CR_05.07_N_640x480

Leilão Virtual Brumado

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Brumado oferta matrizes e touros Nelore POI em leilão

Seleção hoje localizada em Barretos, no interior de São Paulo, completa cem anos de Nelore em 2018

No próximo dia 5 de julho, uma quinta-feira, a partir das 21 horas, o Canal Rural transmite um dos leilões mais tradicionais do calendário da raça Nelore. O Leilão Brumado – Machos e Fêmeas POI marca o centenário da importação de animais da Índia, que fez dessa marca, liderada pela família Carvalho, idealizadora de um dos mais importantes trabalhos de melhoramento genético no Brasil.

O leilão terá 53 lotes, sendo 33 da Brumado e 20 de convidados especiais como a Fazenda Guadalupe, Indiana, Sant’Anna, Carpa Serrana, Mandy, Jaraguá, ESPN, Nelore CS e Nelore 2C. O remate traz vasta oferta de animais oriundos de genética POI, tanto de touros mais antigos quanto do projeto NJOP, iniciado em 2003.

Um dos destaque do leilão é o lote 1, Hiki POI Brumado, filha do Adimatan POI com Chakki FIV POI Brumado. Sua mãe está com 5 anos e 9 meses e em sua terceira prenhez, indicando alta fertilidade. Hiki já segue prenhe do touro POI Goda FIV do Brumado.

Hiki POI Brumado (lote 1)

Quem capta os lances e promove o leilão é a Programa Leilões e a assessoria é da Ipê Ouro. Mais informações sobre todos os animais do remate estão disponíveis no site da leiloeira. Esse leilão é oficializado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e você pode conferir as vantagens de oficializar o seu leilão no site da ACNB.

A seleção Brumado

A história de Francisco José de Carvalho e seu filho Rubico de Carvalho com o Nelore se iniciou há 100 anos, em 1918, na cidade de Prata, no interior de Minas Gerais. Com pioneirismo, Francisco participou da primeira leva de importações de animais da raça e também foi um dos primeiros criatórios a registrar marca no então Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, criando a Marca F. Até então, as raças zebuínas mais utilizadas no Brasil eram Gir Leiteiro, Guzerá e Indubrasil. Contrariando a maioria na época, Francisco apostou no Nelore e inspirou o que é o atual slogan da Fazenda Brumado, “a tradição de antever o futuro”.

Francisco adquiriu animais de outros importadores de gado da Índia e assim foi iniciando seu trabalho de melhoramento. Em 1935, a Marca F já era reconhecida como um dos melhores criatórios do país. A seleção passou pela Fazenda Cabaçal em Uberaba e pela Fazenda Limoeiro em Barretos, até 1954, quando Rubico adquire a Fazenda Brumado.

Em 1961, Rubico participou de outra importação de gado Nelore da Índia ao Brasil. Ao lado de Torres Homem (VR), Celso Garcia Cid (Cachoeira 2C), Veríssimo “Nenê” Costa Júnior, através do uso de touros POI, como Karvadi e Taj Mahal, iniciando um novo capítulo na pecuária seletiva nacional que resultou no que vemos nos dias de hoje. Com foco na criação de gado a pasto, animais rústicos e bem avaliados a seleção hoje é liderada pelo filho de Rubico, José Rubens de Carvalho.

Rubico de Carvalho faleceu em 2009 , mas seu legado e de seu pai seguem vivos em qualquer plantel de Nelore PO do país. O criador se orgulhava de seu trabalho e nos deixou a lição de jamais desistir de um sonho e uma paixão: “Eu tinha vontade de contribuir no desenvolvimento da raça. E isso toda a vida, eu tive. Ajudei muito a desenvolver o Nelore e o Brahman e se Deus quiser ainda vou ajudar um pouco” dizia o pecuarista.

Genética Brumado em seu leilão anual, oportunidade única que você pode conferir no Canal Rural! Não perca!

Por Renan Testa | Canal Rural