Jovem conjunto faz história e conquista o Freio de Europa: primeiro Cavalo Crioulo nascido e treinado na Itália é campeão
La Matilde Vittorioso garante título inédito para a Itália no Freio de Europa, marcando um novo capítulo na expansão internacional
O coração crioulista bateu mais forte no velho continente! Após três dias de intensa programação com Mostra Morfológica, Gira Técnica e Clínica sobre o Cavalo Crioulo, o garanhão La Matilde Vittorioso consagrou-se campeão do Freio de Europa 2025, realizado em Cremona, na Itália.
O feito é histórico: foi a primeira vitória de um Cavalo Crioulo nascido, criado, domado e preparado na Itália, sob a responsabilidade do expositor Vittorio Rabboni, da comuna de Scandiano, na Lombardia.
“Ele tem muito coração. Quando o vi pela primeira vez, virou o meu mimoso”, contou o ginete Tiago Wessler de Arruda, que também levou o título de melhor ginete da competição.
Foto: Fagner Almeida
Freio de Europa reúne criadores e exemplares de seis países
A quarta edição do Freio de Europa contou com 14 conjuntos competindo — seis fêmeas e oito machos — em uma realização conjunta entre a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Itália (NCCC Itália).
O evento aconteceu na Cremona Fiera, também sede do Futurity Europeu da NRHA (National Reining Horse Association), que movimentou cerca de 900 animais de diferentes raças, incluindo Crioulos da França, Alemanha, Itália, Brasil, Argentina e Uruguai.
Expansão do Cavalo Crioulo na Europa
Segundo André Luiz Narciso Rosa, vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas da ABCCC, o evento representa um passo importante na internacionalização da raça:
“É extremamente importante esse movimento na Europa. Estive aqui pela primeira vez em 2022 e é impressionante ver o apego à cultura crioula e a evolução dos criadores e animais. Cremona realmente respira cavalo nesse período”, destacou.
Premiações e destaques da Mostra Morfológica
Na etapa morfológica, o título de Grande Campeão Macho ficou com VR Redomon Artesano 60, também da Cabanha La Matilde, de propriedade de Vittorio Rabboni. O exemplar zaino, de origem uruguaia, foi apresentado por Rafael Macedo, cabanheiro que vive na Itália há cerca de dez meses.
“Ele vinha sendo utilizado para montaria e reprodução. Há cerca de 30 dias, começamos um trabalho mais focado para mostrar o potencial dele”, contou Macedo.
Entre as fêmeas, a Grande Campeã foi Jalapeña de Baviera, de pelagem lobuna, exposta por Giuseppe Bonacina, das Cabanhas La Alegra e El Tradicional.
Ao todo, 32 exemplares foram avaliados na mostra.
Projeto “Em Busca do Cavalo Crioulo” fortalece presença internacional
O Freio de Europa integra o projeto “Em Busca do Cavalo Crioulo”, idealizado pelo fotógrafo Fagner Almeida. Nesta edição, a equipe brasileira contou também com o ginete Iuri Barbosa, finalista do Freio de Ouro 2025, e com o inspetor técnico da ABCCC, Tiago José Mallmann.
Durante a viagem, o grupo visitou diversos criatórios italianos, realizando registros oficiais de animais e coleta de material genético para o banco da raça, reforçando o compromisso da ABCCC com o crescimento do Cavalo Crioulo na Europa.
Mayara Neves | Canal Rural





