Morre João Aguiar Alvarez, titular da Fazenda Valônia

Referência na criação de nelore elite, há 30 anos o criatório se dedica à pecuária e fornece matrizes e reprodutores

Foto: Reprodução/Facebook

Referência na criação de nelore de elite, o pecuarista João Aguiar Alvarez morreu nesta sexta-feira, 8. A informação foi confirmada pela Associação Nacional de Criadores de Nelore (ACNB). Titular da Fazenda Valônia e neto de Amador Aguiar, fundador do Banco Bradesco, Alvarez era considerado um dos criadores mais importantes do Brasil. Sob seu comando, a propriedade se dedica à pecuária há mais de 30 anos.

Alvarez foi pioneiro no melhoramento genético de bovinos, tornando-se referência nacional na criação de nelore e fornecendo matrizes e reprodutores de altíssimo nível ao mercado.

Em novembro do ano passado, a Fazenda Valônia fez história, ao vender uma doadora da raça nelore pelo preço mais alto registrado até então em 2020. A vaca Íris-8 FIV da Valônia foi arrematada por R$ 3,18 milhões.

Quem foi João Aguiar Alvarez?

Agrônomo por formação, Alvarez sempre administrou as terras de sua família. Há 30 anos resolveu desenvolver seu projeto particular, dedicando-se à sua maior paixão: a pecuária.

“As maiores preocupações de João sempre foram: primeiro estruturar a propriedade, depois investir toda a energia em melhoramento genético selecionando com tecnologia e muito critério a sua seleção”, diz a Valônia.

Segundo informações do criatório, o rebanho é formado por 2 mil cabeças de nelore PO que são avaliadas pelos programas Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ACNP) e pelo Programa de Melhoramento Genético de Gado Zebu (PMGZ) da ABCZ, desde a sua criação.

Alvarez também reforçou durante a vida a importância de cuidar dos funcionários da fazenda. “Não podemos fazer nada sem a colaboração das pessoas. Nossos funcionários são registrados, treinados e valorizados. Todos têm planos de saúde, seguro de vida, casa para morar na fazenda e os que moram na cidade, fazemos questão de dar transporte gratuito, inclusive para seus filhos estudarem. Por isso, os resultados não poderiam ser melhores, com a nossa marca se destacando dentre as melhores seleções de nelore do país”, dizia ele.

Fonte: Canal Rural, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

04 AGO 18h30

Londrina (PR)

Live 3º Leilão Touros Nelore RG

Lance Rural

04 AGO 20h30

São Paulo (SP)

1º Leilão de Elite Sino

Canal do Criador | Lance Rural

04 AGO 20h30

Londrina (PR)

Leilão Touro Pronto Katispera – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

05 AGO 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

05 AGO 18h50

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Fazenda Galera e Convidados

Canal do Criador | Lance Rural

05 AGO 19h00

São Paulo (SP)

Live 50 Anos de História Carpa

Lance Rural

05 AGO 20h30

Londrina (PR)

3º Leilão Touros Nelore RG

Canal Rural | Lance Rural

06 AGO 19h30

Passos (MG)

LIVE AGRO RESERVA

Lance Rural