Mangalarga Marchador: Exposição Nacional tem recorde de inscritos

Quase dois mil animais vão participar das provas que começam dia 18 de julho

A montagem da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador começa nesta semana no Parque Bolívar de Andrade, o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. O evento mais importante da raça tem mais de 1800 inscritos. Ao longo de 11 dias de competição, serão realizadas 60 provas oficiais de marcha e 50 de outras modalidades como baliza, tambor e conformação.

O tema do evento é “o cavalo do trabalho e do lazer”. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Daniel Borja, objetivo  é ressaltar as funcionalidades da raça que pode ser usada tanto na lida no campo quanto em provas e passeios. “É um cavalo de cela que oferece conforto, mas também é muito bom de trabalho”, afirma ele. Borja também diz que o animal tem um temperamento dócil e, por isso, também pode ser empregado na equoterapia.

A exposição recebeu 200 mil pessoas no ano passado. Segundo o gerente de marketing da ABCCMM, Guilherme Lages, a expectativa é um aumento de até 20% no número de visitantes. Ele diz que os motivos são o crescimento do público especializado, o maior investimento em divulgação e as melhorias na infraestrutura. O Parque da Gameleira recebeu cinco milhões de reais em investimentos do governo do estado.  “O local está remodelado. A área de leilões foi reformada, a praça de alimentação aumentou e o espaço para crianças triplicou de tamanho. Além disso, os shows devem atrair muita gente”, completa Lages. A dupla sertaneja César Menotti & Fabiano é uma das atrações confirmadas.

De acordo com a organização, mais de 20 milhões de reais em negócios devem ser movimentados durante o evento através de leilões e vendas diretas entre criadores. Daniel Borja diz que o setor vai na contramão da crise. Segundo a ABCCMM, o mercado do Mangalarga Marchador cresceu quase 10% em 2016 e teve um faturamento total estimado em 273 milhões de reais. “A raça é muito comercial. Recebemos cerca de 200 novos criadores associados por mês”, afirma o presidente da associação.

A raça é considerada a maior da América Latina. Hoje, existem mais de 600 mil cabeças só no Brasil. A 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador vai de 18 a 29 de julho. O evento será transmitido ao vivo pelo site lancerural.com.br.

Por: Júlio Prestes | Canal Rural

Próximos Leilões

17 AGO 20h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Top Matrizes Paranoá Senepol

Canal do Criador | Lance Rural

17 AGO 20h30

Londrina (PR)

2º Leilão Precocidade Colonial

Canal Rural | Lance Rural

18 AGO 19h00

Porto Alegre (RS)

Remate Gado de Corte

Lance Rural

18 AGO 19h00
18 AGO 20h30

Uberaba (MG)

Leilão Virtual Top Tulipa Nelore P.O

Canal Rural | Lance Rural

19 AGO 14h00

Cruz Alta (RS)

Remate de Gado Geral Cambará

Lance Rural

19 AGO 20h30

Uberaba (MG)

Leilão Rancho Boi Bravo Expogenética & Convidados Especiais

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

19 AGO 21h00

Trindad (BO)

Mega Toros Beni

Lance Rural