Estiagem no MS faz estado decretar emergência e produtor deve acionar o Proagro

Produtividade prevista para a safra de soja 2021/2022, caiu de 56,38 para 53,69 sacas por hectares

Levantamento feito pela Aprosoja-MS, Semagro e Famasul, divulgado hoje, mostra que a estiagem no estado do Mato Grosso do Sul retraiu cerca de 4,77% na produtividade prevista para a safra de soja de 2021/2022, caindo de 56,38 para 53,69 sacas por hectares.  A expectativa, que era de 12,773 milhões de toneladas, agora está em 12,164 milhões.

Para ajudar e apoiar os produtores que foram prejudicados com este cenário, o governador Reinaldo Azambuja decretou a situação de emergência em todo estado devido a estiagem. Esta ferramenta permite que o produtor acione o seguro agrícola, o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) e busque prorrogar as parcelas dos financiamentos.

“Desde o mês de dezembro, estamos monitorando a questão da estiagem e seca prolongada em Mato Grosso do Sul. Estamos com volume de chuvas muito pequenas, que trazem grandes problemas em todo Estado, por isso decretamos a situação de emergência nos 79 municípios”, afirmou o governador.

O titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck, destacou que a estiagem teve relação direta nos números da safra. “Pela produtividade média que era de 58 sacas por hectares, a nossa estimativa inicial era chegar nos 12,77 milhões de toneladas, mas ao longo deste processo, tivemos o problema de crise hídrica muito forte em dezembro, principalmente no Conesul, de Dourados, Ponta Porã até Mundo Novo, que foram as áreas mais afetadas”, afirmou o titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck.

Na comparação com a produtividade da safra 2020/2021 houve uma retração de 14,56%, passando de 62,84 sacas por hectares para 53,69. Neste cenário a produção caiu 8,58%, passando de 13,306 milhões de toneladas para 12,164 milhões.

“Já houve essa perda efetiva consolidada, agora vamos monitorar e verificar como isto vai ocorrer nos próximos meses. Já se iniciou a colheita da soja em algumas áreas e depois segue o plantio do milho. Além da perda na economia, temos que lembrar que muitos produtores fizeram contrato e vendas antecipadas junto ao mercado”, ponderou Verruck.

O secretário, no entanto, destacou que ao menos a área plantada de soja foi a recorde neste ano, tendo um aumento de 7% comparada a safra do ano passado, passando de 3,529 milhões de hectares para 3,776 milhões (hectares). “Trata-se de uma estratégia que o governo desenvolveu de recuperação de áreas, para novas áreas para produção de soja”, explicou.

Decreto de emergência

O decreto de situação de emergência em função da estiagem vai ajudar diversos setores da produção do Estado, desde o cultivo de soja, assim como agricultura familiar, pastagens e outros setores atingidos. Além do seguro agrícola, outro ponto importante é o governo federal reconhecer a situação no Estado.

“Precisamos que a União reconheça este decreto estadual ou faça um reconhecimento federal, para que se possa prorrogar parcelas de seus financiamentos aos produtores. No próximo dia 13 (janeiro) estarei com a ministra Tereza Cristina visitando algumas áreas afetadas em Ponta Porã”, revelou o secretário.

No levantamento em relação a produção de soja, as regiões do Estado mais afetadas devido a estiagem foram Sudeste e Sul-Fronteira, em cidades como Mundo Novo, Jateí, Japorã, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Nova Andradina, Batayporã, Itaquiraí, Eldorado, Ivinhema, Tacuru, Paranhos e Sete Quedas.

Fonte: Governo do MS

Próximos Leilões

22 JAN 13h00

Londrina (PR)

57° Leilão De Sêmen Apoio Genética

Canal Rural | Lance Rural

22 JAN 15h30

Lavras do Sul (RS)

Rematão Conjunto De Gado Geral

Lance Rural

22 JAN 19h00

Livramento (RS)

Leilão 20º Mercotexel

Lance Rural

23 JAN 09h00

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Abertura de Temporada – Vale do Araguaia

Canal Rural | Lance Rural

23 JAN 13h00
23 JAN 20h00

Rio Grande (RS)

Remate Virtual Sol y Mar

Canal do Criador | Lance Rural

24 JAN 17h00
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

24 JAN 20h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Sta Leontina e Retiro

Canal do Criador | Lance Rural