terraboa.640

Leilão Touros Terra Boa

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Terra Boa promove tradicional leilão de Nelore e Brangus

O Canal Rural e o Lance Rural transmitem na tarde do próximo domingo (2), a 11ª edição do leilão Touros Terra Boa, direto de Guararapes (SP). O evento é considerado um dos mais importantes do calendário anual da pecuária brasileira.

Serão comercializados 150 animais das raças Nelore e Brangus. Destaque para a venda dos reprodutores, principal foco da criação do pecuarista José Luiz Niemeyer. A oferta conta com 50 touros Nelore PO e 50 Brangus. Entre as atrações, um lote de 10 bezerros Nelore com DEP genômica, ferramenta utilizada em categorias consideradas “especiais” da fazenda. Segundo o zootecnista Pedro Braga, os exemplares apresentam a genética Terra Boa, nascidos de cruzamentos das matrizes mais jovens e produtivas com os melhores touros avaliados: “São animais que se sobressaem antes da desmama”, ressalta.

Além dos touros melhoradores, o pregão também leiloará 25 novilhas Nelore e 20 Brangus, frutos do projeto de reprodução que multiplicou o plantel de fêmeas sintéticas por meio de transferência de embriões. Os animais Nelore da Terra Boa têm avaliação genética da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Todos são pesados trimestralmente, com medições de CE nos machos, avaliações por ultrassonografia de carcaça pela AVAL. Na procura por indivíduos mais precoces a Fertiliza Consultoria efetua avaliações, dentro dos grupos contemporâneos, da capacidade reprodutiva dos machos e fêmeas, além de orientar o desafio das matrizes precoces.

Já os exemplares Brangus estão acima da terceira geração, são criados e recriados em regime de pasto, selecionados em grupos contemporâneos e têm o registro definitivo da Associação Brasileira de Brangus (ABB). A estreia da raça no Leilão Terra Boa foi há cinco anos, com apenas 16 touros. Desde então a oferta vem aumentando: “Apertamos a seleção para abrir espaço para o Brangus”, informa Niemeyer.
A responsabilidade pela condução do remate é da Central Leilões e o martelo será comandado pelo leiloeiro Lourenço Miguel Campo. O pregão tem a assessoria técnica da Mococa e Guto Assessoria. Na edição passada o leilão vendeu para 52 pecuaristas de nove estados e obteve faturamento de R$ 2 milhões.

Lotes à venda no 11º Leilão Terra Boa

50 touros Nelore PO registrados e avaliados pela ANCP e PMGZ
50 touros Brangus 3/8 registrados e avaliados pela Natura
25 novilhas Nelore registradas prenhes, todas avaliadas pela ANCP e PMGZ
15 novilhas Brangus registrada prenhes, avaliadas pela Natura, filhas de Zapata, Lanim, Spartacus, Florim e Mr. Classic
5 bezerras Brangus escolhidas da cabeceira do plantel, filhas de Mr. Clasic e Lanim e indicadas para doadoras de embriões
10 bezerros Nelore PO, com DEPs genômicas pela ANCP, representantes da genética atual da Terra Boa com a tecnologia mais moderna proposta por marcadores moleculares da Zoetis

Serviço

Data:  2 de julho de 2017
Horário de início:  14 horas
Recinto: Tatersal Fazenda Terra Boa, em Guararapes ( SP)
Transmissão: Canal Rural e site www.lancerural.com.br

Por: Sandro Fávero | Canal Rural