Ir para o conteúdo

JBS ingressa no mercado de fertilizantes e inicia produção em fábrica no interior de São Paulo

A Campo Forte Fertilizantes produzirá produtos orgânicos, organominerais e especiais com alta tecnologia e práticas sustentáveis

A JBS, líder global em alimentos à base de proteína, deu início a sua produção 100% nacional de fertilizantes, marcando a entrada da JBS Novos Negócios neste novo segmento. Localizada em Guaiçara, no interior de São Paulo, a Campo Forte Fertilizantes terá capacidade para fabricar 150 mil toneladas por ano de produtos. A iniciativa amplia a atuação da JBS na economia circular, em linha com o compromisso Net Zero 2040 da Companhia, e é resultado de um estudo iniciado em 2016 para identificar como fazer o melhor aproveitamento de resíduos das operações. A instalação demandou R$ 134 milhões em investimento.

Com esse investimento, a JBS passará a atuar no mercado de insumos agrícolas e se tornará a primeira produtora brasileira de alimentos a utilizar resíduos gerados nas operações da Companhia para fabricação de fertilizantes. “Essa inauguração reforça o propósito sustentável da JBS e é mais uma iniciativa de economia circular do Grupo, que dará um destino correto aos resíduos de suas operações, gerando um produto com valor agregado, a partir de um processo industrial altamente tecnológico e sustentável”, comenta Susana Carvalho, diretora Executiva na JBS Novos Negócios.

 

Susana Carvalho, diretora Executiva na JBS Novos Negócios

A Campo Forte produzirá uma linha completa de fertilizantes orgânicos, organominerais e especiais, a partir do aproveitamento de resíduos orgânicos e matérias-primas minerais, resultados de um alto investimento em inovação. A operação atenderá tanto empresas (B2B) como os consumidores finais (B2C), com uma proposta de venda consultiva e técnica, apoiada por análises laboratoriais e suporte na tomada de decisão de compra.

Ao produtor agropecuário, a Campo Forte entregará uma linha de fertilizantes que promove aumento de produtividade, potencializa os nutrientes e reduz perdas, com menor impacto ao meio ambiente. Inicialmente, a empresa irá priorizar os esforços de venda para as culturas da soja, milho, café, cana de açúcar, hortofrutícolas, além de pastagens e florestas. Os fertilizantes orgânicos poderão ser aplicados na agricultura orgânica.

Com a Campo Forte, a JBS irá ingressar em um mercado com potencial de crescimento e com oportunidade de ampliação da participação da produção nacional. “Hoje, 87% do volume de fertilizantes consumidos no Brasil são provenientes de importação. Isso traz uma grande oportunidade para expansão da empresa”, conta Susana.

O novo negócio está alinhado ao compromisso Net Zero 2040 da JBS de zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, considerando toda a sua cadeia de valor. Isso porque os fertilizantes produzidos pela Campo Forte têm a premissa da economia circular. Ao usar como matéria-prima 25% do resíduo orgânico gerado pelas operações da JBS, a nova empresa garante uma destinação correta e um menor impacto ambiental para esses insumos.

Sobre a JBS

A JBS é líder global em produção de alimentos à base de proteína. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 250 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é a maior empregadora do país, com mais de 145 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, e assumiu em março de 2021 o compromisso de se tornar Net Zero até 2040. Isso significa que a JBS vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando toda a residual. A JBS foi a primeira empresa global do setor de proteína a estabelecer esse compromisso, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

 Fonte: Comunicação JBS

20 Ago. 12h00
8º Leilão Genética Aditiva – Expogenética 2025

Uberaba (MG)

8º Leilão Genética Aditiva – Expogenética 2025

Canal do Criador | Lance Rural

20 Ago. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

20 Ago. 18h15
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

20 Ago. 19h00
Live Especial Agro Mata Velha – Expogenética
20 Ago. 19h15
2° Leilão Sindi Camparino & Amigos

Uberaba (MG)

2° Leilão Sindi Camparino & Amigos

Canal do Criador | Lance Rural

20 Ago. 20h04
Leilão Reserva Expogenética Santa Nice

Uberaba (MG)

Leilão Reserva Expogenética Santa Nice

Canal Rural | Lance Rural

21 Ago. 11h00
Leilão Nelore Paranã Expogenética

Uberaba (MG)

Leilão Nelore Paranã Expogenética

Canal do Criador | Canal Rural | Lance Rural

21 Ago. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural

21 Ago. 14h00
Leilão 2025 São Xavier

Tupanciretã (RS)

Leilão 2025 São Xavier

Lance Rural

21 Ago. 19h45
Lance na TV

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

21 Ago. 20h00
Leilão Virtual Cabanha Estância e Convidados

Porto Alegre (RS)

Leilão Virtual Cabanha Estância e Convidados

Lance Rural

21 Ago. 20h04
Leilão Baby de Prova

Uberaba (MG)

Leilão Baby de Prova

Canal Rural | Lance Rural