Mais de 800 animais avaliados no Circuito Nelore de Qualidade 2020

Primeira etapa aconteceu em Campo Grande (MS) e evidenciou a qualidade genética dos projetos pecuários da região

Mais de 800 animais avaliados no Circuito Nelore de Qualidade 2020

Foto: Divulgação

A primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade da Friboi de Campo Grande (MS) com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, evidenciou a qualidade genética dos projetos pecuários da região. Segundo a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) 829 animais foram avaliados, sendo 504 machos castrados e 325 fêmeas.

Entre os machos, 67,3% dos animais participantes da avaliação tinham até 4 dentes incisivos permanentes. Além disso, 62% apresentaram acabamento de gordura mediana e a expressiva maioria (88,3%) pesaram mais de 18 arrobas.

O vencedor do Melhor Lote de Carcaças de Machos foi o pecuarista Hélio de Lima, da Estância Monza, de Campo Grande, que conquistou a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi para Roberto Rodrigues Siemionko, da Fazenda Alegria, de Ribas do Rio Pardo. O bronze ficou com Marcos Antonio de Carvalho Torquato, da Fazenda Torquato, de Coxim.

“A terminação dos animais em confinamento proporciona muitos benefícios, como aumento da produtividade, abatendo animais mais jovens e bem acabados. Esse indicador nos motivou a participar da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020. Obter o primeiro lugar foi uma grata surpresa e nos mostra que estamos no caminho certo. Investimos em tecnologias para aumento da rentabilidade. E, assim, entregar um produto de qualidade ao consumidor final”, diz o pecuarista Hélio de Lima.

Avaliação das fêmeas

Na avaliação das fêmeas, 91,1% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes e 63,4% tinham acabamento de gordura mediana ou uniforme. O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, que conquistou a Medalha de Ouro, foi de Edemar Antonio Stédile, do Rancho Sinuelo, de Caracol.

“Faz somente quatro anos que estou na pecuária e fiquei muito feliz em ver que o trabalho de terminação em semiconfinamento está dando bons resultados. Sem dúvida, o Circuito é uma ferramenta muito importante de mensuração para a atividade e nos motiva a investir sempre mais”, destaca Stédile.

Complementando os vencedores do Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, a Medalha de Prata ficou com Gildo Cavalieri Neto, da Fazenda Dois Irmãos, em Ribas do Rio Pardo, e a Medalha de Bronze foi conquistada por Darcy Ribeiro Soares Filho, da Fazenda São José, de Pedro Gomes.

“O destaque na primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade foi para o grande número de animais terminados a pasto e a totalidade de machos castrados. Isso evidencia que os pecuaristas já estão se preparando para concorrer às premiações especiais, adicionais aos campeonatos tradicionais anunciados no final do ano: Melhor Lote de Animais Terminados em Pastagens e Melhor Lote de Machos Castrados”, ressalta André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano: em 2020, serão 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Fonte: Texto Assessoria, com edição de Bianca Sandrine | Lance Rural

Próximos Leilões

04 AGO 18h30

Londrina (PR)

Live 3º Leilão Touros Nelore RG

Lance Rural

04 AGO 20h30

São Paulo (SP)

1º Leilão de Elite Sino

Canal do Criador | Lance Rural

04 AGO 20h30

Londrina (PR)

Leilão Touro Pronto Katispera – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

05 AGO 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

05 AGO 18h50

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Fazenda Galera e Convidados

Canal do Criador | Lance Rural

05 AGO 19h00

São Paulo (SP)

Live 50 Anos de História Carpa

Lance Rural

05 AGO 20h30

Londrina (PR)

3º Leilão Touros Nelore RG

Canal Rural | Lance Rural

06 AGO 19h30

Passos (MG)

LIVE AGRO RESERVA

Lance Rural