Ginetes mantêm ritmos de treino para retorno de ciclo do cavalo crioulo

Com mudanças e cuidados redobrados, rotina nos Centros de Treinamento continuam na preparação dos cavalos para as provas e exposições

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

A diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) vem discutindo constantemente em reuniões virtuais as alternativas e caminhos para os eventos do cavalo crioulo. E, além disso, os ciclos de provas e exposições assim que houver condições após a situação de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19). Entretanto, no campo, ginetes, treinadores e proprietários vêm mantendo os trabalhos de treinamentos para deixar os animais preparados para o retorno.

Segundo o ginete Zeca Macedo, a rotina de seu Centro de Treinamento foi em parte alterada. Ou seja, com a liberação para que os profissionais que não residem no local possam ficar em casa e retornar após as autoridades darem a segurança para a retomada da circulação. “Estamos com uma equipe reduzida, sem demitir ninguém, mas o pessoal que não mora aqui foi para casa para evitar que a pandemia se propague na nossa região”, explica.

Melhor preparo do cavalo crioulo

De acordo com ele, um ponto observado, é que o tempo maior acabou dando mais prazo para um melhor preparo dos animais sem a correria do dia a dia. “O destino acabou nos dando este tempo que é necessário para todo cavalo crioulo. Acredito que quando voltar o ciclo estaremos mais preparados, com um espírito melhor”, ressalta. O ginete acrescenta também que a própria administração do negócio foi modificada. “Estamos trabalhando com muito mais atenção em cada cavalo individualmente e fazendo um trabalho muito grande com os proprietários, inclusive com maior atenção”, afirma.

Macedo, que também é o coordenador da Comissão de Ginetes da ABCCC, salienta o diálogo conjunto com a diretoria para que mantenham os profissionais assistidos e informados sobre o andamento das decisões da casa. “Temos procurado manter a comunicação entre todos os profissionais, tranquilizando que o ciclo vai ser retomado, para manter os treinadores motivados. Tudo que chega de decisão da diretoria para a nossa comissão passamos para os ginetes para manter uma transparência e união”, destaca.

Por Nestor Tipa Júnior | AgroEffective, com edição de Bianca Sandrine | Lance Rural

Próximos Leilões

19 SET 08h30

Vila Velha (ES)

Grande Campeonato Expoinel 2020

Canal do Criador | Lance Rural

19 SET 13h00

Londrina (PR)

Leilão Premium EAO Virtual

Canal Rural | Lance Rural

19 SET 15h00
19 SET 15h30

Lavras do Sul (RS)

8º Rematão Conjunto de Gado Geral

Lance Rural

19 SET 16h00

Terra Roxa D'Oeste (PR)

Leilão Virtual Velocidade Haras Mantovani

Lance Rural

19 SET 19h00

Lages (SC)

13º Leilão Virtual VP

Lance Rural

20 SET 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros Melhoradores Nelore OL

Canal Rural | Lance Rural

20 SET 20h30

Campo Grande (MS)

Leilão Leiloboi Virtual de Corte

Canal do Criador | Lance Rural