Genética centenária em oferta no 22º Leilão VR Tocantins

Animais geneticamente superiores para melhorar a eficiência produtiva dos plantéis serão disponibilizados

Animais geneticamente superiores para melhorar a eficiência produtiva dos plantéis serão disponibilizados

103 anos de seleção. A marca VR, fundada por Vicente Rodrigues da Cunha, é um dos nomes mais conhecidos e consagrados da pecuária nacional. Na década de 60, sob o comando de Torres Homem Rodrigues da Cunha, o criatório que nasceu no Triângulo Mineiro, foi um dos responsáveis pela importação histórica de Nelore da Índia.
Ao longo dos anos, vieram muitas outras conquistas como o Hexa Campeonato do Ranking Nacional da ACNB como melhor expositor da raça Nelore.
Disseminada por todo o país, hoje, a genética VR continua sendo preservada e multiplicada. O criador José Carlos Prata Cunha é o titular da grife VRJC. Com propriedades em Valparaíso (SP), Tangará da Serra (MT) e Muricilândia (TO), ele leva adiante o trabalho iniciado pelo avô e investe no constante melhoramento genético do rebanho. Há 13 anos, José Carlos Prata Cunha também é um dos integrantes do Nelore JOP, que liderou um novo ciclo de importações da Índia, em prol do refrescamento de sangue do rebanho brasileiro.

No próximo dia 25 de março, a partir das 13h30, o 22º Leilão VR Tocantins, no Parque de Exposições de Araguaína, será uma mostra do padrão de qualidade dos reprodutores e matrizes VRJC.
Em oferta, 120 reprodutores Nelore PO adaptados a pasto, com altas DEP’s e 4 fêmeas. A bateria de machos inclui destaques como Racista FIV Araputanga VR, garrote que tem a melhor avaliação genética do leilão no PMGZ. É TOP 0,1% para peso a desmama e trás a combinação genética do REM USP em vaca Jarina da Zebulândia VR. Outro touro que promete ser muito disputado é Rotã FIV Araputanga VR, macho de 19 meses e 600 quilos de peso com criação a pasto. Rotã impressiona pela qualidade da carcaça e é TOP 1% no iABCZ. O lote 3 é mais uma atração: Punho FIV Araputanga VR, filho do Jhelun da Colonial com Arieta FIV Araputanga.

Punho FIV Araputanga VR: garrote de 27 meses, com quase 900 quilos e 39 cm de CE (circunferência escrotal)

Dos 120 touros à venda, 11 pertencem a VRLU (Fazenda Araçatuba) e 12 são de propriedade do Nelore Machadinho.
Desde 1995 o Leilão VR Tocantins é realizado em Araguaína e a clientela fidelizada é o principal termômetro da excelência dos animais. “ Nós temos uma clientela que já conhece o padrão de qualidade dos reprodutores VR e, anualmente, prestigia o leilão. Criadores do Tocantins, Pará e Maranhão são os principais compradores. A nossa maior satisfação é acompanhar o resultado desses animais em outros criatórios e ver que estão contribuindo para encurtar o ciclo de produção e melhorar a rentabilidade dos pecuaristas”, afirma Fernanda Prata Cunha, da marca VRJC.
Entre as fêmeas do 22º Leilão VR Tocantins, uma das estrelas é Rhianna FIV Araputanga VR. Novilha de 15 meses, filha do Basco SM com uma irmã-própria da recordista de preço Izabella FIV Fort VR, Reservada Grande Campeã da Expozebu 2011.

O 22º Leilão VR Tocantins é chancelado pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e, pela primeira vez, será transmitido ao vivo pelo Canal Rural. Contamos com a sua audiência!

Conheça um pouco mais sobre o perfil de cada propriedade da marca VRJC:

*Fazenda Fortaleza está localizada em Valparaíso (SP) e é berço de consagradas doadoras e reprodutores, como Pinah Fort VR, Izabella FIV Fort VR, Asteca Fort VR, Vermut Fort VR, Delen Fort VR e Garoto Fort VR.

*Fazenda Araputanga, em Tangará da Serra (MT), é o polo de reproducão de gado de corte, com animais 100% adaptados a pastagem, pesados, bem conformados e com beleza racial. A seleção de Nelore PO dessa propriedade começou a se intensificar em 2011, com a criação do Programa VR Provado. O programa utiliza a base genética da Fazenda Fortaleza, onde as matrizes de maior produtividade do rebanho são acasaladas com reprodutores líderes de Sumários. As aspirações são realizadas na Fazenda Fortaleza (SP) e os embriões são transferidos na Fazenda Araputanga (MT).
A genética da nova importação da Índia, oriunda do Nelore JOP, também vem sendo incorporada no rebanho.

*Fazenda Triângulo, em Muricilândia (TO), é a propriedade onde são realizadas as fases de recria e engorda. A localização estratégica favorece a venda dos touros produzidos pelas Fazendas Fortaleza e Araputanga nesta região.

Por Paula Sant’Ana | Canal Rural

 

Próximos Leilões

18 AGO 19h00

Porto Alegre (RS)

Remate Gado de Corte

Lance Rural

18 AGO 19h00
18 AGO 20h30

Uberaba (MG)

Leilão Virtual Top Tulipa Nelore P.O

Canal Rural | Lance Rural

19 AGO 14h00

Cruz Alta (RS)

Remate de Gado Geral Cambará

Lance Rural

19 AGO 20h30

Uberaba (MG)

Leilão Rancho Boi Bravo Expogenética & Convidados Especiais

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

19 AGO 21h00

Trindad (BO)

Mega Toros Beni

Lance Rural

20 AGO 07h00

Palmas (TO)

Programa Clube do Agro

Lance Rural

20 AGO 09h00

Uruguaiana (RS)

Programa Agro Fronteira

Lance Rural