Ir para o conteúdo

Japão financiará recuperação de pastagens brasileiras com juros inferiores a 5%, diz Fávaro

Invasão de terras e combate ao protecionismo também foram temas lembrados durante a abertura da ExpoZebu

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro, disse no sábado (27), durante a abertura oficial da 89ª ExpoZubu, em Uberaba, Minas Gerais, que na próxima quinta-feira (2 de abril), será assinado o convênio entre o Brasil e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica) para o Plano de Recuperação de Pastagens.

“Serão transferências de recursos com juros muito atrativos, abaixo de 5% ao ano para a conversão de pastagens, para melhorias e investimentos”.

Em seu discurso, Fávaro ressaltou que o Brasil se tornou líder na exportação de carne bovina porque, independentemente de partido e de ideologia, todos trabalharam e concordaram em trazer protagonismo à agropecuária brasileira no mundo.

“Nesses 15 meses de governo, abrimos 109 novos mercados à agropecuaria brasileira. São 50 países que não tínhamos nenhuma relação comercial e agora temos”.

Invasão de terras

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, entidade realizadora da ExpoZebu, exaltou na abertura do evento a necessidade do Brasil se proteger dos interesses comerciais e protecionistas de outros países, principalmente os da União Europeia.

“Além disso, precisamos ter a garantia de produzir com a segurança de que nossas propriedades não serão invadidas”, exaltou.

Nesta linha, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, destacou que, até o momento, 48 propriedades foram invadidas ao longo do mês, no movimento chamado Abril Vermelho.

“Precisamos combater este problema não com violência, mas com inteligência. Atualmente existem 17 projetos de lei em tramitação que vão transformar o Abril Vermelho em Abril Verde e Amarelo”, contou.

Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fez questão de reforçar que o seu estado tem tolerância zero contra qualquer iniciativa de invasão de terras produtivas.

Também presente na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reforçou que em seu mandato à frente da Casa ele trará à tona dois assuntos que o Brasil faz questão de não enxergar: o desmatamento ilegal e a exploração ilegal de minério.

“Sabemos que esses problemas existem, mas fechamos os olhos, e quem paga a conta lá fora [pela má fama de não preservar a natureza] é o produtor rural indevidamente”.

A ExpoZebu, considerada a maior feira de raças zebuínas do mundo, se estende até o dia 5 de maio. A expectativa é que, neste período, mais de 400 mil pessoas passem pelo local e que sejam movimentados mais de R$ 300 milhões em negócios.

17 Out. 19h00
Live – Apresentação de Animais – Mega Base EAO
17 Out. 20h00
Leilão Joias da Expoinel 2025

Uberaba (MG)

Leilão Joias da Expoinel 2025

Canal do Criador | Lance Rural

17 Out. 20h00
24º Remate Marcas de Raça

Dom Pedrito (RS)

24º Remate Marcas de Raça

Lance Rural

18 Out. 09h00
Programa Charrua Rural

Uruguaiana (RS)

Programa Charrua Rural

Lance Rural

18 Out. 12h00
4º Leilão Santa Nazaré e Varrela

Maceió (AL)

4º Leilão Santa Nazaré e Varrela

Lance Rural

18 Out. 12h00
Leilão Touros que Geram Lucro Katispera

Londrina (PR)

Leilão Touros que Geram Lucro Katispera

Canal do Criador | Lance Rural

18 Out. 13h00
Mega Leilão Agro Mata Velha

Uberaba (MG)

Mega Leilão Agro Mata Velha

Canal Rural | Lance Rural

18 Out. 19h00
2º Leilão de Bovinos Bela Aliança

Campo Alegre (SC)

2º Leilão de Bovinos Bela Aliança

Lance Rural

19 Out. 09h00
Leilão Mega Base EAO – Reprodutores

Londrina (PR)

Leilão Mega Base EAO – Reprodutores

Canal Rural | Lance Rural

19 Out. 09h00
20º Leilão de Touros Nelore OL

Londrina (PR)

20º Leilão de Touros Nelore OL

Canal do Criador | Lance Rural

19 Out. 19h00
2º Leilão Virtual Genética de Campeões – Agroottoni
20 Out. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural