Luto: lenda do Quarto de Milha morre aos 27 anos

Silver Wild SLN, conhecido como Roxão, era reconhecido como um garanhão renomado nas pistas e campeão na reprodução

Luto: lenda do quarto de milha morre aos 27 anos

Foto: ABQM/Divulgação

A lenda do Quarto de Milha faleceu nesta semana aos 27 anos.  Silver Wild SLN, conhecido como Roxão, nasceu em janeiro de 1994 e é conhecido por ter sido um grande reprodutor e campeão em competições de vaquejadas.

São mais de 1.400 produtos registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), sendo esses detentores de mais de 2.500 pontos, em várias modalidades. Nomes que levaram essa lenda ao topo da lista, como líder absoluto nas estatísticas de todos os tempos da raça.

Roxão passou seus últimos anos de vida no Ana Dantas Ranch, em Boituva (SP). O tordilho foi um divisor de águas na Vaquejada, segundo seu proprietário Jonatas de Oliveira Dantas Filho.

Em uma noite de muitas emoções, na última quinta-feira, dia 20/05, foi inaugurado um memorial com a crina, o coração e as ferraduras, as últimas usadas pelo Roxão. Mais uma perda sem tamanho para a família quartista.

“Um cavalo extraordinário, que deixa uma contribuição imensa à raça, especialmente para a Vaquejada, que consagrou a sua genética e filhos que fazem valer o boi em pista”, destaca Caco Auricchio, presidente da ABQM.

Nas redes sociais, o proprietário do animal Jonatas Dantas Filhos e fundador da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), também lamentou a morte do animal. “A força divina me guiou ao encontro desse cavalo. Alcancei o meu sonho, ao fazer o primeiro garanhão campeão nas pistas de vaquejada. E fomos além dos títulos, com muita fé, inovação e trabalho, criamos o maior produtor da vaquejada. Gratidão a Deus, por eternizar a maior lenda da história da vaquejada e por ter unido acima de tudo um propósito entre o homem e o animal, que toca até hoje o coração de milhões de pessoas. Pra sempre, Roxão.”

“Falar sobre Roxão é fácil. Para quem conhece a história da vaquejada no Brasil, sabe que ele foi uma espécie de divisor de águas. Junto ao seu dono, ambos trouxeram grandes conquistas para as pistas e mostraram o orgulho em servir na vaquejada nordestina”, enfatizou Egilson Teles, apresentador do programa Abre a Porteira Vaquejada.

O legado

Roxão começou a dar os primeiros passos no esporte aos cinco anos de idade. Em 1999 ele chegou ao Ana Dantas Ranch.

Além do talento, Roxão colecionou feitos inéditos durante sua carreira. A primeira cotização dele em venda de coberturas foi recorde de preços na época. Mais tarde, ele inovou ao ser atleta de pista e atuar na reprodução ao mesmo tempo. O Leilão Ana Dantas Ranch, que oferta filhos do animal, foi o primeiro remate a ser realizado durante uma prova de vaquejada.

Fonte: ABQM e Canal Rural, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

20 JUN 09h00

Londrina (PR)

Leilão Nelore JMP Virtual

Canal Rural | Lance Rural

20 JUN 09h00

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Fazenda Laura – Favorito Supermercado & Convidados

Canal do Criador | Lance Rural

20 JUN 13h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Agropecuária Mabra

Canal do Criador | Lance Rural

20 JUN 20h30

São Paulo (SP)

I Leilão Tropa de Sela – Brasil

Canal Rural | Lance Rural

21 JUN 16h00
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

21 JUN 18h30
21 JUN 19h30

Rio Verde (GO)

Leilão Virtual Especial Gado de Corte

Lance Rural

21 JUN 20h30

Londrina (PR)

3° Leilão Machos e Fêmeas Fazenda Jacamim – Etapa Touros

Canal Rural | Lance Rural