24ª Edição Leilão Nova Era VRJO 2019

24ª Edição Leilão Nova Era VRJO 2019

Programa Leilões | Canal Rural
Fone: (43) 3373-7000

Abertura: 27/04/19 | 21:00

Encerramento: 28/04/19 | 1:00

Raça: Nelore

Frete: A CONSULTAR

Cinquentenário da VRJO será comemorado na ExpoZebu 2019

24º Leilão Nova Era VRJO abre a agenda de leilões do Canal Rural na maior exposição de raças zebuínas do mundo

Como já é tradição, o Leilão Nova Era VR JO24 anos dá a largada à maratona de leilões da ExpoZebu. Nesta edição comemorativa aos 100 anos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), o pecuarista José Olavo Borges Mendes e família vão apresentar um novo formato de vendas, como foco nos touros, doadoras e fêmeas jovens. Todos os animais, muito bem avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos – PMGZ/ABCZ.

Até a edição anterior, o remate também disponibilizava prenhezes. Esse foi o primeiro leilão de embrião da ExpoZebu e o segundo do país. Mas, dessa vez, o foco principal é o ciclo curto de produção.

“Decidimos ampliar a comercialização de reprodutores e vamos ofertar os melhores touros produzidos na safra de 2017, aptos ao PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) e com potencial para serem touros de repasse ou de central. Inclusive, nos últimos 2 anos, tivemos reprodutores negociados no nosso leilão que, posteriormente, foram contratados por centrais de inseminação. O mercado carece de animais capazes de produzir mais em menos tempo e o nosso objetivo sempre foi contribuir para o progresso da pecuária nacional. Além dos machos, selecionamos fêmeas jovens com certificado de superioridade genética da ABCZ e doadoras irmãs ou mães de touros melhoradores. Essa é a grande vitrine mundial do zebu e nós faz questão de estar à altura desse importante evento”, de acordo com José Olavo Borges Mendes Júnior.

Entre as estrelas do evento, estão duas filhas do Nobre TE da Primavera, lendário reprodutor da VRJO.

Uma dessas doadoras com produção comprovada, retirada do topo da cabeceira do plantel, tem nome de flor: Orquídea FIV da VR JO! Uma irmã própria do touro de central Modelo FIV da VRJO, segundo maior distribuidor de sêmen no PNAT. Orquídea, teve sua primeira prenhez aos 14 meses e hoje segue parida do Jabriel FIV de Naviraí. Animal DECA 1. Ou seja, está entre as 10% melhores no PMGZ.

Orquídea FIV da VRJO é filha do Nobre da Primavera: genética Nelore PO de altíssimo valor

A mudança de perfil do leilão vai de encontro à filosofia de trabalho da VRJO, que está completando 50 anos de seleção e aperfeiçoamento da raça Nelore!  Com propriedades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre, esse é um criatório familiar, de vanguarda e com raízes na centenária marca VR, de Vicente Rodrigues da Cunha e Torres Homem Rodrigues da Cunha, um dos baluartes da importação de gado zebu da Índia em 1962.

Já o anfitrião José Olavo Borges Mendes é uma das grandes lideranças do setor agropecuário. Foi presidente da ABCZ por três mandatos e é bisneto do pecuarista Elieser Mendes dos Santos, um dos fundadores da SRTM – Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, que décadas depois se transformou em ABCZ  – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, que está completando 100 anos!

Já deu para perceber que histórias sobre essa família não faltam… 

Programem-se para acompanhar o 24º Leilão Nova Era VR JO, que será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, direto do Tartesal Rubico Carvalho, no dia 27 de abril, a partir das 21h.

Contamos com a sua audiência!

Por Paula Sant’Ana | Canal Rural