0808 - Programa Leiloes

Leilão Virtual Bonsmara Fazenda Santa Joana

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Criatório JAT Bonsmara passa em Teste de Eficiência Alimentar da UNESP

Animais da marca serão ofertados em leilão no dia 08 de agosto com transmissão ao vivo pelo Canal Rural

Em 2002, na Fazenda das Paineiras, em Mogi Guaçú (SP), o criatório JAT iniciou a produção de gado Bonsmara. Hoje, localizado na Fazenda Santa Joana, em Itapira (SP), já reúne 15 anos de produção da raça. E toda essa seleção de mais de uma década será ofertada no dia 08 de agosto, às 21h. Serão 70 reprodutores e 10 matrizes leiloados.

Todos os animais do remate possuem exame andrológico, US Carcaça, e avaliação Qualitas e Stud Book. Com transmissão exclusiva do Canal Rural, os 80 lotes de gado Bonsmara serão vendidos com uma condição de frete muito especial: grátis para todo o Brasil!

Curiosidade

Neste ano, os animais do criatório JAT Bonsmaras passaram por teste de eficiência alimentar na UNESP Botucatu. O estudo teve como objetivo estabelecer qual o gado que possui um consumo alimentar residual menor para ganhar a mesma quantidade de peso.

Segundo Guilherme Jatene, da Fazenda Santa Joana, um teste como esse é primário para gastar a menor quantidade de alimento e produzir maior quantidade de carne. “A gente sabe que o Bonsmara produz uma carne muito boa e a gente consegue produzir essa carne gastando o menos possível e oferecendo isso para o mercado, que é o principal objetivo de um criador de raça pura”, afirma.

No total, o criatório JAT mostrou toda a eficiência do seu gado em 56 dias de provas. Durante todo o tempo, os animais foram monitorados 24 horas, sempre distribuídos em um dos quatro piquetes, com cinco coxos com balanças para medir o peso assim que o animal bebia água.

Ao final, o gado passou por diversas medições, como a espessura da carcaça, medidas que definiram as melhores linhagens genéticas entre os touros.

Saiba mais

O programa Qualitas, usado na Fazenda Santa Joana, iniciou-se há 19 anos na raça Nelore com o objetivo de selecionar os animais que são potencialmente os melhores reprodutores e matrizes para o rebanho, utilizando eficientemente os recursos com o máximo de ganho. Hoje, o programa se estendeu para outras raças e já é utilizado por 31 criadores, distribuídos em sete estados com mais de 23.000 matrizes em avaliação e mais de 250.000 animais em produção.

O programa tem o respaldo do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) por intermédio da certificação CEIP.

Por Bianca Sandrine | Canal Rural