Mancha Crioula é lançado com novidades para a edição de 2020

Leilão e exposição nacional ocorrerão de 13 a 15 de fevereiro em Esteio e as inscrições já podem ser feitas

Leilão e exposição nacional ocorrerão de 13 a 15 de fevereiro em Esteio e as inscrições já podem ser feitas com valores 20% menores que os da edição passada

Cavalo Kimono do Rio Branco, melhor exemplar da raça no Mancha Crioula 2019

O mercado do cavalo Crioulo para os animais das pelagens Tobiana, Oveira e Bragada, vem crescendo nos últimos anos e representa hoje um nicho importante dentro da raça. Todos os anos a Trajano Silva Remates realiza um evento voltado a este segmento. Trata-se do Mancha Crioula 2020, que teve a sua 17ª edição lançada nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, durante um café da manhã com a imprensa, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS). O evento que conta com exposição nacional e remate, ocorrerá entre 13 e 15 de fevereiro do próximo ano no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). As inscrições já estão abertas e uma das novidades é a redução de 20% nos valores.

O diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, destacou durante o lançamento do evento que o espírito do Mancha Crioula é ser um leilão com identidade, com características únicas. Afirmou que o ambiente é totalmente familiar, possibilitando o bom convívio entre as pessoas. “Ao mesmo tempo, vem crescendo o interesse do público em geral. Ultrapassamos as fronteiras do Estado. De dois a três anos para cá, passaram a participar criadores do Acre, Tocantins, Mato Grosso, entre outros”, salientou.

Evento de lançamento do Mancha Crioula 2020 (Foto: Felipe Paes/ Divulgação)

O número de animais que participam da exposição tem ficado nas últimas três edições em torno de cem exemplares. Já para o leilão, a oferta se mantém em cerca de 40 animais, divididos em 35 fêmeas e cinco machos. No início do remate ocorrerá ainda a venda de 10 coberturas de garanhões renomados. Segundo Silva, a quantidade de exemplares leiloados está ligada ao tempo hábil de um remate, assim como à capacidade de suporte do mercado. “Em relação às médias dos animais vendidos no leilão, nos últimos três anos ocorreu um crescimento. Em 2019, elas alcançaram R$ 16,790 mil”, observou, destacando ainda que, nos últimos dois anos os animais que participaram da Exposição foram premiados na Expointer, mostrando que os cavalos Crioulos pintados agradam pela sua beleza.

O coordenador do Mancha Crioula, Décio Lemos, salientou durante o lançamento que os cavalos manchados têm muita qualidade e competem em outras exposições e provas. Disse que o evento fez um resgate desses animais. Quanto à premiação, informou que serão distribuídos mais de R$ 30 mil nesta edição. Lemos também lembrou que todos os anos é escolhida uma personalidade Mancha Crioula, assim como outros homenageados. A personalidade no evento do próximo ano será a criadora Margarete Kitaka Mendes, da Cabanha Vitória das Tradições, do Acre. Também será homenageado o sub-secretário do Parque de Exposições Assis Brasil, José Arthur Martins. O julgamento ficará a cargo de Mário Móglia Suñe, que será secretariado pelo seu filho, Mário dos Santos Suñe.

Além da exposição e do leilão, a programação do Mancha Crioula 2020 contará com uma palestra do médico veterinário Henrique Noronha, sobre o bem estar dos animais. A palestra ocorrerá em 13 de fevereiro na sede do Núcleo de Cavalos Crioulos da 6ª Região, seguida de um jantar. No mesmo dia será feita a entrada dos animais no Parque de Esteio.

No dia 14 de fevereiro, às 10 horas, será definida a ordem de entrada do leilão que começará às 20h30min. Às 16 horas, ocorrerá a admissão dos exemplares para a exposição, realizada por um técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Já no dia 15, às 8 horas acontecerá a concentração de machos e às 10 horas o início do julgamento da exposição.

Fonte: Rejane Costa/AgroEffective

Próximos Leilões

04 JUN 18h00
Terneirão do Alegrete será transmitido pelo Lance Rural

Alegrete (RS)

Remate Terneirão do Alegrete

Lance Rural

04 JUN 18h00

Internet

São João de Todos

Lance Rural

04 JUN 19h00
Casarão Remates organiza leilão de gado geral com transmissão do Lance Rural

Pelotas (RS)

Gado Geral Casarão Remates

Lance Rural

04 JUN 20h30
Fazenda São Lourenço realiza rodada dupla de negócios

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros Fazenda São Lourenço – 1ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

05 JUN 19h00

Itaperuna (RJ)

Live Cachoeira Laglória L2

Lance Rural

05 JUN 20h30
Fazenda São Lourenço realiza rodada dupla de negócios

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros Fazenda São Lourenço – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

06 JUN 09h00
Leilão Virtual Direito de Viver acontece neste sábado (6)

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Direito de Viver

Lance Rural

06 JUN 12h00

Londrina (PR)

Mega Leilão Agropecuária Barão – 1ª Etapa

Remate Web | Retransmissão: Lance Rural