Morre João Aguiar Alvarez, titular da Fazenda Valônia

Referência na criação de nelore elite, há 30 anos o criatório se dedica à pecuária e fornece matrizes e reprodutores

João Aguiar Alvarez. Foto: reprodução do Facebook

Referência na criação de nelore de elite, o pecuarista João Aguiar Alvarez morreu nesta sexta-feira, 8. A informação foi confirmada pela Associação Nacional de Criadores de Nelore (ACNB). Titular da Fazenda Valônia e neto de Amador Aguiar, fundador do Banco Bradesco, Alvarez era considerado um dos criadores mais importantes do Brasil. Sob seu comando, a propriedade se dedica à pecuária há mais de 30 anos.

Alvarez foi pioneiro no melhoramento genético de bovinos, tornando-se referência nacional na criação de nelore e fornecendo matrizes e reprodutores de altíssimo nível ao mercado.

Em novembro do ano passado, a Fazenda Valônia fez história, ao vender uma doadora da raça nelore pelo preço mais alto registrado até então em 2020. A vaca Íris-8 FIV da Valônia foi arrematada por R$ 3,18 milhões.

Quem foi João Aguiar Alvarez?

Agrônomo por formação, Alvarez sempre administrou as terras de sua família. Há 30 anos resolveu desenvolver seu projeto particular, dedicando-se à sua maior paixão: a pecuária.

“As maiores preocupações de João sempre foram: primeiro estruturar a propriedade, depois investir toda a energia em melhoramento genético selecionando com tecnologia e muito critério a sua seleção”, diz a Valônia.

Segundo informações do criatório, o rebanho é formado por 2 mil cabeças de nelore PO que são avaliadas pelos programas Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ACNP) e pelo Programa de Melhoramento Genético de Gado Zebu (PMGZ) da ABCZ, desde a sua criação.

Alvarez também reforçou durante a vida a importância de cuidar dos funcionários da fazenda. “Não podemos fazer nada sem a colaboração das pessoas. Nossos funcionários são registrados, treinados e valorizados. Todos têm planos de saúde, seguro de vida, casa para morar na fazenda e os que moram na cidade, fazemos questão de dar transporte gratuito, inclusive para seus filhos estudarem. Por isso, os resultados não poderiam ser melhores, com a nossa marca se destacando dentre as melhores seleções de nelore do país”, dizia ele.

Fonte: Canal Rural, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

18 JAN 18h30
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

18 JAN 20h30

São Paulo (SP)

I Leilão Expoente da Marcha

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

23 JAN 13h00

Londrina (PR)

50º Leilão de Sêmen Apoio Genética

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

23 JAN 15h00
24 JAN 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Produção Corte do Araguaia

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

24 JAN 20h30

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Prime Sela

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

25 JAN 18h30
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

25 JAN 19h00