rural

É um olho na lida e outro no celular. Nesta última década, a internet mudou a vida e a gestão dos negócios, transformou as relações econômicas e sociais e diminui as distâncias entre as pessoas. E esse cenário também se consolidou no meio rural. Há grupos de trocas de mensagens que são o maior meio de comunicação entre muitos moradores do campo. Pode ser tratando os suínos ou selecionando as variedades para serem plantadas. Uma dúvida em uma dosagem vira uma mensagem no grupo. Ou ainda mesmo uma linda bezerra, que nasceu com uma estrela no chanfro, vira uma postagem comentada e elogiada.

E elas também resolveram se unir. Pode se afirmar que há um movimento, ainda não tão grandioso, de diversas mulheres que atuam no agronegócio interagindo fortemente. Algo é muito perceptível: elas estão cada vez mais conscientes de seus papéis e querem ser representadas e ouvidas.

A diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável, Roberta Züge colheu dados através de formulários e recebeu respostas de mulheres de 15 a 54 anos. Em geral, o resultado obtido foi de depoimentos intensos. Eles demonstram que gostam do trabalho na pecuária, por permitir uma vida mais saudável e um maior contato com os filhos. Muitas afirmaram que a rentabilidade no campo é maior do que se estivessem em uma atividade na cidade. Sentem-se felizes por trabalhar no interior e o amor aos animais também é muito citado.

Estas mulheres estão conectadas, preocupadas com o valor do seu produto e exibem orgulhosas os resultados laboratoriais do leite. Elas citam o leite 4.0, querem inovações e buscam conhecimento e aprimoramento de técnicas para melhorar o bem-estar animal e a produtividade.

Exemplos de mulheres na pecuária leiteira

Entre as entrevistadas, Maiara Lohmann Neuberger, produtora do Rio Grande do Sul, que está numa propriedade com 100% mão de obra familiar, buscou ficar no campo para trabalhar e conseguir conciliar os cuidados da filha. Mas, não deixou de investir em conhecimento. Está fazendo uma pós-graduação e quer mais tecnologia no campo.

Nascida em Ijuí, Jaqueline Paim Ceretta, filha única, teve oportunidade e se formou em Química. Estava trabalhando em indústria Láctea no setor de Qualidade. Mas, apesar da experiência não estava satisfeita. Assim, resolveu voltar para a propriedade para trabalhar com os pais. Ela desafiou a tradição da região, onde o sucessor é sempre um filho homem. Além disso, a propriedade tinha pouco mais de 15 animais, uma conta bancária no vermelho e a produção próxima a 180 litros/dia. Superando os preconceitos e até o descrédito dos pais, Jaqueline arregaçou as mangas e viu que estava no caminho certo quando seu pai a questionou se havia se esquecido de pagar boletos, pois, estava sobrando dinheiro na conta corrente. Neste momento, sentiu a consolidação de uma equipe muito especial: pai, mãe e filha. Passados menos que cinco anos, a Agropecuária Ceretta tem 43 animais no total. E também produz quase 800 litros de leite por dia, e pode exibir resultados de CPP e CCS baixos, com sólidos altos e excelente média de produção. Jaqueline se encontrou na profissão e hoje é um modelo na região.

Após finalizar a faculdade de educação física, Karen Viana, filha de produtores de leite e que cresceu ajudando a ordenhar e a tratar os animais, viu-se desafiada quando se deparou com uma vaca com problema de casco, que tinha sido descartada. Após conseguir cuidar do animal, sob promessa que se conseguisse iria prosseguir na atividade, ela e o namorado iniciaram a produção. Dos dez litros diários do início, hoje produzem 600 litros. Mas, o plano para o curto prazo é dobrar este volume. Para Karen, a produção de alimentos é uma das mais lindas profissões, ela sente orgulho e motivação em fazer parte da população que sustenta e alimenta uma nação.

Lariane Bombo, nascida em São Paulo com formação técnica em metalurgia, após o casamento e mudança para o Paraná, encarou o desafio de trabalhar com leite. Sem afinidade com o tema, fez cursos e se aprimorou. Hoje se diz realizada, é seu próprio chefe, mas reforça que as vacas são as patroas. E elas retribuem a dedicação com uma produção boa. Caso os resultados não sejam os esperados, ela procura relatórios para entender o que aconteceu. Comemora cada bezerra nascida. Para Lariane, a vida no campo proporciona muita tranquilidade. Mas, gostaria de mais facilidade para investimentos em tecnologias e reconhece que a internet ajuda a encontrar novas alternativas para a pecuária leiteira.

Utilização das redes sociais

Algo que todas demonstraram é a utilização de redes sociais. Entre elas, o Facebook é a preferida. Isto é fácil de verificar pelos grupos e páginas de Mulheres do Agro que contam com milhares de curtidas e membros. A página “Agro Mulher Brasil” coleciona mais de 70 mil seguidoras e o grupo “Mulheres do Agro” outros milhares de membros. Elas interagem e sentem prazer em postar fotos das atividades de trabalho. O WhatsApp também é utilizado e o Instagram tem crescido, especialmente entre as mais jovens.

Resposta referente ao questionamento do uso de redes sociais

Como elas são plugadas, a grande maioria acredita que aplicativos e plataformas digitais são importantes na pecuária.

Respostas sobre vantagens de utilizar plataformas digitais na pecuária de leite

Quando questionadas se há acesso fácil da propriedade, menos de 5% responderam que não.

Segundo pesquisa do IBGE, dados de 2016 e 2017, os últimos que estão disponíveis, o acesso no campo ainda é menor. Em média, só 39%. No entanto, as mulheres são as que mais utilizam, quase 42% delas acessam a rede.

Porcentagem de acesso à internet pela população

Os dados do IBGE, da pesquisa de 2016 a 2017, demonstram que há uma diferença de acesso conforme a região do Brasil, assim como, ainda há menos acesso no campo que na cidade.

Por Roberta Züge | Lance Rural

Compartilhar:

Ícone da rede social facebook Ícone da rede social X Ícone da rede social Telegram Ícone da rede social WhatsApp Ícone da rede social LinkedIn Ícone de e-mail

Redes Sociais

  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do YouTube

Últimas notícias

Imagem de destaque do post: Supremos campeões Hereford são definidos na Expointer 2026
Lance Rural

09 Sep 2026

Supremos campeões Hereford são definidos na Expointer 2026

Animais de Santa Vitória do Palmar e Bom Jesus conquistaram os títulos máximos da raça após os julgamentos realizados em Esteio (RS)

'Imagem de destaque do post: 'Agrária estreia no mercado gaúcho de nutrição animal durante a Expointer 2026
Canal do Criador

02 Sep 2026

Agrária estreia no mercado gaúcho de nutrição animal durante a Expointer 2026

Cooperativa paranaense chega ao Rio Grande do Sul com portfólio de 48 formulações de rações para bovinos de leite, bovinos de corte e equinos

'Imagem de destaque do post: 'Exportações de Carne Angus Certificada crescem 32% e chegam a 29 países
Notícias

02 Sep 2026

Exportações de Carne Angus Certificada crescem 32% e chegam a 29 países

Embarques somaram 5,54 mil toneladas entre janeiro e julho; produção e número de animais abatidos também avançaram no período

'Imagem de destaque do post: 'Belle Reserva conquista bicampeonato e é eleita Melhor Exemplar da Raça na Expointer 2026
Notícias

01 Sep 2026

Belle Reserva conquista bicampeonato e é eleita Melhor Exemplar da Raça na Expointer 2026

Fêmea venceu todas as filas da Morfologia e repetiu o título conquistado em 2025; entre os machos, uruguaio Tañido Buenazo ficou com o Grande Campeonato.

Confira todas as notícias
Imagem representando parte de um smartfone

Baixe agora o Lance Rural App e viva a emoção dos leilões ao vivo na palma da mão!

Imgaem do botão com link para o app no Google Play Imgaem do Botão com link para a app store


Veja também

Imagem de destaque do post: Expointer 2026 reúne quase 8 mil animais e movimenta genética, negócios e competições em Esteio
Notícias

31 Aug 2026

Expointer 2026 reúne quase 8 mil animais e movimenta genética, negócios e competições em Esteio

49ª edição da feira segue até 6 de setembro, no Rio Grande do Sul, com julgamentos, leilões, provas e uma ampla programação voltada ao setor agropecuário.

'Imagem de destaque do post: 'Arena da Baixada recebe leilão de Nelore nos dias 4 e 5 de setembro
Notícias

27 Aug 2026

Arena da Baixada recebe leilão de Nelore nos dias 4 e 5 de setembro

2º Leilão Arena do Nelore será realizado em Curitiba (PR), com programação em dois dias e oferta de animais Nelore PO

'Imagem de destaque do post: 'Morre Zé Humberto, referência na seleção de Nelore e na pecuária zebuína
Canal do Criador

16 Aug 2026

Morre Zé Humberto, referência na seleção de Nelore e na pecuária zebuína

Criador da Fazenda Camparino dedicou mais de seis décadas à pecuária e marcou gerações de selecionadores com uma filosofia que unia genética, experiência e olhar de campo.

'Imagem de destaque do post: 'Morre Marcelo Silva, um dos maiores leiloeiros do agronegócio brasileiro
Canal do Criador

04 Aug 2026

Morre Marcelo Silva, um dos maiores leiloeiros do agronegócio brasileiro

À frente da Trajano Silva Remates, leiloeiro atuou por mais de 50 anos e marcou a história dos remates de pecuária de corte e do cavalo crioulo

Confira todas as notícias

Próximos leilões

5ª Feira De Primavera De São Jorge Do Cerrito

ícone de Relógio 18h30 Lance Rural São José do Cerrito (SC)

5ª Feira De Primavera De São Jorge Do Cerrito

Conferir
Juzgamiento De Razas Cebuinas Expocruz 2026

ícone de Relógio 09h00 Lance Rural | Canal Rural Bolívia Santa Cruz (BO)

Juzgamiento De Razas Cebuinas Expocruz 2026

Conferir
84º Remate Gado de Qualidade

ícone de Relógio 18h00 Lance Rural Quaraí (RS)

84º Remate Gado de Qualidade

Conferir
Lance na TV

ícone de Relógio 18h15 Canal do Criador | Lance Rural São Paulo (SP)

Lance na TV

Conferir
Confira agenda completa

A maior plataforma digital de pecuária do Brasil está ao seu alcance!

Os principais leilões, eventos, julgamentos, exposições e provas da pecuária nacional e internacional na palma da sua mão.

Imgaem do botão com link para o app no Google Play Imgaem do Botão com link para a app store
Imagem de um smartphone

Assine nossa Newsletter:


Logo Lance Rural

Lance Rural e você!

O Lance Rural é uma plataforma de transmissões de eventos de pecuária administrada pelo Canal Rural

Política de Privacidade

Conheça

Quem Somos Termos de Uso Portal de Privacidade

Navegue

Agenda Notícias APP Lance Rural

Participe

Fale Conosco

Redes Sociais

  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do YouTube

Desenvolvido por:

©2025 CANAL RURAL