CR_03.05_N_640x480

10º Leilão Caminho da Índia

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Leilão Caminho da Índia ofertará lotes de raças leiteiras

Gir Leiteiro e Girolando de quatro fazendas estarão no remate

Em 1906 o gado Gir Leiteiro foi importado da Índia e desde então se adaptou perfeitamente às condições climáticas do Brasil. Hoje, a raça é uma das que mais contribuem para a pecuária de leite nacional, composta por mais de 21 milhões de vacas em ordenha, que produzem 35 bilhões de litros de leite por ano.

Comprovando a alta produtividade do Gir Leiteiro, Maria Tereza Lemos C.Calil (Fazenda Paraíso), Miller Cresta (Fazenda Ribeirão Grande), Paulo Ricardo Maximiano (Fazenda Córrego Branco) e Plauto e Michaela Demétrio (Sítio Rio Negro), lideram o próximo Leilão Caminho da Índia, marcado para acontecer no dia 3 de maio, às 21 horas, durante a ExpoZebu, em Uberaba (MG). O remate acontecerá no Tattersal Rubico de Carvalho e terá transmissão exclusiva pelo Canal Rural.

Serão 28 lotes que mostrarão toda a qualidade e genética dos quatro promotores do leilão. O lote 2, Helga FIV Tol, de produção da Fazenda Paraíso, é o grande destaque! A fêmea é a atual Recordista Mundial de Produção da Raça, Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta, que produziu média de 78,37 Kg de leite durante o Concurso Leiteiro da 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, Expogil/2017.

Helga FIV Tol – Foto: Divulgação

A produção do lote 14, do Sítio Rio Negro, é outro destaque do leilão! Reyna FIV de Brasília é a última filha da Soja Brasília! A fêmea é A2A2 e tem em sua linha paterna o grande C.A. Sansão

Reyna FIV de Brasília – Foto: Divulgação

Considerado o principal leilão de Gir Leiteiro da ExpoZebu, Plauto Demetrio fala das suas expectativas para essa grande noite: “Ano passado batemos a marca de um milhão e 300 mil, em 2018 queremos bater esse número e chegar no recorde”, afirma o pecuarista. 

Conheça a seguir a história de cada fazenda:

Fazenda Paraíso – Maria Tereza Lemos

Pertencente a tradicional Família Lemos, de Franca (SP), famosos criadores de Gir, Maria Tereza segue firme preservando a tradição girista da família e conquistando espaço em uma atividade até então exclusiva dos homens. Os principais personagens da família são Nilo Lemos, já falecido, e Hélio Lemos, que vive em Goiânia (GO). Falar de Nilo Lemos é falar de Gaiolão e de Triunfo, touro que fez fama no Estado de São Paulo e que foi adquirido no ano de 1946 por Júlio Batista Costa Filho e Nilo Jacinto Lemos, em Franca. Triunfo é filho de Guilherme II,  filho de Gaiolão Importado na vaca Fortuna.

Além de criar, Maria Tereza também coloca seus principais produtos no mercado, participando ativamente dos principais leilões de elite do país e vendendo seus animais com bons preços, acima da média.

Maria Tereza Lemos – Foto: Divulgação

Fazenda Ribeirão Grande – Miller Cresta

Especializada em melhoramento genético das raças Gir Leiteiro e Girolando, a Fazenda Ribeirão Grande iniciou seu plantel há 20 anos e possui em sua base grandes doadoras e campeãs nacionais. Com fé, dedicação e talento, Miller Cresta utiliza as técnicas de Transferência de Embriões (TE) e Fertilização In Vitro (FIV), usando embriões de vacas consagradas de grandes fazendas e da sua própria criação.

Miller Cresta – Foto: Divulgação

Fazenda Córrego Branco – Paulo Ricardo Maximiano

A propriedade de Paulo Ricardo Maximiano está localizada em Capetinga, na microrregião de Passos (MG). Ao todo, são 550 hectares, dos quais 150 pertencem à área de preservação permanente (APP), com árvores centenárias, diversas nascentes e mais de 8 km de rios que atravessam a fazenda.

São 255 hectares destinados à criação de Girolando e Gir Leiteiro, com produção de leite de 10 mil litros por dia. Há 17 anos, a Fazenda Córrego Branco atua no melhoramento genético dessas raças e escreveu uma história marcada pela dedicação, pelo aperfeiçoamento e constante investimento em tecnologia. Todo esse valioso material genético será oferecido a outros produtores de leite por meio do Leilão Caminho da Índia.

Sede da Fazenda Córrego Branco – Foto: Divulgação

Sítio Rio Negro – Plauto e Michaela Demétrio

A propriedade do casal fica no município de Guaramiranga, situada a cem quilômetros de Fortaleza, no Ceará. Lá são produzido atualmente leite, queijos coalho, queijo minas frescal, coalhada, ricota, nata de queijo, doce de leite, frutas desidratadas, ovinos para corte e flores.

Toda a produção é 100% natural, com respeito pela natureza. Todo o gado do Sítio Rio Negro é zebuíno, da raça Gir Leiteiro, escolhido pela rusticidade necessária para aguentar o sol cearense, pela qualidade do leite produzido e pelo carinho que os proprietários possuem pela raça.

Plauto e Michaela Demétrio – Foto: Divulgação

Por Bianca Sandrine | Canal Rural