Morre fundador da Associação dos Cavalos Árabes

Aloysio de Andrade Faria era um amante da raça e deixa um grande legado

Morre fundador da Associação dos Cavalos Árabes

Foto: Divulgação | Rogério Santos

Aloysio de Andrade Faria, criador de cavalo Árabe e fundador da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), faleceu nesta terça-feira (15). O criador morreu aos 99 anos, em sua fazenda no interior de São Paulo, em Nova Odessa, de causas naturais.

Assim como no mundo dos negócios, criador do Banco Real, dos hotéis Transamérica e da Casa e Construção, da produtora de óleo de palma Agropalma, entre tantos outros empreendimentos, Faria se destacava na criação dos cavalos Árabes. Se destacando com um visionário.

Fundou a Associação dos Cavalos Árabes na década de 50, para organizar os registros dos animais que já tinha na Fazenda Fortaleza. Importou grandes animais, que até hoje são vistos nos mais importantes plantéis da raça.

“Dr. Aloysio teve enorme importância no meio do cavalo e no mundo. Seu papel institucional foi de grande relevância na execução da organização do serviço genealógico do cavalo Árabe no Brasil”, fala Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.

E ele ainda ressalta. “Como criador foi magnífico! A criação do Cavalo Árabe era seu hobby, o que ele exercia com muita dedicação e prazer. Por ser um grande empresário, conseguiu trazer para Brasil tanto machos e fêmeas, de sangues muito importantes para criação nacional, linhagens essas com muito impacto durante décadas, e podemos dizer que até hoje é raro ter um criador brasileiro que não tenha sangue da criação AF e com resultados importantes”. 

A ABCCA, a família arabista e o Lance Rural prestam condolências a toda família, com sentimentos de profunda tristeza, em especial as filhas Lúcia, Junia, Flávia, Cláudia e Eliana. 

“Dr. Aloysio deixa sua marca para todo sempre. Lamentamos a sua perda e agradecemos por todo legado deixado”, finaliza Rodrigo Forte.

Fonte: Assessoria Associação dos Cavalos Árabes, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

06 DEZ 17h00
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

06 DEZ 20h00

Araçatuba (SP)

Leilão Virtual Cabanha Pagliosa

Canal do Criador | Lance Rural

06 DEZ 20h30

Londrina (PR)

Leilão Sino Agropecuária & Nelore Visual – Vanguarda Nelore

Canal Rural | Lance Rural

06 DEZ 20h30

Porto Alegre (RS)

Remate Potros Para O Futuro – Cabanha do Mako

Lance Rural

07 DEZ 19h00

Pelotas (RS)

IX Leilão Virtual Seleção Gado Geral

Lance Rural

07 DEZ 19h00
07 DEZ 19h30

Uruguaiana (RS)

Remate Gado Geral

Lance Rural

07 DEZ 20h30

Londrina (PR)

Leilão Fêmeas Espinhaço Agropecuária

Canal Rural | Lance Rural