Freio Sapucaia

Classificatória de Sapucaia ao Freio de Ouro 2018

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Sapucaia recebe classificatória ao Freio de Ouro

Seletiva do Rio de Janeiro vai selecionar mais 16 conjuntos, oito machos e oito fêmeas para a grande final

Em busca de um lugar na grande final do Freio de Ouro deste ano os competidores da raça crioula têm mais uma oportunidade de garantir vaga durante a Classificatória de Sapucaia, no Rio de Janeiro, pela Região 8. A disputa acontecerá no Centro Hípico de Sapucaia entre os dias 5 e 8 de julho. A seletiva que vai selecionar mais 16 conjuntos (oito machos e oito fêmeas), para a grande final na Expointer, é organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e tem como técnico responsável Felipe Caccia Maciel, credenciado à entidade.

Será na terra dos cariocas que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em parceria com o Núcleo Vilson Charlat de Souza, receberá os ginetes e animais inscritos para as provas de Morfologia, Andadura, Figura, Esbarrada e Volta Sobre Patas, Mangueira, Campo e Bayard/Sarmento. Os 89 animais inscritos para esta etapa poderão entrar no Centro Hípico de Sapucaia na segunda-feira, dia 2 de julho, a partir das 8 horas.

“O gado já está apartado e tudo está preparado para receber a maior classificatória deste ciclo de 2018”, comenta André Machado, presidente do Núcleo e proprietário da Cabanha Don Diló, no Rio de Janeiro.

Mas para quem acha que as emoções acabam aí, não sabe o que está por vir! Uma presença ilustre estará presente na inauguração do Núcleo. Ele mesmo, que deu nome à entidade, Vilson Charlat de Souza, confirmou participação no evento! O ginete, o primeiro a vencer o Freio de Ouro, coleciona títulos nas provas mais importantes da raça crioula. Foram cinco Freios de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze no total.

Vilson Charlat de Souza – Foto: Divulgação/Blog do Freio de Ouro

“Minha história com o cavalo crioulo é com ele, que sempre foi uma referência como pessoa, ginete e família para todos envolvidos nesse meio. Ele é um exemplo de humildade, acima de tudo, e a sua conduta nos inspira dentro e fora de pista”, diz Machado.

E quem não conhece o momento mais famoso desse ginete vivido ao lado do rosilho Itaí Tupambaé, em 26 de maio de 1982, que garantiu o primeiro prêmio em uma das competições mais importantes da raça? As provas do Freio de Ouro eram algo extremamente novo naquela época, mas já emocionavam todos os apaixonados pela raça.  “Todo mundo queria ver o tão falado, mas pouco conhecido prêmio”, relata Vilson Charlat, em entrevista ao site da ABCCC.

Vilson Charlat com Itai Tupambaé, em 1982 – Foto: Agência RBS

O vitorioso Itaí, filho do maior reprodutor da história da raça, La Invernada Hornero, na égua Preciosa do Cinco Salsos, não ficou por muito tempo ao lado de seu ginete e de seu criador e proprietário, Oswaldo Pons. Com cerca de cinco anos, dois anos após marcar toda a história da raça crioula, Itaí morreu em decorrência de problemas alimentares.

Após o falecimento do garanhão, Vilson guardou o couro do animal – Foto: Blog Entre Mates e Guitarra

Já deu para perceber que essa classificatória terá muitas emoções!

Saiba como chegar

Para quem sai de São Paulo com destino a Sapucaia (RJ) pode percorrer a Rodovia Presidente Dutra (BR-116, também chamada de SP-60 no estado de São Paulo), entrar no km 258 em Volta Redonda, já no Rio de Janeiro, e seguir pela BR-393 até Além Paraíba (RJ).

Em seguida, entrar à direita na BR-116 e percorrer cerca de 22 quilômetros até o Centro Hípico de Sapucaia. Clique aqui e acesse o trajeto através do Google Maps. O percurso está disponível também no aplicativo Waze. A distância para quem partir do Aeroporto Internacional do Galeão é de aproximadamente 148 quilômetros.

Para saber mais informações sobre a localização, como chegar, dados para emissão do GTA e a estrutura oferecida no Centro Hípico Sapucaia, acesse neste link o material disponibilizado pela organização.

Confira a programação completa do evento:

5 de julho (quinta-feira)

7h30min – Início do Exame de Admissão – Cat. fêmeas e machos (por ordem de colete)

9h30min – Encerramento do Exame de Admissão

10 horas – Julgamento Morfológico (fêmeas)

14 horas – Julgamento Morfológico (machos)

6 de julho (sexta-feira)

8 horas – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (fêmeas)

13h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (machos)

7 de julho (sábado)

8 horas – Julgamento Prova de Mangueira (fêmeas e machos)

14 horas – Julgamento Prova de Campo (fêmeas e machos)

8 de julho (domingo)

9 horas – Fase Final (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)

12 horas – Encerramento e entrega de prêmios

Por Bianca Sandrine e ABCCC | Canal Rural