Neste domingo: 5º Leilão Genética Campeã Gir Leiteiro traz animais com potencial de fazer grandes campeonatos

Remate acontece neste domingo (29 de abril), à partir das 14 horas

mutum

O Gir leiteiro é uma das principais raças zebuínas, conhecida principalmente pela sua alta capacidade de lactação, sendo ideal para a produção de leite, além da carne de excelente qualidade. Apesar de ter sido introduzida no Brasil em 1906, afirma-se que foi no Triângulo Mineiro sua grande consolidação, que aos poucos ganhou outras regiões, sendo presente em todos os estados brasileiros.

História vitoriosa e de fundamental importância para a produção sustentável da população que chegou às proximidades da capital do Brasil, mais precisamente em Alexania, município de Goiás, e atraiu a atenção de seu Leonídio Ferreira Gomes.

A criação no início pode ter sido tímida, com vacas cruzadas, mais ou menos 70 cabeças de gir leiteiro que serviam de base para fazer o girolando – informação colhida do site oficial da Gir Leiteiro Mutum, mas com o tempo, após 28 anos de dedição, foi a vez de optar pela seleção de elite com o gir leiteiro PO, dando um passo grande que mais tarde o tornaria o respeitado e desejado sufixo Mutum.

O ano 2.000 foi marcado pelo nascimento do primeiro produto Mutum, a Dengosa TE Mutum, que em 2004 já mostrou a que veio e sagrou-se a Grande Campeã Nacional. Um gosto da vitória que não ficou só neste animal. Seu Leo aprendeu direitinho e agarrou firme á fórmula mágica, fazendo de sua marca o plantel mais premiado no Ranking da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.

A Fazenda Mutum fez oito Grandes Campeãs Nacionais sucessivas. Em 2008 com a Condessa, em 2009 com a Fase, em 2010 foi a vez da Gatinha, em 2011 a Fécula, 2012 campeã com a Filipina, 2013 novamente a Fécula (Bi Campeã), IT em 2014, e mais uma vitória com a Filipina em 2015.

Infelizmente seu Léo faleceu há dois, mas a criação continua com seu filho Leo Machado Ferreira, e agora indo para a terceira geração com Bruno de Souza Machado Ferreira. Família que prossegue os passos do patriarca. Uma genética viva e que o mercado está de olho.

E é por tudo isto que além da vitória nas pistas, todos os anos, a Fazenda Mutum realiza grandes leilões. O primeiro a contar com a genética Mutum dentro da Expozebu 2017 é o 5º Leilão Genética Campeã Gir Leiteiro, onde a família Machado é a anfitriã.

Bruno conta que cada animal ou prenhes ofertadas foram escolhidas a dedo. “Este ano nós estamos com a qualidade bem forte. Cada ano que passa a pressão e seleção em cima dos animais aumenta. Então este ano com certeza estamos muito bem representados, com as principais famílias da fazenda”, confirmou Bruno.

Uma das apostas para o grande destaque do leilão é a Lhama FIV F. Mutum, campeã de campeonato leiteiro desde a sua primeira cria, quando produziu mais de 53 litros de leite na primeira cria. Segue ainda prenhe de um embrião meio sangue.

“Por isso mesmo estamos vendendo apenas 50% de sua cota. Apostamos muito nela”, finalizou Bruno.
O remate realizado pela marca Mutum traz ainda animais de importantes convidados. Destaque para a seleção do Basa, propriedade conhecida como a Casa das Grandes Mães, onde vivem as famílias premiadas: Fábrica e Soja. E animais da Fazenda Brasília, com 56 anos de seleção possui o maior número de recordistas de produção de leite na raça.

O 5º Leilão Genética Campeã Gir Leiteiro acontece neste domingo (29 de abril), à partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Fique ligado e não perca esta grande oportunidade!!!

Por: Barbara Siviero | Canal Rural

Próximos Leilões

02 JUL 09h15

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros V3 & Reata

Canal Rural | Lance Rural

02 JUL 10h00

Londrina (PR)

Leilão Liquidação Fazenda Santa Rosa do Ybiporã

Canal do Criador | Lance Rural

02 JUL 13h30
02 JUL 15h30

Lavras do Sul (RS)

53º Rematão Conjunto de Gado Geral

Lance Rural

03 JUL 09h00

Cuiabá (MT)

Programa de Domingo

Canal do Criador | Lance Rural

03 JUL 09h00

Londrina (PR)

1° Leilão Virtual Fazenda Terra Prometida – Nelore H&J

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

03 JUL 13h45

Guararapes (SP)

Leilão Touros Terra Boa

Canal Rural | Lance Rural

03 JUL 19h00

Campo Grande (MS)

Leilão Leiloboi Virtual de Corte

Lance Rural