CR_01.09_M e 02.09_N

40º Mega Leilão Anual Carpa – 2ª Etapa

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Carpa realiza rodada dupla de leilão com a oferta de 4 mil animais

Criatório democratiza ao mercado seu rebanho com genética de pecuária seletiva e comercial

Uma mega história, merece um mega leilão! Um mega leilão merece a oferta de animais reconhecidos pela alta qualidade dos seus produtos. Merece um rebanho 100% Nelore com uma matriz genética que demonstre a essência da raça com vigor e fertilidade. E é exatamente isso que “O Mega dos Megas” vai ofertar nos dias 01 e 02 de setembro. Serão dois dias do Leilão Mega Carpa para comemorar as quarenta edições de uma mega história.

Na primeira rodada, com início às 9 horas, o remate do criador Eduardo Biagi, ofertará 800 novilhas comerciais prenhes, 200 touros Nelore PO e 3.000 bezerros de corte. E, como de costume, o Canal Rural estará presente transmitindo todo esse pregão que promete ser um sucesso. Direto do recinto de leilões da Fazenda Cibrapa, Eduardo Biagi promete vender lotes que unem as categorias da pecuária seletiva e comercial.

Fazenda Cibrapa – Foto: Carpa Serrana

Na edição “Carpa News” de agosto desse ano, Marcos Junqueira Cardoso, gerente de pecuária da Fazenda Cibrapa, ressalta que “a vacada de produção é servida na estação de monta sempre pelos touros melhoradores das gerações mais atuais do criatório e, portanto, recebe gradativamente a carga genética mais evoluída”. Sendo assim, “nunca afrouxamos a pressão de seleção na vacada, desde o início do projeto de criação comercial. Partimos de uma base genética muito forte que veio do gado de seleção e, por isso, nossa preocupação é aprimorar a habilidade materna e a precocidade sexual nos lotes comerciais, para ter eficiência com uma padrão de desmame homogêneo”, finaliza.

Foto: Rubens Ferreira

Vacada de produção, pressão de seleção, base genética consistente e preocupação em aprimorar a habilidade materna. Esses são os pilares da Carpa, um criatório que pode ser definido como a verdadeira referência em sustentabilidade.

Já no segundo dia de leilão, a Carpa ofertará em edição virtual do remate, o total de 200 fêmeas Nelore PO prenhes. Serão verdadeiras exemplares da raça Nelore aptas à reprodução. Uma verdadeira seleção de um rebanho que conta com uma tecnologia de ponta como ferramenta para a reprodução. Pioneira no uso da técnica de Inseminação Artificial (IA), no caso de identificação de fêmeas precoces, por exemplo, a Carpa analisa as características de espessura de gordura subcutânea em diversos pontos do corpo do animal. Assim, as fêmeas com maior cobertura de gordura têm trato reprodutivo mais desenvolvido em menor idade. Dessa maneira, contribuindo para a produção de hormônios e desenvolvimento do aparelho reprodutivo, já que a ovulação de uma fêmea depende da sua gordura em relação a massa corporal.

Em resumo, Eduardo Biagi separou lotes especiais de gado de produção e o melhor da safra comercial, tudo para democratizar para o mercado de terminação o que há de melhor na raça Nelore!

Foto: Pecuária em Foco

Sobre a Carpa Serrana

No total, já são 50 anos dedicados à seleção genética da raça Nelore. Eduardo Biagi já foi presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e em 1971 começou a escrever sua história na raça. Nesse ano, registrou as primeiras matrizes na entidade e no mesmo ano iniciou a Inseminação Artificial no plantel. Já em 1993, o criatório Carpa foi pioneiro em adotar o confinamento como sistema de terminação intensiva e em 1995 realizou o primeiro abate técnico com 100% animais da raça Nelore. No ano seguinte, outro abate comparou o desempenho dos animais castrados e inteiros. A avaliação dos resultados dos animais superprecoces do Grupo Carpa Serrana aconteceu em 1997, em outro abate técnico. Desde então, a fazenda tanto em Serrana, no interior de São Paulo, quanto em Barra do Garças, em Mato Grosso, desenvolve indivíduos no modelo que atende o mercado da pecuária.

Foto: Rubens Ferreira

Serviço

O Mega dos Megas – 1ª etapa

Data: 01/09/2019

Horário: 09:00 até 20:00

Local: Fazenda Cibrapa – Barra do Garças (MT)

Transmissão: Canal Rural

O Mega dos Megas – 2ª etapa

Data: 02/09/2019

Horário: 21:00 até 01:00

Local: Virtual

Transmissão: Canal Rural

Para mais informações, entre em contato com as leiloeiras responsáveis pelo remate, Programa Leilões e Central Leilões.

Por Bianca Sandrine | Canal Rural