Londrina abre ciclo de Passaportes da Morfologia do Cavalo Crioulo

O evento ocorrerá durante a Expolondrina entre os dias 8 a 10 de abril no Parque de Exposições Ney Braga

A primeira Exposição Passaporte do ciclo da morfologia do Cavalo Crioulo começa nesta sexta-feira, em Londrina (PR). Durante os dias 8 e 10 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, acontece a Expolondrina, o Nucleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos, que vai classificar exemplares para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O julgamento ficará a cargo de Mauro Ferreira.

Conforme o presidente do núcleo, Ricardo Guimarães Pereira, o Passaporte ocorre durante o evento, que é considerado um dos maiores do setor agropecuário do país e que retorna depois de dois anos sem ser realizado devido à pandemia causada pela Covid-19. “O núcleo vem trabalhando com muita dedicação a este evento. Somos um núcleo muito unido e conciso, onde trabalhamos todos igualmente, os diretores e sócios. Pode-se ter certeza que teremos um evento caprichado e feito com muito esmero”, destaca.

Pereira salienta que, desde a criação do núcleo e seu trabalho de fomento na região Norte do Paraná, há um crescimento do Cavalo Crioulo na região. “Estamos em uma região diferente do Sul do Estado, onde temos os campos gerais e o Crioulo já tem uma tradição de anos, elevando o Paraná ao segundo maior rebanho do Brasil; e há alguns anos fundamos esse núcleo numa região ainda nova para o cavalo crioulo. Podemos ver bem a diferença do antes e do depois da fundação do núcleo”, observa.

O presidente do núcleo reforça também, que hoje tem-se diversos criadores e usuários da raça no Norte do Paraná, disseminando o que a raça tem de melhor, devido muito ao fomento que o Núcleo e a ABCCC fizeram durante os últimos anos. “É um prazer para a gente, depois de dois anos, estar recebendo mais uma vez a família crioulista, com casa e ânimo renovados  e esperamos terminar com um evento de muito brilho e qualidade”, salienta.

 

Confira a programação

 

08 de Abril de 2022 (Sexta-feira)

14h – Concentração de Machos

16h30min – Admissão da Morfologia

 

09 de Abril de 2022 (Sábado)

09h – Julgamento das Categorias

 

10 de Abril de 2022 (Domingo)

Julgamento dos Grandes Campeonatos

 

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Próximos Leilões

28 JUN 19h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual JAT Bonsmaras – 20 Anos

Canal do Criador | Lance Rural

28 JUN 20h00

Porto Alegre (RS)

5º Mega Shopping Solução Premium

Lance Rural

28 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Fêmeas

Canal Rural | Lance Rural

29 JUN 15h30

Lavras do Sul (RS)

Remate Gado Geral Clínica Remates

Lance Rural

29 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Matrizes Provadas Fazenda Angico

Canal do Criador | Lance Rural

29 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Machos

Canal Rural | Lance Rural

30 JUN 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

30 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Jóias V3 – Matrizes

Canal do Criador | Lance Rural