CR_05.09_N - 640x480

Leilão União Senepol

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

3º Leilão União Senepol comemora centenário da raça

Dos 100 anos na pecuária, 18 foram construídos no Brasil

Poucos conseguem comemorar 100 anos de história, e esse é o caso do Senepol. Há 18 anos no Brasil, a raça vem mostrando grande poder produtivo nos campos.

Para celebrar o centenário, criatórios renomados se uniram para promover o 3º Leilão União Senepol, fortalecendo a raça no mercado. O evento acontece no Parque Camaru – Uberlândia (MG), dia 5 de setembro, quarta-feira. Organizado pela Programa Leilões e transmitido ao vivo pelo Canal Rural, às 21 horas, o pregão colocará em oferta doadoras, babies, sêmen e prenhezes de Senepol PO.

Um dos destaques da edição é RN 303, filha do touro RN 106, Campeão em 2014 da Prova do IZ em eficiência alimentar e materna da Campeã da 1ª edição do programa Safiras do Senepol 2017.

Sobre a raça

Em 1800, bovinos da raça N´Dama foram importados do Senegal para a ilha caribenha de Saint Croix, Ilhas Virgens. Resistente ao calor, insetos e parasitas e por sua habilidade de sobrevivência em regiões de pastagem pobre, a raça foi uma excelente escolha de importação, pois se adaptou muito bem no local. Um século depois, em 1918, foram introduzidas genéticas da raça Red Poll ao rebanho de Neltropp, com o intuito de melhorar a habilidade materna, fertilidade e dar caráter mocho aos animais. A mistura de Red Poll com animais N´Dama resultou em certo sucesso para fundar a base da raça Senepol.

No ano 2000 vieram os primeiros animais para o Brasil, importados dos melhores rebanhos dos EUA e das Ilhas Virgens (Saint Croix). A raça fez sucesso em nossas terras, pois apresentam um rápido crescimento, isso favorece a pecuária de corte fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto.

Acompanhe o leilão pelo Canal Rural e dê o seu lance!

Por Luiz Lucas | Canal Rural