CR_14.04_N_640x480

Leilão Londrina Fest

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Londrina Fest: a festa do Nelore no Paraná

Leilão promovido por quarteto de peso é uma das atrações mais aguardadas da ExpoLondrina e será transmitido pelo Canal Rural, amanhã (14)

O Nelore é a raça bovina mais representativa da ExpoLondrina 2018. Uma das exposições agropecuárias mais importantes do Brasil, recebeu nesta edição mais 500 cabeças de Nelore e Nelore Mocho. Um crescimento significativo se comparado com quatros anos atrás, quando cerca de 190 exemplares foram levados à feira paranaense. A pista de julgamento da ExpoLondrina é sempre concorrida, pois soma pontos para o Ranking Nacional da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil). Por isso, criadores de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul estão prestigiando o evento. Até próximo domingo, os animais serão avaliados por um trio renomado de juízes da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu): Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, João Augusto de Faria e Lourenço de Almeida Botelho.

Além da fama de pista pesada, a ExpoLodrina também é uma tradicional praça de bons negócios.

Um dos leilões mais esperados pelos neloristas é o Londrina Fest, que será realizado no Recinto José Garcia Molina, situado dentro do Parque de Exposições Governador Ney Braga.

À frente do remate que chega à sua terceira edição está um quarteto de peso da raça Nelore: AgroZoller, Agropecuária RS, Nelore Kalunga e Agropecuária Arte Real.

O leilão será dividido em três etapas: elite, genética e produção. Começando com 30 lotes (16 dos promotores e 14 de convidados especiais) de animais de pista, doadoras provadas e prenhezes.

Uma das estrelas é Poetiza FIV Razo, simplesmente o protótipo da matriz funcional. Alia beleza racial, carcaça, equilíbrio e produtividade. Em uma única coleta produziu 35 oócitos viáveis. É filha da Matriz Modelo e barriga de ouro, Caneta FIV do Mura (recordista de preço do Leilão Londrina Fest 2017). Encerrou, recentemente, sua carreira de pista como Grande Campeã da Expoinel Paraná 2018.  A Agrozoller vai abrir mão de 50% desse destaque absoluto do plantel. Uma grande oportunidade para os criadores fazerem um excelente investimento!

Poetiza FIV Razo: um exemplo de matriz modelo funcional da raça Nelore

Outra doadora que chama a atenção é Basilica FIV AMOD, disponibilizada pela Agropecuária RS. Ela é neta da matriarca Itália IV TE J.Galera e está inseminada do Logan da Di Genio. Pedigree incontestável à venda.

Basilica FIV AMOD: genética escassa e valorizada da raça Nelore

O Nelore Kalunga também vem com força total e um dos lotes selecionados é Esfera 4 do Kalunga. 50% de umas das mais importantes fêmeas de pista do criatório serão colocados à disposição do mercado. Esfera é uma fêmea de beleza exuberante e carrega em suas veias a genética da Indonézia SJ.

Esfera 4 do Kalunga segue prenhe do reprodutor Landau da Di Genio

Mais um lote que promete ser disputadíssimo é Zandra 2 TE J.Galera, uma doadora comprovada, filha do Enlevo da Morungaba e da Maréa I TE J.Galera. Requisitada para vender prenhezes nos principais leilões do Brasil, Zandra 2 TE J.Galera tem uma produção de 24 oócitos e 13 embriões com média de 5,5 prenhezes por coleta. Será ofertada pela Agropecuária Arte Real e Agropecuária 2L.

Zandra 2 TE J.Galera é irmã da consagrada Melopéia TE Guadalupe

A etapa genética contará com 40 lotes das principais famílias do Nelore, incluindo jovens doadoras e bezerras de pedigree superior. Para finalizar, 150 fêmeas Nelore PO a campo serão ofertadas. “Assim como as duas primeiras edições superaram as nossas expectativas, acreditamos que a qualidade desse ano está ainda melhor e que teremos resultados muito animadores. Quem não estiver presente eu convido para acompanhar o nosso leilão pelo Canal Rural.  Será uma grande festa do Nelore na ExpoLondrina. A exposição está de parabéns. Seis raças bovinas estão sendo julgadas e o Nelore representa mais de 50% dos animais em pista” afirma Raphael Zoller, presidente da ANEL(Associação dos Neloristas do Paraná) e um dos anfitriões do remate.

O Leilão Londrina Fest será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, neste sábado, dia 14, a partir das 13h. Imperdível!

Por Paula Sant’Ana | Canal Rural