Minas Gerais vacina 97,5% de bovinos e bubalinos contra aftosa

As etapas de vacinação acontecem em maio e novembro no estado de MG, segundo o IMA

O estado de Minas Gerais alcançou o índice de 97,5% da cobertura vacinal contra febre aftosa em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. 

A campanha teve início no dia 1º de novembro do ano passado e foi prorrogada para 20 de dezembro do mesmo ano por causa de problemas na distribuição do imunizante pelas revendas e em razão do enfrentamento da pandemia de Covid-19. Mais de 300 mil produtores rurais imunizaram 10,2 milhões de animais nos rebanhos mineiros.

O balanço positivo da campanha é resultado do compromisso dos pecuaristas junto ao Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Os pecuaristas puderam comprovar a vacinação até 30 de dezembro. Os dados foram monitorados e analisados diariamente pela Gerência de Defesa Sanitária Animal (GDA) do IMA, por meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro).

Apesar da pandemia, o alto índice alcançado confirma o cuidado do produtor rural com a sanidade do seu rebanho. Todas as regiões do estado fecharam com índices acima de 90%, atendendo ao planejado pelo programa de vacinação.

Minas Gerais pertence ao Bloco IV, e busca o novo status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação, juntamente com Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal e parte do Mato Grosso.

Atualmente, a imunização dos animais é fundamental para o estado  manter o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, status concedido pela Organização Mundial de Saúde (OIE), e que mantém importantes acordos internacionais.

Vacinação em 2022 

O IMA reforça que haverá vacinação contra a febre aftosa em todo o estado em 2022. Conforme o calendário oficial, as etapas acontecem em maio e novembro.

A retirada da vacinação prevista para o ano passado foi suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em razão da pandemia.

Entre os principais desafios de Minas Gerais está a finalização do georreferenciamento das propriedades rurais e o aumento no número de vigilâncias ativas e passivas, sendo esta última dependente do engajamento do produtor rural em notificar a suspeita da enfermidade.

Divulgação da campanha

O Governo de Minas, por meio da Seapa e sua vinculada IMA, realizou ações pontuais e estratégicas para divulgar a campanha em todo o estado. Dentre os destaques, spots publicitários para rádios e vídeos informativos, além de posts nas redes sociais, cujos conteúdos informaram prazos, esclarecimentos e instruções sobre a vacinação contra a febre aftosa.

Fonte: Ascom IMA

Próximos Leilões

25 MAI 20h00

Londrina (PR)

Leilão Touros Nelore Cen

Canal do Criador | Lance Rural

25 MAI 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Brahman Assu & Convidados

Canal Rural | Lance Rural

26 MAI 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

26 MAI 20h00

Londrina (PR)

Leilão Touros Nelore Cen

Canal do Criador | Lance Rural

26 MAI 20h00

Campo Grande (MS)

Leilão Virtual Liquidação Nelore Passatempo

Lance Rural

26 MAI 20h30

Londrina (PR)

Leilão Premium Sino Agropecuária Genética de Futuro

Canal Rural | Lance Rural

27 MAI 14h00

Cruz Alta (RS)

Remate Gado Geral Cambará

Lance Rural

27 MAI 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Fazenda Lagoa Azul

Canal Rural | Lance Rural