Esportes equestres contam agora com ajuda dos deputados

Projeto de lei que autoriza a realização dos esportes passará pela Câmara

Projeto de lei que autoriza a realização dos esportes passará pela Câmara

Após a aprovação no Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016), que libera a prática da vaquejada e demais modalidades esportivas que utilizam animais, o futuro dos esportes equestres está na mão dos deputados. Pensando nisto, representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), e Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), continuam em Brasília nesta quarta-feira, dia 15.

A emenda foi aprovada com 55 votos favoráveis em um quorum de 67 senadores

O projeto de lei que passa agora para a aprovação na Câmara dos Deputados ainda não tem relator. O senador Otto Alencar, autor da proposta no senado, também se propôs a continuar na causa.

Alencar disse que vai trabalhar com os deputados e conta com o apoio principal da bancada dos representantes do Norte e Nordeste, que no momento da votação nesta terça-feira (14) foram a grande maioria dos votos favoráveis.

“Espero que a Câmara analise com a mesma rapidez que conseguimos no Senado”, expressou o senador que, destacou ainda a vaquejada como a principal causa.

“A vaquejada expandiu-se por todo Brasil e hoje tem uma cadeia produtiva que deve gerar empregos diretos e indiretos, de 1 milhão de trabalhadores”.

Outro projeto na Câmara dos Deputados, parecida com a lei (13.364/2016) aprovada ano passado, que reconhece a vaquejada como manifestação cultural, segue em tramitação especial desde outubro de 2016. Desta vez, o autor é o deputado João Fernando Coutinho (270/2016).

Da esquerda para a direita, o superintendente da ABQM, Daniel Costardi; o senador Otto Alencar (autor do projeto) e o advogado da ABQM, Roberto Baungartner

Entenda quais serão os próximos passos

Após receber a aprovação do Senado Federal a PEC 50/2016 que libera a prática dos esportes equestres que utiliza animais no Brasil, passará pela Comissão da Constituição de Justiça. Em seguida encaminhada para a tramitação da Câmara dos Deputados.  Na votação dos deputados serão necessários 308 votos favoráveis.  Caso aprovado, o projeto ainda passa pelo Plenário.

Se aprovado a vaquejada e os demais esportes equestres viram artigo na Constituição.

Por: Bárbara Siviero | Canal Rural 

Próximos Leilões

28 MAR 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

28 MAR 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Noticias Bolívia

Canal Rural Bolívia | Lance Rural

28 MAR 20h04

Londrina (PR)

Leilão Mega Genética Naviraí Reprodutores – 3ª Etapa

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

29 MAR 13h00

Londrina (PR)

Leilão Pilares da Pecuária – Agro Betel e Nelore Bank

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

29 MAR 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias Bolívia

Canal Rural Bolívia | Lance Rural

30 MAR 08h00

Palmas (TO)

Programa Live Agro

Lance Rural

30 MAR 09h00

Uruguaiana (RS)

Programa Agro Fronteira

Lance Rural

30 MAR 12h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Liquidação Total Nelore PO – Serra do Piloto

Canal do Criador | Lance Rural